Usando qualquer idioma que você deseja

Criando o Windows 8

Nos bastidores com a equipe de engenharia do Windows

Usando qualquer idioma que você deseja

  • Comments 19

Desde a sua introdução no Windows 2000, a tecnologia da Interface de Usuário Multilíngue, ou MUI, permitiu que os clientes instalassem idiomas de exibição adicionais em seus PCs com Windows e alternassem entre eles. Mas para a maioria dos usuários, o idioma que apareceu quando o PC com Windows foi inicializado pela primeira vez provavelmente foi aquele em que o usuário ficou preso. Para o Windows 8, reimaginamos a experiência do idioma para exibição, focalizando a disponibilização de idiomas para exibição adicionais para todos os usuários do Windows, tornando-os muito fáceis de achar e instalar, e permitindo que os usuários alternem entre eles. Esta entrada do blog revela as alterações que estamos fazendo no Windows para conseguir isso.

O dia 21 de fevereiro é o Dia Internacional da Língua Materna da UNESCO. O tema deste ano é "Instrução em língua materna e educação inclusiva" e acreditamos que ao garantir que o Windows possa ser usado na língua que você quer é uma forma de contribuir para esse objetivo. Para mais informações da UNESCO, consulte o site.

Ian Hamilton, um gerente de programa em nossa equipe Windows International, escreveu esta postagem.
--Steven


Com o Windows 8, mudamos a forma de pensarmos sobre os idiomas como um "recurso de mercado local" para um "recurso para todo mundo em qualquer lugar" e tornamos isso uma prioridade para você poder trabalhar em qualquer idioma que desejar, em qualquer PC com Windows 8. Se você não puder ler o texto que o Windows apresenta para você, não será possível usar o Windows com todo o seu potencial. Por isso, estamos empolgados em trazer os recursos de idioma fáceis de usar para ainda mais usuários no Windows 8.

Em alguns países, as pessoas podem comprar PCs com uma variedade de idiomas pré-instalados. Com o Windows 8, os usuários poderão instalar idiomas para exibição adicionais, além daqueles idiomas pré-instalados. Isso significa que o idioma do PC não precisa mais ser uma consideração principal ao decidir qual modelo comprar. Se o idioma que você quiser não estiver pré-instalado no PC que você gostar, agora você pode instalar o idioma desejado.

Mas para algumas famílias, permitir a instalação de um idioma para exibição adicional pode não ser suficiente, já que eles também precisam da capacidade de alternar entre idiomas. Para ilustrar esse ponto de vista, vamos observar os Estados Unidos (onde historicamente temos sido menos sensíveis a essas questões do que na maioria dos outros lugares em todo o mundo. Sabemos com base no dados do censo de 2009 que 80% dos americanos falam inglês em casa. Os outros 20% falam algo diferente do inglês. Sem surpresa, 35.468,501 (12,41% do total) falam espanhol em casa. Alguns PCs vendidos nos EUA tinham o inglês e o espanhol pré-instalado neles. Nesses PCs, o usuário seleciona um idioma ou o outro, e aquele que não é escolhido é apagado do disco rígido na primeira execução. Os comentários mostraram que os clientes amavam ter um PC com o idioma espanhol, mas o que eles realmente precisavam era espanhol e inglês, e a capacidade de alternar entre eles. Um estudo subsequente, feito por uma firma externa, confirmou esses resultados. Em muitos casos, os pais em casa falavam espanhol e seus filhos falavam inglês. A capacidade de ter uma conta de usuário em espanhol para os pais e uma em inglês para os filhos - ou pelo menos a habilidade de alternar o idioma para exibição de uma única conta entre inglês e espanhol - era a forma de agradar esses clientes.

Uma forma nova e fácil de obter idiomas

A nova seção Preferências de idioma no Painel de Controle é o novo local para encontrar todos os idiomas para exibição do Windows no Windows 8. No passado, alguns idiomas estavam disponíveis através do Windows Update, e outros eram distribuídos através do Centro de Download da Microsoft.

Os motivos para separar os idiomas em dois grupos e seus canais de distribuição separados não faziam sentido para os nossos clientes. Não era erro deles. Essa classificação de idiomas só fazia sentido para as nossas equipes internas. Essa confusão era um grande motivador para reimaginar as Preferências de idioma no Painel de Controle. Não pediremos mais para os clientes entenderem essas nuances. Observando a experiência de ponta a ponta, fazia sentido criar uma experiência totalmente nova em relação à aquisição de novos idiomas. Veja como ela aparece no Windows 8:

Título da caixa de diálogo: Altere as preferências de idioma/link: Adicionar um idioma/Inglês (Estados Unidos) é o único item na lista de idiomas

Preferências de idioma no Painel de Controle

O modo de exibição principal das Preferências de idioma mostra quais idiomas estão habilitados em seu sistema. Você pode ver que neste sistema o idioma para exibição Inglês (Estados Unidos) está instalado e habilitado. O layout do teclado também é EUA. As Preferências de idioma é o lugar para adicionar ou alterar idiomas para exibição, idioma de entrada e outras funcionalidades. Falaremos mais sobre isso em postagens futuras do blog.

Para adicionar outro idioma em seu Windows, simplesmente clique no link “Adicionar um idioma” acima do primeiro bloco para exibir a lista.

 

Adicionar um idioma/Usar a caixa de pesquisa para encontrar mais. É mostrada uma longa lista de rolagem de idiomas na qual o usuário pode selecionar.

Lista de idiomas que você pode adicionar ao Windows

Selecione o idioma que você deseja na lista. Nessas capturas de tela, estamos selecionando hindi. Essa lista é longa. Por sorte, ela pode ser filtrada. Apenas digite as primeiras letras do idioma que você deseja na caixa de pesquisa e a lista é reduzida para você. Esse filtro de pesquisa funciona no script nativo, conforme visto no bloco, e no nome localizado do idioma.

A página Preferências de idioma agora tem dois idiomas listados, inglês e hindi, com um comando Opções para cada.

O idioma hindi foi adicionado

Quando selecionado, o idioma é adicionado à sua lista de idiomas, mas o idioma para exibição não é baixado ou instalado até que você opte por fazê-lo. Para adicioná-lo como um idioma para exibição, clique em Opções.

Hindi/Idioma para exibição do Windows/Um pacote de idiomas do hindi está disponível para download/Link: Baixe e instale o pacote de idiomas/Método de entrada/Hindi tradicional/Comandos: Visualizar ou remover/Adicionar um método de entrada

A página Opções desse idioma mostra o status do pacote de idiomas

Se houver um pacote de idiomas disponível para o seu idioma, você verá o link para "Baixar e instalar pacote de idiomas".

Uma barra de progresso é mostrada em uma caixa de diálogo pop-up. Ela diz "As atualizações estando sendo baixadas e instaladas."

Você pode monitorar o andamento do download e da instalação

Para alternar para o idioma para exibição recém-instalado, você precisará torná-lo o seu idioma principal, clicando em “Tornar este o idioma principal”, como visto na próxima captura de telas.

Comandos disponíveis para o hindi: Tornar este o idioma principal/Desinstalar idioma para exibição

Tornar seu novo idioma o idioma principal no PC

Dois idiomas listados agora: Inglês e hindi, com hindi selecionado como o idioma principal

Hindi é agora o idioma principal neste PC

É simples assim. É muito legal, não é? Não é mais preciso caçar em sites os idiomas desejados. Eles estão logo aqui. Se você estiver usando o Windows Vista ou o Windows 7 Ultimate, provavelmente verá 34 ou 35 idiomas como atualizações opcionais na interface do usuário do Windows Update. Eles não aparecerão mais no Windows 8. Em vez disso, consolidamos os idiomas em apenas um lugar para você: Preferências de idioma no Painel de Controle. A partir de agora, as Preferências de idioma serão um controle limpo e unificado para todos os idiomas para exibição do Windows.

Mais idiomas do que nunca

A Microsoft continuará a ser uma líder de mercado no suporte a idiomas com 14 novos idiomas para exibição adicionais para o Windows 8, levando o total para 109 idiomas. (Para a sua referência, aqui estão os 95 idiomas em que o Windows 7 está disponível no momento). Com esses idiomas adicionais, o Windows fornecerá uma versão em idioma nativo do Windows para mais de 4,5 bilhões de pessoas.

É importante observar que um idioma para exibição no Windows é um enorme empreendimento. O Windows precisa dar suporte a fontes, a texto localizado e a métodos de entrada que apoiam uma experiência do usuário que inclui quase dois milhões de palavras. É aproximadamente o mesmo número de palavras contidos em dois conjuntos completos da série de livros do Harry Potter.

Estamos orgulhosos em anunciar a adição do inglês do Reino Unido à lista de idiomas para exibição do Windows. Admitimos que isso é algo que deveríamos ter feito há um longo tempo. Os usuários do Windows no Reino Unido conseguiram conviver com a versão em inglês dos EUA do Windows, e como nós americanos sabíamos que essa não era a favorita deles, isso claramente não é desculpa. Acreditamos que essa versão do Windows também será amplamente usada na Índia, Austrália, África do Sul, Nova Zelândia, a República da Irlanda e em muitos outros locais.

Estamos lançando o inglês para o Reino Unido como um idioma independente. Os idiomas independentes contêm todos os componentes da interface do usuário necessários para serem versões independentes do Windows. Os idiomas independentes podem ser usados pelos OEMs para criar a imagem de um PC, ou podem ser comprados como software em caixa.

A versão em inglês do Reino Unido também é uma execução de experiência para nós. Adicionar um segundo idioma sob um código de idioma principal já existente (ISO 3166-2 EN) impõe alguns desafios de engenharia para nós (o que é o motivo pelo qual demoramos tanto para fazê-lo). Tivemos de prestar a atenção na cadeia de fallback do idioma, por exemplo. Se não houver recursos localizados disponíveis em nenhum momento, retrocedemos para escolhas secundárias e, em seguida, para o inglês. Esse costumava ser o inglês dos EUA. Mas agora existe também o inglês do Reino Unido. Para qual retrocedemos? Até o momento, o planejamento para esses cenários parece bom.

Também continuamos ampliando nosso suporte a idiomas com a adição de 13 novos Pacotes de Interface de Idioma (LIPs). Os Pacotes de Interface de Idioma são instalados sobre um idioma para exibição independente do Windows. Esses pacotes leves contêm elementos de interface de usuário localizados para os recursos mais comumente usados do Windows. Os novos idiomas oferecidos incluem Punjabi (Paquistão), Sindi (Paquistão), Curdo Central (Iraque), Uigur (República Popular da China), Bielo-russo (Belarus), Quiniaruanda (Ruanda), Tigrínia (Etiópia), Tadjique (Tadjiquistão), Uólofe (Senegal), Quiché (Guatemala), Gaélico Escocês (Reino Unido), Cheroqui (Estados Unidos), Valenciano (Espanha).

Esse conjunto de idiomas inclui cobertura de idioma para mercados emergentes que estão experimentando um grande crescimento no uso de PC: Punjabi (Paquistão), Sindhi (Paquistão), Curdo Central (Iraque), Uyghur (República Popular da China), Bielo-russo (Belarus), Quiniaruanda (Ruanda), Tigrínia (Etiópia), Tadjique (Tadjiquistão), Uólofe (Senegal), Quiché (Guatemala); e alguns idiomas que são preferidos por grupos de clientes em mercados desenvolvidos: Cheroqui (Estados Unidos), Gaélico Escocês (Reino Unido), Valenciano (Espanha).

Embora esses pacotes permaneçam diferentes na forma em que são instalados, os usuários não precisarão entender essas diferenças. As Preferências de idioma no Painel de Controle é um local em que eles irão para obter novos idiomas para exibição do Windows, e ele manipula o download e a instalação diretamente.

Idiomas para exibição são apenas o começo

A maior parte desta postagem focalizou os idiomas para exibição do Windows: o idioma da interface de usuário do Windows em seu computador. Focalizamos os nossos esforços de idioma no Windows 8:

  • Permitir que ainda mais usuários instalem idiomas adicionais em seus PCs com Windows e alternem entre eles.
  • Criar uma área Preferências de idioma no Painel de Controle que é um local central fácil de usar para todos os idiomas para exibição.
  • Fazer adições significativas em nossa lista de idiomas, listando um idioma independente e 13 Pacotes de Interface de Idioma (LIPs).

Estamos animados com essas melhorias no Windows e esperamos que você goste delas também.

Mas os idiomas para exibição são apenas parte da história geral de idioma do Windows 8. Em uma entrada de blog futura, falaremos sobre melhorias na entrada de texto, suporte à localidade e outras partes críticas da história do Windows 8. Informe-nos se há outros tópicos relacionados a idiomas sobre os quais você gostaria de saber mais.

Obrigado,

Ian Hamilton