Como começar?

Como começar?

  • Comments 1

Pessoal,

Estamos vendo que inovações na tecnologia acontecem quase todos os dias. E quando falamos sobre o posto de vista de um desenvolvedor de software, abre-se um “mundo” de oportunidades para atender essas demandas do mercado. Uma demanda por profissionais cada vez mais qualificados e antenados nestas inovações.

Mas uma dúvida que paira para nós profissionais de informática é: como manter-se atualizado e capacitado nas diversas tecnologias?

Meu objetivo com este post é passar algumas dicas de como você inicia e se mantém na carreira de desenvolvedor de software com a plataforma Microsoft.

 

menino_estudando

Como começar?


Antes, vamos entender quais são as oportunidades com desenvolvimento de software utilizando a plataforma Microsoft. Existem várias áreas para atuação, desde desenvolvimento para jogos até aplicações complexas para grandes empresas. Então vamos logo para as dicas.

Escolha os tipos de projetos em que você irá atuar. Como disse anteriormente, existem vários possibilidades de projetos na plataforma Microsoft, como páginas WEB, aplicações ou programas que rodam dentro do WINDOWS, aplicações ou programas para celulares com WINDOWS PHONE, jogos para consoles como o XBox, robótica, banco de dados, entre outros. No mercado brasileiro, existem muitas oportunidades para desenvolvedores que possuem experiências em qualquer dos tipos de projetos que mencionei, normalmente são vagas para especialistas. Mas como estratégia de carreira, esteja preparado para mais de um tipo de projeto.

Existem alguns conhecimentos que são necessários e independem do tipo de projeto que você irá atuar, normalmente você aprende nos cursos técnicos ou nos cursos universitários, como: Algoritmos, Lógica, Fundamentos de Computação, Arquitetura e Organização de Computadores, Programação de Computadores, Banco de Dados, Compiladores, Engenharia de Software, Redes de Computadores, Sistemas Operacionais, Gestão de Projetos, Estruturas de Dados e Programação Orientada a Objetos.

Se você pesquisar nas oportunidades de emprego para a área de desenvolvimento, vai encontrar além da lista acima outros pré-requisitos e alguns deles você não aprenderá nos cursos universitários:

· UML (http://www.omg.org/gettingstarted/what_is_uml.htm; http://en.wikipedia.org/wiki/Unified_Modeling_Language )

· Design Patterns (Padrões de Projetos) (http://en.wikipedia.org/wiki/Design_Patterns)

· Arquitetura Cliente-Servidor (http://en.wikipedia.org/wiki/Client-server)

· MVC (http://www.asp.net/mvc/ ; http://en.wikipedia.org/wiki/Model%E2%80%93view%E2%80%93controller ;

· DNA (http://www.microsoft.com/technet/archive/itsolutions/intranet/plan/introdna.mspx?mfr=true)

· Certificação Microsoft (http://www.microsoft.com/brasil/certifique/novageracao.aspx)

· SOA (http://en.wikipedia.org/wiki/Service-oriented_architecture)

Não podemos esquecer das linguagens de programação, portanto, aprenda a desenvolver com uma ou mais linguagens de programação :

· C++ (http://msdn.microsoft.com/pt-br/visualc/default.aspx)

· C# (http://msdn.microsoft.com/pt-br/vcsharp/default.aspx)

· Visual Basic .NET (http://msdn.microsoft.com/pt-br/vbasic/default.aspx)

· Outras: JavaScript, PL/SQL, TSQL, XML, XLS, HTML, XHTML, XAML

Como vocês puderam notar, a cada tópico eu apresento um link onde você pode começar o seu estudo e seguir na carreira, mas o principal link para quem desenvolve na plataforma Microsoft é o do MSDN (Microsoft Developer Network) (http://msdn.microsoft.com/pt-br/default.aspx) . MSDN é o canal de comunicação da Microsoft com todos os profissionais que atuam na área de desenvolvimento de soluções baseadas na plataforma Microsoft. O programa MSDN tem por objetivo fornecer informações técnicas para desenvolvedores, arquitetos de software, testadores e demais profissionais envolvidos no desenvolvimento de softwares. Este site disponibiliza gratuitamente vários recursos voltados para o aprendizado das ferramentas e tecnologias de desenvolvimento da Microsoft.

Seguindo nas minhas dicas, veja aqui os links para conteúdo de aprendizado e capacitação para as áreas de atuação:

WEB com ASP.NET (http://msdn.microsoft.com/pt-br/asp.net/default.aspx; http://asp.net)

WEB com Silverlight (http://msdn.microsoft.com/pt-br/silverlight/default.aspx)

Aplicações ou programas que rodam dentro do WINDOWS (http://msdn.microsoft.com/pt-br/windows/default.aspx; http://windowsclient.net/)

Aplicações ou programas para celulares com WINDOWS PHONE (http://msdn.microsoft.com/pt-br/windowsmobile/default.aspx; http://developer.windowsphone.com/Default.aspxhttp://www.microsoft.com/windowsmobile/pt-br/default.mspx)

Jogos para consoles como o Xbox (http://msdn.microsoft.com/pt-br/xna/default(en-us).aspx)

Robótica (http://msdn.microsoft.com/pt-br/robotics/default(en-us).aspx)

Banco de Dados (http://msdn.microsoft.com/pt-br/sqlserver/default.aspx)

Após todas essas dicas, você poderá estar pensando agora: Nossa! Muita coisa para eu estudar e começar a desenvolver! Não tem um caminho mais rápido para eu começar?

Minha resposta é sim, e segue o link para o Centro de Desenvolvimento para Iniciantes (http://msdn.microsoft.com/pt-br/beginner/default.aspx) com conteúdo em aprendizado que começa pelo essencialmente básico e o orienta passo a passo até que se torne um desenvolvedor completo! Como não requer experiência tampouco conhecimento em programação, mergulhe de cabeça!

Rogério Cordeiro
Especialista de Desenvolvimento
Microsoft Brasil

Colocaremos a continuação desse texto na próxima quinzena.
Acompanhe!!  Próximo post -> Como manter-se atualizado e capacitado?

Leave a Comment
  • Please add 3 and 3 and type the answer here:
  • Post
Page 1 of 1 (1 items)