Executando o Windows 8 Developer Preview em um ambiente virtual

Criando o Windows 8

Nos bastidores com a equipe de engenharia do Windows

Executando o Windows 8 Developer Preview em um ambiente virtual

Rate This
  • Comments 0

Gostaríamos de postar algo rápido sobre a compatibilidade com tecnologias de virtualização. Sabemos que houve alguns desafios no começo. Vimos que o processo de suporte da comunidade contribuiu bastante e muitas pessoas superaram dificuldades à medida que postagens do tipo "como fazer..." foram publicadas em muitos lugares. Sendo esta uma versão de pré-lançamento do desenvolvedor, esperamos ver outros tipos de problemas relacionados à compatibilidade com aplicativos ou dispositivos. A nossa série de testes não terminou (e nem tínhamos a pretensão de terminá-la) no Preview. É evidente que esse problema foi detectado logo, e poderíamos ter nos saído um pouco melhor. Sue Bohn, David Hicks, Cornel Lupu de nossa equipe ACDC (App Compat, Device Compat - Compatibilidade de Aplicativos e Dispositivos) são os autores dessa pequena postagem. --Steven

Vemos nos fóruns que há muito interesse em se executar o Windows 8 Developer Preview em um ambiente virtual. Nossos sistemas de telemetria relatam que aproximadamente um terço das instalações iniciais são realizadas em máquinas virtuais. Pedimos desculpas por não oferecer orientações de antemão sobre testes do Windows 8 Developer Preview em máquinas virtuais. Esta postagem de blog fornecerá algumas informações básicas sobre esse tópico.

Para obter a experiência ideal em computadores cliente, recomendamos executar o Windows 8 Developer Preview, originalmente, em um computador dedicado. O Windows 8 aproveita a aceleração de hardware para habilitar uma interface do usuário rápida e fluida. Se não houver a opção de utilizar um computador físico dedicado, uma ótima alternativa é usar uma configuração de inicialização dupla que preserve o sistema operacional atual e suas configurações. Este é um artigo muito útil: artigo da LifeHacker sobre como configurar uma inicialização dupla (em inglês).

Se você não está familiarizado com a terminologia de virtualização, eis uma breve introdução. Os produtos de máquinas virtuais permitem a execução de um sistema operacional convidado em um sistema operacional host em execução nativa no computador físico. Como muitos de vocês sabem, a virtualização é uma maneira popular de se experimentar novos produtos de sistemas operacionais, já que para isso não é necessário dedicar um computador físico, adicionar um disco extra ou repartição. Para executar o Windows 8 Developer Preview como um sistema operacional convidado, é preciso utilizar um programa de virtualização com suporte.

Alguns produtos de virtualização apenas fornecem um driver de vídeo básico que não dá suporte aos gráficos de alto desempenho usados no Windows 8. Consequentemente, você obterá uma experiência mais lenta e menos eficiente se comparada à execução nativa do sistema operacional. O processo de instalação e configuração pode ser complicado e passível de erro se executado como um sistema operacional convidado, especialmente se você o estiver executando em um hardware mais antigo sem suporte a otimizações de virtualização integradas presentes nas gerações mais recentes de processadores Intel e AMD.

O Windows 8 Developer Preview foi lançado há apenas alguns dias. Portanto, muitos dos produtos de virtualização do mercado não foram ainda atualizados para funcionar corretamente com ele. Estamos trabalhando com praticamente todos os grandes fabricantes de produtos de virtualização para que ofereçam suporte ao Windows 8 à medida que nos encaminhamos para o lançamento.

Os membros de fóruns estão relatando o uso bem-sucedido de alguns produtos. Das opções mais populares, nossa avaliação inicial é a seguinte:

Funcionam:

  • Hyper-V no Windows 8 Developer Preview
  • Hyper-V no Windows Server 2008 R2
  • VMware Workstation 8.0 para Windows
  • VirtualBox 4.1.2 para Windows

Não funcionam:

  • Microsoft Virtual PC (todas as versões)
  • Microsoft Virtual Server (todas as versões)
  • Modo XP no Windows 7
  • VMWare Workstation 7.x ou anterior

Você pode estar se perguntando por que produtos de virtualização que funcionam hoje com o Windows 7 não funcionam com o Windows 8 Developer Preview. Levamos compatibilidade a sério. No entanto, há categorias de software que operam de maneira “muito simples” e propositalmente criam dependências de estruturas de dados internos e da complexidade do kernel do Windows. Essas dependências geralmente não são APIs com suporte ou exportadas abertamente e, por isso, deverão ser alteradas à medida que o Windows evolui. Estamos nos esforçando muito para evitar essas alterações, mas às vezes elas são necessárias para dar espaço às inovações. Consequentemente, alguns produtos de software precisam ser atualizados quando realizamos melhorias significativas no Windows. Outras categorias comuns incluem antimalware e produtos de segurança. Nesse caso, para melhorar o desempenho da inicialização e permitir novas arquiteturas de CPU, optamos por uma nova abordagem para timers de alta resolução. Alguns produtos de virtualização emulam timers de hardware mais antigo, que comprometem consideravelmente o desempenho e precisam ser atualizados para dar suporte ao Windows 8.

Trabalhamos junto com parceiros de software que criam produtos que dependem desses tipos de APIs e todos foram informados das alterações no Windows 8 Developer Preview. Cada parceiro lidará com essa questão da compatibilidade futura conforme suas metas de negócios. Estamos todos empenhados em oferecer uma ótima experiência à medida que o grupo de usuários do produto aumenta.

Sue Bohn, David Hicks, Cornel Lupu