O consumer preview do Windows 8 chegou na última quarta-feira. Nele temos inúmeras novidades como a tela inicial totalmente renovada com Live Tiles, possibilidade de fazer roaming de perfil e preferencias, novas apps, novo modo de comunicação entre aplicações utilizando Contratos facilitando o acesso, busca e compartilhamento.

Junto com o consumer preview, temos a nova Windows Store já com uma série de aplicações interessantes e que ajudam a visualizar novas possibilidades. Neste primeiro momento totas as aplicações serão gratuitas. Fica aqui o meu convite para explorar a Windows Store. Como desenvolvedor o meu convite fica para pensar em seu projeto ou aplicação para o Windows 8 e como aproveitar suas inovações.... e deixe-me saber das aplicações que você estiver desenvolvendo para o Windows 8.

Ao utilizar esse build, tenha em mente que este é um consumer preview e não um produto final. Para instalar e testar o novo Windows, você precisará de um PC capaz de rodar o Windows 7 (se quiser testar as funcionalidades de touch, você precisará de um device multi-touch). Os requisitos podem ser encontrados aqui.

Para uma rápida apresentação do Windows 8, no blog do time de Windows tem um post com uma introdução ao consumer preview. Recomendo a leitura.

Uma vez com o consumer preview instalado, faça o download do beta do Visual Studio 11 Express para começar a desenvolver suas aplicações Metro Style. Temos no Windows Dev Centar todo o conteúdo (documentos técnicos, samples, etc) necessário para te ajudar nesse desenvolvimento.

Abaixo você encontra alguns links úteis sobre o assunto:

Para o primeiro post sobre Windows 8 é isso.

[]s

Alex Schulz