Experimentando o toque do Windows 8 no hardware do Windows 7

Criando o Windows 8

Nos bastidores com a equipe de engenharia do Windows

Experimentando o toque do Windows 8 no hardware do Windows 7

  • Comments 3

Como muitos já sabem, lançamos um Developer Preview do Windows 8. Ele é uma compilação do software projetado para desenvolvedores, para que eles comecem a criar aplicativos usando os novos recursos do Windows 8 e nossas novas ferramentas. A compilação é bastante completa nos subsistemas, mas não é uma versão beta, pois não se enquadra em nenhuma das medidas que usamos para definir uma versão beta. A grande diversidade e criatividade encontradas no ecossistema do hardware/software/periféricos do Windows podem levar a uma situação em que diferentes partes de uma experiência completa estejam disponíveis em momentos distintos. O Windows 8 está em estado de versão de pré-lançamento do desenvolvedor agora, mas ainda não há um conjunto completo de hardware de PC no qual se possa experimentar alguns dos novos aspectos do Windows 8 específicos para hardware. Obviamente, o Windows 8 foi projetado desde o início para ser uma atualização fantástica (ou instalação limpa) para qualquer PC que execute o Windows 7, mas sabemos que muitas pessoas estão ansiosas para experimentar alguns dos novos cenários e fatores forma que também farão o Windows 8 brilhar.

Ainda não existem PCs com Windows 8, mas existem PCs em nossos laboratórios usados pela nossa equipe para testar os novos recursos do Windows 8. Trabalhamos em conjunto com fabricantes de PC para testar os primeiros sistemas e continuaremos a fazê-lo. Também gostaríamos de informá-lo sobre os novos sistemas com os quais temos trabalhado. Esses sistemas possuem recursos de toque e permitem que você experimente esses novos aspectos do Windows 8. Essa lista não é exaustiva e não é, definitivamente, uma lista recomendada, certificada nem uma lista de logotipos. É simplesmente uma lista de computadores que experimentamos e que queremos compartilhar com você. Se você quiser experimentar alguns dos últimos cenários e aspectos do Windows 8 antes que sejam criados computadores especificamente para o Windows 8, esse é um ótimo começo.

Portanto, esta postagem tem como foco os aspectos da interface sensível ao toque dos PCs projetados para o Windows 7, que também funcionam com o Windows 8. Grant George, vice-presidente corporativo de todos os testes do Windows, e Jeff Piira, gerente de testes de nossa equipe HIP, escreveram juntos esta postagem.

--Steven

Ao longo de muitos anos no ecossistema de PCs, vimos muitas evoluções da interface computador <--> homem. Na primeira fase, havia a interface de linha de comando, em que precisávamos apenas do teclado para digitar os comandos em uma tela preta. Na fase seguinte, havia a interface gráfica de usuário, em que foi habilitado o suporte para o mouse, além do teclado. O mouse facilitou a interação do usuário com as “janelas”, ícones, menus e cursores. Recentemente, temos observado uma ênfase cada vez maior em uma interface de usuário natural, em que os usuários interagem não apenas com um teclado ou mouse, mas também com toques. A forma como as pessoas interagem com a tecnologia evoluiu de tal forma, que as interfaces sensíveis ao toque são mais comuns do que nunca e hoje podem ser encontradas em diversos tipos de dispositivos, como celulares de 3 polegadas, notebooks, leitores de livros, monitores grandes, dispositivos localizados em pontos de vendas, quiosques etc. O toque está em toda parte e chegou para ficar.

No Windows 8, damos o próximo passo para adotar o toque como um mecanismo de entrada de primeira classe, desenvolvendo não apenas a nossa interface do usuário, como também muitos outros elementos da plataforma. O objetivo desta postagem não é apresentar a história completa do toque no Windows 8 (isso virá depois), mas contar a história do hardware, de sua evolução e o que pensamos que o Windows 8 trará para o ecossistema do toque.

Toda interface sensível ao toque apresenta os seus próprios desafios para se desenvolver e se aperfeiçoar. No entanto, para o usuário final, o que mais importa é a experiência fluida, sensível e natural na interação com um dispositivo usando o toque. Essa sensação de desempenho é algo que priorizamos muito no Windows 8.

O desempenho do toque não é facilmente quantificável, e há muitos elementos a serem considerados. A velocidade de resposta da pilha de entrada do software ao hardware é um fator primordial. Por mais que possamos avançar na otimização do software, o hardware exerce um papel fundamental na "sensação" de uma experiência de toque mais completa. No Windows 8, uma de nossas abordagens consiste na intensa parceria com os líderes do setor neste aspecto de toque, algo que tem surtido muito efeito.

Outra mudança no Windows 8 foi a forma como abordamos a experiência do toque. Desde o início, decidimos nos concentrar em garantir que as principais experiências do usuário não fossem apenas desenvolvidas, mas completamente otimizadas para o toque. Embora essa decisão pareça trivial, ela mudou substancialmente a forma como avaliamos o Windows 8 nos produtos de hardware existentes e como nos comunicamos com parceiros de hardware. Todos os nossos requisitos e testes são construídos com base nas experiências do usuário, mais do que em recursos voltados especificamente para hardware. Isso ajuda a garantir que não haja uma lacuna entre o que o hardware pode fazer e o que o software espera.

Então, como definimos uma boa experiência de toque no Windows 8?

  • A resposta ao toque e ao movimento panorâmico são precisos e suaves (chamamos isso de movimento panorâmico "colado ao seu dedo")
  • A visualização do toque é direta e imediata.
  • O acesso à interface do usuário com os dedos é simples e seguro.
  • A digitação na tela é rápida, eficiente e tem uma boa resposta.
  • As experiências com os aplicativos por toque são consistentes. O toque nesses aplicativos funcionará da mesma forma, independentemente do dispositivo em que são executados.

Cobertura de hardware de toque

Como o mercado para PCs do Windows habilitados para toque é amplo, voltamos nossos esforços para dispositivos existentes no mercado para guiarem nosso desenvolvimento inicial. Aqui estão alguns dos mais novos sistemas do Windows 7 que usamos com mais frequência:

  • HP Elitebook 2740p e 2760p conversíveis
  • Tablet ASUS EP121
  • Dell Inspiron Duo conversível
  • Lenovo x201, x220t conversível
  • monitor 3M M2256PW 22”

Também testamos o Windows 8 em um conjunto mais amplo de sistemas no mercado. A qualidade do toque não se resume à tela sensível ao toque e à relação dela com o usuário. Quando testamos sistemas completos, elementos como o design do bisel, os gráficos, a CPU e a película podem interferir também na experiência de toque do Windows 8. Estamos empenhados em dar suporte aos produtos de hardware que atualmente são executados com o Windows 7 e trabalhamos com afinco para oferecer uma boa experiência aos clientes que fizerem a atualização. À medida que prosseguirmos com o nosso ciclo de desenvolvimento do Windows 8, atualizaremos este blog e noticiaremos os progressos com os sistemas existentes no mercado.

Imagem dos laboratórios de teste do Windows com diferentes tipos de laptops, tablets e computadores desktop

Veja abaixo uma lista dos dispositivos que temos em nossos laboratórios de teste atualmente.

3M M2256PW

Dell ST2220Tc

HP TouchSmart_IQ526t

Acer Aspire 1420p (PDC)

Dell Studio 1747

Lenovo C320

Acer Aspire 1825PT

Dell Studio One

Lenovo S10-3T

Acer Aspire 5738PG

Dell SX2210T

Lenovo ThinkPad T410S

Acer Aspire Z5610

Elo 1522L

Lenovo ThinkPad X201T

Acer Iconia

EXOPC

Lenovo ThinkPad X220T

Acer T230H

Fujitsu Lifebook T4310

Lenovo ThinkPad_X60

Acer W500

HP Compaq L2105TM

NEC MultiSync LCD175M

ASUS EP 121

HP EliteBook 2740P

Planar PX2230MW

ASUS TCA70

HP Mini 5102

Samsung Series 7 XE700T1A

Dell Inspiron 2305

HP Pavilion_tx2000

Sony V J series

Dell Inspiron Duo

HP Pavillion DV3T-2000

Sony V L series

Dell Inspiron One 2305

HP Tablet 500

Sony VPCL113FX/B

Dell Latitude E6420

HP TouchSmart 610

Sony VPCL-218FW

Dell Latitude XT

HP TouchSmart IQ500

Toshiba Portege_M700

Dell ST2220T

HP TouchSmart TX2Z

Toshiba Sattellite Har/Kar

Testes de toque

Veja alguns exemplos de testes que realizamos para ver como hardware e software trabalham juntos. O primeiro teste cobre os novos recursos do Windows 8 que você acessa deslizando um dedo nas bordas na tela, como Pesquisar, Compartilhar e Configurações. (Falaremos mais sobre esses novos recursos em postagens futuras.)

Tela de Início do Windows 8 com os recursos Pesquisar, Compartilhar, Iniciar, Dispositivos e Configurações mostrados ao longo da borda direita da tela

Para obter a melhor experiência ao deslizar os dedos na borda, toda a tela ativa deve ser sensível ao toque, começando no pixel 1 de cada lado. Por isso, desenvolvemos ferramentas para garantir que os deslizamentos sejam adequadamente detectados nas bordas da tela.

Para garantir uma experiência de movimentos panorâmicos suaves, temos requisitos para a latência da resposta do hardware e do movimento panorâmico com o toque. Usamos uma câmera de alta velocidade para medir o tempo de retardo ou atraso da entrada entre o momento em que o usuário toca a tela e o momento em que essa ação é refletida no vídeo. Quanto menor for o tempo de retardo entre o toque do usuário e o movimento do objeto, melhor!

Criando um novo hardware habilitado para toque no Windows 8

Mantendo a experiência do usuário no topo das exigências, o Windows 8 lançará uma nova geração de dispositivos de computação e é natural que as tecnologias de telas sensíveis ao toque evoluam com esses dispositivos. O objetivo da equipe do Windows é trabalhar em conjunto com parceiros externos de hardware no desenvolvimento de novos produtos de hardware, que oferecerão um suporte mais completo aos requisitos do Windows 8, proporcionando a experiência de toque fluida, sensível e natural que os usuários do Windows esperam. O trabalho contínuo com nossos parceiros de hardware sensível ao toque, fornecedores, IHVs (fornecedores de hardware independentes) e fabricantes de PCs nos ajudará a oferecer uma experiência de toque imersiva e intuitiva no Windows 8.

--Grant e Jeff