Bem-vindo ao Windows 8 - Developer Preview

Criando o Windows 8

Nos bastidores com a equipe de engenharia do Windows

Bem-vindo ao Windows 8 - Developer Preview

Rate This
  • Comments 8

Se você acompanha este blog, sabe que hoje é um dia especial para a equipe do Windows. Estamos prestes a apresentar uma prévia do Windows 8 na conferência BUILD. Há "milhares" de recursos para vermos no produto, portanto, incentivamos todo mundo a conferir os vídeo em http://buildwindows.com, onde transmitiremos a ideia principal. A conferência BUILD desta semana se destina a desenvolvedores e parceiros de hardware e há mais de 100 sessões (todas estarão disponíveis no link acima dentro de cerca de 24 horas após o horário agendado para a apresentação). Portanto, é bom ter em mente que hoje é o lançamento do Windows para desenvolvedor, não é o lançamento de um produto (nem, certamente, de novos dispositivos).

O Windows 8 é uma reimaginação do Windows, desde o chipset até a experiência. Como esta semana está voltada para os desenvolvedores, também detalhamos as bases arrojadas da reimaginação da plataforma, ferramentas e APIs do Windows. Mostraremos a oportunidade de criação de aplicativos para todos os clientes do Windows 8, independentemente do tipo de PC que eles tiverem: desde tablets, passando por laptops e conversíveis até desktops. Mostraremos as novíssimas ferramentas que permitem que você codifique aplicativos com o estilo Metro em HTML5/JavaScript, C/C++ e/ou C#/XAML. Os investimentos que você tiver feito como desenvolvedor em todas essas linguagens serão transferidos para o Windows 8, portanto, você poderá escolher a melhor forma de usar os serviços de sistema do Windows 8. Falamos sobre o fato de o Windows 8 ser um sistema operacional para usuários finais que não abre mão de nada. E o mesmo ocorre em relação aos desenvolvedores.

Muitos estão interessados no Windows 8 pelos processadores ARM. Tudo o que mostramos hoje na BUILD também é executado em PCs com Windows baseado no ARM criados por parceiros do ARM e fabricantes de PCs. O Windows 8 com ARM será disponibilizado essencialmente com hardware baseado em ARM, que você poderá comprar. O ARM exige um nível maior de engenharia integrada entre hardware e software, pois cada dispositivo ARM é único e o Windows permite refletir essa singularidade. As novas ferramentas de desenvolvimento permitem que você comece a criar aplicativos com o estilo Metro que serão executados perfeitamente nas arquiteturas ARM ou x86 (de 32 e 64 bits). Mesmo que você use o código nativo C/C++, essas ferramentas permitirão que aplicativos com o estilo Metro sejam direcionados a um determinado hardware, se você assim escolher. Conforme novos PCs forem disponibilizados para teste, seus fabricantes desenvolverão programas de base para os desenvolvedores.

Você provavelmente deseja experimentar a versão de pré-lançamento — e pode. A partir de hoje à noite, você poderá baixar o Windows 8 Developer Preview. Isso inclui uma versão de 64 bits (x64) com ferramentas de desenvolvimento para criar aplicativos e uma versão de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64) sem ferramentas de desenvolvimento. Essas versões também incluem um pacote de aplicativos de exemplo (observe que são meras ilustrações dos possíveis aplicativos, não aplicativos que pretendemos fornecer com o Windows 8). Encontre links para os ISOs em http://dev.windows.com.

Não há suporte para a atualização de instalação do Windows 7 com código de pré-lançamento, somente há suporte para instalações limpas. Lembrete: essa é uma versão de pré-lançamento do desenvolvedor e não se destina à produção. Não se trata de uma versão beta. Faremos várias atualizações de qualidade na versão, incluindo drivers, nos próximos semanas/meses somente para preparar os mecanismos gerais de atualização e telemetria.

Ainda temos muito o que escrever aqui no blog. Portanto, fique ligado. Este blog continua sendo uma parte importante do processo de desenvolvimento. Compartilhamos agora muito mais contexto e esperamos que as pessoas que comentam nas postagens executem o Preview para que possamos compartilhar baseados no contexto dessa versão de pré-lançamento. Vamos manter o foco dos comentários no tópico em questão e prestaremos atenção em novos possíveis tópicos. Sabemos que surgirão vários — devido à reimaginação de um produto que é usado por bilhões de pessoas!

--Steven

ATUALIZAÇÃO (10h10 PST) - Pequena correção inserida acima.

ATUALIZAÇÃO 2 (11h30 PST) - Aposto que muitos ouviram falar do computador que os participantes da conferência receberam (foi uma produção limitada e não está disponível para venda). É muito legal. Tenha em mente que o Windows 8 é um sistema operacional que não abre mão de nada, o que significa que você não precisa ter um tablet ou computador com tela sensível ao toque para experimentá-lo. O mouse e o teclado são excelentes para toda a experiência. Se você estiver curioso, mais tarde hoje, postaremos alguns hardwares sensíveis ao toque que experimentamos nos nossos laboratórios para que você possa ver as experiências que temos com hardware baseado no Windows 7. Saiba que não há nenhum PC criado para o Windows 8 ainda. Isso é uma parte importante da conferência BUILD: acelerar o ritmo para a criação de novos PCs do Windows 8 de todos os tipos.

OBSERVAÇÃO: a versão de pré-lançamento não inclui todos os recursos mostrados nesta manhã. Entre o que foi mostrado, mas não está incluído na versão Developer Preview, temos: Windows Store, aplicativos de estilo Metro do Windows Live e alguns recursos da inteface do usuário. Essa versão foca na API e nas ferramentas de desenvolvimento para a criação de aplicativos do estilo Metro.