Conectando seus aplicativos, arquivos, PCs e dispositivos à nuvem com o SkyDrive e o Windows 8

Criando o Windows 8

Nos bastidores com a equipe de engenharia do Windows

Conectando seus aplicativos, arquivos, PCs e dispositivos à nuvem com o SkyDrive e o Windows 8

  • Comments 1

Muitas pessoas que leem esse blog são usuários ativos do SkyDrive e do Mesh, parte do amplo conjunto de serviços do Windows Live (como o Hotmail), e dos programas do Windows Live Essentials (Messenger, Galeria de Fotos, Movie Maker, Email e muito mais). Com sua introdução e o Windows 7, falamos sobre como esses serviços realmente completam a experiência do Windows. Ao desenvolvermos o Windows 8, pensamos muito sobre como esses serviços poderiam desempenhar um papel ainda mais ativo para complementar a experiência: oferecendo um serviço em nuvem para todo e qualquer cliente do Windows 8 e todos os seus PCs (e telefones), caso opte por usá-lo. Nas postagens anteriores (Entrando no Windows 8 com um Windows Live ID e Levando os aplicativos do "Windows 8" até a nuvem com o SkyDrive) começamos a falar de serviços em nuvem, como você pode fazer roaming das configurações automaticamente para vários PCs e como os aplicativos pode aproveitar esse roaming. Nesta postagem, mostraremos três pontos interessantes que você ganhará ao optar por entrar e usar o SkyDrive com o Windows 8.

Esta postagem foi escrita por Mike Torres e Omar Shahine, gerentes de programas de grupo do SkyDrive.

--Steven


Há poucos meses, publicamos nossa visão sobre a criação de armazenamento em nuvem privada. Embora o SkyDrive possa armazenar todos os tipos de arquivo, a categoria de armazenamento em nuvem privada está voltada para o conteúdo que as pessoas criam ou capturam por conta própria. Hoje, forneceremos uma atualização sobre como esperamos oferecer nossa visão para o Windows 8 e, simultaneamente, ajustar a escala para atender às necessidades de bilhões de clientes que armazenarão centenas de petabytes de dados em nosso serviço.

Achamos que o que as pessoas desejam no armazenamento em nuvem privada é uma unidade única que esteja disponível em todos os seus dispositivos, ajustada às experiências que estão em uso, oferecendo acesso instantâneo, seguro e privado aos seus arquivos e o compartilhamento de arquivos e pastas com as pessoas que escolherem. Para levar isso a bilhões de pessoas, nossa abordagem é conectar diretamente os arquivos (e comportamentos) que as pessoas têm hoje no PC com as experiência de aplicativo e dispositivo que usarão no futuro. Em vez de usar uma colcha de retalhos de serviços, as pessoas podem usar um único serviço para se conectar com seus arquivos – sem abrir mão de nada. Sem cópias de uma nuvem para outra apenas para compartilhar ou colaborar. Sem conversões de arquivos ou troca para novos aplicativos. Sem pesquisas em áreas de armazenamento diversas para localizar arquivos.

Fornecendo armazenamento em nuvem privada para bilhões de pessoas

Hoje, fornecemos armazenamento em nuvem privada para 17 bilhões de clientes do SkyDrive. Estes são clientes ativos que usam o serviço todos os meses para compartilhar fotos e colaborar em documentos do Office de forma privada. Atualmente, armazenamos cerca de 10 petabytes de dados de usuários (um petabyte é um milhão de gigabytes ou um quatrilhão de bytes) e esperamos expandir isso para além do que alguns dos maiores serviços na Internet oferecem suporte hoje (por exemplo, o Hotmail armazena mais de 100 PB de dados de usuário e, como compartilhamos grande parte da mesma infraestrutura, temos muitas informações e conhecimentos aprofundados sobre como dimensionar o SkyDrive). Estes números são importantes para nós. Pretendemos ser um serviço que as pessoas achem útil e valioso continuamente, não apenas um serviço em que as pessoas se registram ao ganhar um novo dispositivo.

O crescimento de nossa infraestrutura é uma das diversas coisas em que temos trabalhado, mas o mais importante disso são nossos investimentos nos cenários de sincronização e nuvem para o Windows 8, que finalmente reunirá o DNA do SkyDrive e do Mesh em um único serviço. Dada nossa meta em ser o disco rígido do mundo, precisaremos continuar a desenvolver o serviço, bem como nosso ritmo de aprimoramentos ao longo de 2012.

Esta postagem abordará as formas como o SkyDrive evoluirá com o Windows 8 de um site para uma verdadeira nuvem de dispositivo para os clientes do Windows. Organizamos a postagem de acordo com três grandes conceitos em que estamos trabalhando:

  • O aplicativo estilo Metro do SkyDrive no Windows 8
  • Os arquivos do SkyDrive integrados ao Windows Explorer na área de trabalho, e
  • A capacidade de buscar arquivos remotos pelo SkyDrive.com

Também preparamos um pequeno vídeo demonstrando esses três conceitos mais detalhadamente:


Baixe este vídeo para vê-lo no seu media player favorito:
MP4 de alta qualidade | MP4 de qualidade inferior

O SkyDrive enquanto um aplicativo estilo Metro para o Windows 8

Na Microsoft, todos estamos usando o Windows 8 em vários PCs há algum tempo. Fizemos uma instalação limpa do Windows 8 em um novo PC e entramos e todas as nossas configurações, histórico do navegador e personalizações simplesmente apareceram. Além disso, uma das etapas mais importantes para tornar "nosso" um novo PC é copiar os arquivos pessoais – como documentos e fotos. Com o Windows 8, quisemos ter certeza de que seus arquivos estariam disponíveis e atualizados instantaneamente durante a migração entre PCs – sem a configuração de complementos ou o uso de uma unidade USB.

Uma abordagem para criar uma nuvem de dispositivo moderna é desenvolver um conjunto de aplicativos proprietários que ocultem arquivos dos usuários. Mas por estarmos desenvolvendo uma nuvem que pode armazenar tipos diferentes de dados e em grande quantidade, decidimos adotar uma outra abordagem. Criamos uma experiência de nuvem sem abrir mão de nada em que os apaixonados por tecnologia poderão controlar arquivos da forma que desejarem, enquanto aqueles menos familiarizados com o sistema de arquivos ainda poderão aproveitar a nuvem acessando o SkyDrive pelos aplicativos que usam diariamente.

Entre no novo aplicativo SkyDrive. Com o aplicativo SkyDrive, cuja nova versão que estará disponível no Consumer Preview, nos concentramos em dois pontos: 1) criar uma versão rápida, fluida e que prioriza o toque do SkyDrive que torne a procura e o acesso por seus arquivos algo rápido, fácil e até mesmo divertido e 2) disponibilizar o SkyDrive para uso de qualquer aplicativo estilo Metro através do seletor de arquivos (abrir/salvar) e do novo botão Compartilhar no Windows 8.

Para criar uma experiência do SkyDrive na WinRT, adotamos uma abordagem que, esperamos, muitos desenvolvedores da Web escolherão no Windows 8. Desenvolvemos todo o aplicativo usando tecnologias modernas da Web, como JavaScript, CSS e HTML5, e devido a nossas recentes atualizações para o SkyDrive.com, pudemos usar o mesmo modelo de objeto JavaScript e APIs JSON que o site usa. A única diferença no Windows 8 é que vinculamos os resultados a controles modernos desenvolvidos para o toque. Isso é parte do motivo pelo qual ele é tão rápido e o comportamento por toque funciona tão bem (e funciona no Windows com ARM também). Com o tempo, esperamos que o aplicativo estilo Metro e o SkyDrive.com tenham a funcionalidade "convergida" para que não haja dúvida quanto à experiência que alguém deveria usar. Ao usar o Windows 8, o aplicativo estilo Metro do SkyDrive será a melhor maneira de navegar e gerenciar seu SkyDrive.

SkyDrive do Mike, 12 itens, incluindo: Documentos corporativos (11), Férias com os Bakers 2011 (279), Reforma da Casa (15), Ixtapa 20212 (186), Diversão em Janeiro 2012 (13), Música, Pessoal

A pasta Reforma da Casa contém várias imagens representadas por minaturas e outros arquivos representados por ícones do Word, PowerPoint e Excel.

Um dos recursos mais avançados no Windows 8 é a capacidade de integrar a funcionalidade do SkyDrive a outros aplicativos usando botões e contratos. O SkyDrive está disponível como um seletor de arquivos para que você possa abrir e salvar arquivos de qualquer aplicativo no seu SkyDrive. Se o desenvolvedor do aplicativo quiser, você poderá até mesmo salvar arquivos automaticamente no SkyDrive. Alternativamente, se você estiver usando um aplicativo de criação de conteúdo, como um editor de documentos, poderá salvar arquivos no SkyDrive em qualquer pasta que desejar.

Em conjunto, isso levará uma nuvem de arquivos a todo aplicativo estilo Metro, permitindo que você abra arquivos no SkyDrive e os salve novamente no SkyDrive como faria em seu disco rígido local. Isso funcionará com qualquer aplicativo que ofereça suporte aos recursos de abertura e salvamento de documentos e fotos e será a primeira vez que algo assim será possível sem qualquer instalação ou configuração. Tudo o que você precisa fazer é registrar seu endereço de email em um PC que esteja executando o Windows 8. Depois disso, sempre que você salvar um arquivo no SkyDrive, todo dispositivo do Windows 8 que usar fornecerá acesso por conexão remota àqueles arquivos.

Para desenvolvedores de aplicativos, isso significa que, desde que o aplicativo ofereça suporte aos recursos de abertura e salvamento de documentos e fotos, também oferecerá automaticamente suporte ao SkyDrive sem qualquer trabalho adicional.

O SkyDrive também estará disponível pelo botão Compartilhar, que permitirá o envio de documentos ou fotos pelo aplicativo de email no Windows 8. Com um toque, você poderá optar por compartilhar arquivos pelo SkyDrive em vez de enviá-los como anexos, o que significa que você não terá várias cópias dos arquivos, cada uma com seu próprio conjunto de alterações. Você não ficará limitado ao pequeno número de anexos e ao tamanho total do arquivo da maioria dos serviços de email, pois os arquivos são armazenados no SkyDrive.

A imagem mostra um álbum do SkyDrive com várias fotos de um homem com crianças e os botões: Escolher imagem e Cancelar.

Um email de Mike Torres para Omar, mostrando um arquivo PDF sendo compartilhado pelo SkyDrive. Também há a opção de "Enviar usando anexos básicos em vez disso".

A melhor parte de desenvolvermos isso na plataforma do Windows 8 é que qualquer aplicativo estilo Metro que permita aos usuários abrir e salvar arquivos terá integração gratuita com o SkyDrive. Sem adicionar uma única linha de código, os usuários do aplicativo poderão acessar e armazenar arquivos no SkyDrive. Portanto, essencialmente, o SkyDrive está a um toque de distância de qualquer aplicativo do Windows 8.

O SkyDrive na área de trabalho

Também estamos levando o potencial do SkyDrive para toda área de trabalho do Windows 8 através do Windows Explorer e para aplicativos da área de trabalho como Office.

Desde o início do SkyDrive, ouvimos consistentemente de nossos clientes mais leais que desejavam o SkyDrive na área de trabalho e temos o prazer de anunciar que lançaremos um aplicativo da área de trabalho. Os benefícios são óbvios: suporte ao carregamento e download fáceis do tipo "arrastar e soltar" para o SkyDrive, acesso em qualquer lugar aos seus dados, acesso offline e o potencial do Windows Explorer para gerenciar arquivos e pastas. Todo isso estará disponível com o SkyDrive na área de trabalho.

Para começar, pegamos o que aprendemos do Mesh e do FolderShare/Sync e desenvolvemos um aplicativo muito simples e altamente eficiente. Esse aplicativo estará disponível com um instalador com menos de 5 MB e que leva cerca de 10 segundos para instalar. Você precisará instalá-lo somente uma vez por PC, pois o SkyDrive sempre se manterá atualizado. Uma vez instalado, todo o seu SkyDrive iniciará a sincronização com os itens na pasta que você escolheu (o local padrão é uma pasta do SkyDrive em sua pasta do usuário: %userprofile%\SkyDrive\) e sempre estará atualizado com as últimas alterações. Conforme você atualizar os arquivos no PC, eles serão carregados imediatamente para a nuvem – e como as alterações são feitas na nuvem ou em outro dispositivo, os arquivos serão sincronizados de volta com o PC. Há muito pouco o que gerenciar ou controlar e você não será perturbado com pop-ups ou caixas de diálogo. Você não precisará nem mesmo saber que o aplicativo está sendo executado, pois também gastamos muito tempo com a eficiência da rede e o desempenho geral.

Como exemplo, veja aqui uma imagem do Monitor de Desempenho mostrando o desempenho no carregamento progressivo de um arquivo de 500 MB da área de trabalho para a nuvem. Você pode ver que a CPU está sendo pouco usada pelo SkyDrive em estado ocioso, bem como durante a transferência do arquivo (o azul é toda a CPU, o preto é o SkyDrive).

Um gráfico mostrando o desempenho da CPU e do SkyDrive durante o carregamento de um arquivo grande.

Obviamente, há pessoas que usarão versões mais antigas do Windows por enquanto, portanto, o SkyDrive também funcionará na área de trabalho do Windows Vista e do Windows 7. Se você quiser ter certeza de que seus arquivos estarão com você no Windows 8 e continuar executando o Windows 7, basta guardá-los na sua pasta do SkyDrive. Isso facilitará a atualização para o Windows 8 ou garantirá o acesso aos seus arquivos em todos seus PCs.

O SkyDrive na área de trabalho também possibilitará a sincronização com a cota de armazenamento disponível (e a capacidade de um maior desbloqueio), juntamente com um desempenho inigualável no PC. Também oferecemos suporte ao carregamento de grandes arquivos (até 2 GB) através do Explorer, outra grande solicitação dos usuários do SkyDrive.com ao longo dos anos.

O SkyDrive na área de trabalho lhe proporciona uma experiência na nuvem sem abrir mão de nada. Veja aqui algumas imagens de pré-lançamento do SkyDrive em ação na área de trabalho. A primeira é a pasta do SkyDrive visível no Windows Explorer e a segunda mostra todo o álbum da câmera do Windows Phone sincronizado automaticamente com a área de trabalho:

A pasta é identificada como Mike Torres > SkyDrive e contém 12 pastas


O caminho da pasta é Mike Torres > SkyDrive > álbum de fotos do SkyDrive. As imagens na pasta são mostradas como miniaturas e uma barra de rolagem indica imagens adicionais.

Buscando arquivos pelo SkyDrive.com

Com o SkyDrive no Windows 8, você não terá apenas arquivos na nuvem sincronizados com o seu PC. Você também pode transformar todo o PC em sua nuvem privada e usar seus terabytes de armazenamento local para acessar, navegar e transmitir com facilidade seus arquivos de qualquer lugar simplesmente buscando-os no SkyDrive.com.

Ao desenvolver o novo SkyDrive, sabíamos que nem todo mundo desejaria colocar 100% de seus arquivos na nuvem ainda. As pessoas são seletivas e mesmo alguns transferindo todos os seus arquivos para o SkyDrive, outros desejarão começar devagar e usarão o SkyDrive apenas para roaming de alguns documentos e imagens importantes do álbum da câmera do Windows Phone. Sabendo que a maioria das pessoas ainda teria arquivos em um PC remoto que não estariam disponíveis pelo SkyDrive, criamos um novo recurso que permite a você "atravessar" a Internet para acessar qualquer arquivo, transmitir vídeos ou exibir álbuns de fotos de um PC remoto executando o SkyDrive na área de trabalho. Você também pode optar por "copiar para o SkyDrive" qualquer pasta ou arquivo remotos para sempre tê-los em todos os seus dispositivos.

Internamente, chamamos isso de recurso "Esqueceu de algo?". Se você esqueceu de colocar algo no SkyDrive, ainda poderá acessá-lo em seu PC remoto através do SkyDrive.com. Trabalhamos especialmente para permitir o streaming remoto de vídeo e trataremos os álbuns de fotos no PC remoto exatamente como fazemos com os álbuns de fotos no SkyDrive, com a mesma bela exibição de tela inteira. Sabemos que esse recurso é mais para os apaixonados por tecnologia, uma vez que a maioria das pessoas não tem um PC sempre ligado em casa, mas para quem tem, a busca de arquivos funciona como mágica.

Veja aqui a aparência que o PC remoto terá no SkyDrive.com e como seria procurar sua pasta de imagens remotamente:

Uma página da Web do SkyDrive.com, mostrando muitas imagens em miniatura. O caminho do arquivo é Krypton > Principal (Z:) > Imagens > 2012 > Janeiro de 2012

Claro que existe a possibilidade de uso indevido no acesso remoto a um PC de um navegador da Web. Se alguém tiver acesso a sua conta, sem a devida proteção, poderá navegar em todo o conteúdo de qualquer PC conectado ao SkyDrive que esteja online no momento. Naturalmente, isso não é algo que nos deixe à vontade, portanto, adicionamos outra camada de proteção para seus PCs remotos.

Para poder acessar um PC remoto, você terá que fornecer um segundo fator de autenticação. Isso exigirá que você digite um código que enviaremos ao seu celular ou endereço de email alternativo, além de ter acesso a sua conta (se você já estiver em um PC confiável, não precisará fazer isso todas as vezes). Isso significa que qualquer pessoa querendo ter acesso ao seu PC remoto precisaria ter acesso não somente a sua conta, mas também a um email alternativo ou número de celular (o qual precisaria possuir fisicamente). Veja uma prévia disso:

Segurança 9 
A autenticação de dois fatores é necessária antes que você possa se conectar remotamente

Página da Web com o texto: Não reconhecemos o computador que você está usando / Para continuar, insira o código que acabamos de lhe enviar. (ícone de telefone) (206) 555-1212. Há um campo para entrada de texto; um link: Não tenho o código; e um botão: Enviar. 
Verificaremos sua identidade usando um código que enviamos ao seu telefone em uma mensagem de texto

Esse é apenas o começo

Esta é somente uma breve visão geral de algumas coisas que o SkyDrive fará para que o armazenamento em nuvem privada seja uma parte perfeita da experiência do Windows 8.

Claro que você ainda poderá acessar todos os seus arquivos pelo SkyDrive.com de qualquer navegador com um dos sites mais rápidos da Web. Você também poderá trabalhar em conjunto online de qualquer lugar usando o Office e o Office Web Apps. Continuaremos a disponibilizar o SkyDrive para dispositivos de uso diário, como o Windows Phone e outros, para que você possa acessar o SkyDrive por completo em movimento.

Ao longo dos próximos meses, você terá acesso a todos os recursos que discutimos nesta postagem. Embora haverá muito mais a se dizer sobre o SkyDrive conforme nossa história evolua, esperamos que esse breve vislumbre tenha despertado seu interesse para o SkyDrive no Windows 8.

Mike & Omar (também conhecidos como “Momar” no escritório)