Em fevereiro, falamos de nosso objetivo de conectar seus aplicativos, arquivos, PCs e dispositivos à nuvem com o SkyDrive e o Windows 8. Desde então, providenciamos a visualização de aplicativo do Windows 8 para acessar o SkyDrive, e atualizamos a experiência com o SkyDrive na Web. Hoje, estamos disponibilizando novas funcionalidades para o SkyDrive na plataforma Windows

Mike Torres e Omar Shahine, gerentes de programa do grupo para o SkyDrive, redigiram esta publicação

--Steven   


Durante o ano passado, trabalhamos com empenho no desenvolvimento do SkyDrive junto com o Windows 8, estabelecendo uma abordagem única para a criação de armazenamento na nuvem pessoal para bilhões de pessoas, reunindo os melhores aspectos das nuvens de arquivos, aplicativos e dispositivos. Enquanto isso, tornamos nossa nuvem de arquivos mais acessível com HTML5 e aplicativos móveis, maior integração com o Office e aplicativos de terceiros e criamos uma nuvem de dispositivos para o Windows e o Windows Phone.

Estamos animados de dar mais um grande passo em direção ao nosso objetivo de tornar o SkyDrive muito mais potente. Existem novas opções de armazenamento, aplicativos que conectam seus dispositivos ao SkyDrive e uma nuvem de dispositivos mais potente que permite “buscar” qualquer arquivo de um PC do Windows. Com isso e o acesso em celulares populares e um navegador, você já pode levar o SkyDrive para onde quiser, conectá-lo a qualquer aplicativo que funcione com arquivos e pastas, e ter todo o armazenamento de que precisa, transformando o SkyDrive no serviço de armazenamento de nuvem pessoal mais poderoso que existe.

Veja o que está disponível para uso a partir de agora:

  • SkyDrive para a área de trabalho do Windows (visualização já disponível). Exiba e gerencie seu SkyDrive pessoal diretamente a partir do Windows Explorer no Windows 8, Windows 7 e Windows Vista com essa nova visualização de aplicativo, disponível em 106 idiomas.
  • Buscando arquivos pelo SkyDrive.com. Acesse, navegue e transmita arquivos com facilidade de um PC remoto que esteja executando a visualização em praticamente qualquer local; basta buscá-los no SkyDrive.com.
  • Atualizações de armazenamento do SkyDrive. Uma abordagem nova e mais flexível para o armazenamento em nuvem pessoal que permite aos usuários ter armazenamento adicional pago à medida que suas necessidades aumentam.  
  • SkyDrive para outros dispositivos. Atualizamos os aplicativos do SkyDrive nos dispositivos Windows Phone e iOS, incluindo melhores recursos de gerenciamento e opções de compartilhamento nesses dispositivos. Também estamos lançando um novo cliente de visualização para Mac OS X Lion, para que você possa gerenciar o SkyDrive diretamente no Finder.

Você já pode baixar os novos aplicativos do SkyDrive, mas convém verificar este vídeo antes para ter uma ideia de tudo que é possível fazer com o novo SkyDrive.


Baixe este vídeo para vê-lo no seu media player favorito:
MP4 de alta qualidade | MP4 de menor qualidade

SkyDrive para Windows

Em fevereiro, anunciamos um aplicativo SkyDrive estilo Metro para Windows 8, o SkyDrive para a área de trabalho do Windows desktop, e um recurso chamado “busca” para você ter acesso a arquivos ou transmitir vídeos remotamente de um PC conectado. Quando você combina todos esses recursos, pode acessar inteiramente qualquer arquivo do seu PC com Windows 8 em qualquer lugar. O aplicativo SkyDrive estilo Metro foi disponibilizado primeiramente com o Windows 8 Consumer Preview, e hoje estamos lançando uma visualização do SkyDrive para a área de trabalho do Windows com suporte a ”busca”. Mas primeiro, vamos ver um pouco como tudo começou.

Ao longo dos anos, temos ouvido, com frequência, a maioria de nossos clientes fiéis falar da importância de poder acessar o SkyDrive pelo Windows; estamos felizes de anunciar que, a partir de hoje, quando você baixar a visualização do SkyDrive para a área de trabalho do Windows, poderá acessar o SkyDrive pelo Windows Explorer no Windows 8, Windows 7 e Windows Vista. São nítidas as vantagens da integração do SkyDrive com o Windows: agora você pode arrastar e soltar para enviar ou receber arquivos de até 2 GB no SkyDrive, acessar todos os seus arquivos offline e aproveitar o potencial do Windows Explorer para gerenciar arquivos e pastas do SkyDrive. Os arquivos armazenados no SkyDrive estão em uma pasta simples no seu PC. Isso significa que qualquer aplicativo que funcionar com os arquivos e as pastas locais poderá funcionar com o SkyDrive.

Ao decidirmos aproximar o SkyDrive do Windows, tínhamos algumas metas para esse plano. Primeiro, queríamos poder começar a trabalhar o mais rápido possível, com poucos procedimentos. Não queríamos interferência no sistema e queríamos garantir que todo o processamento ocorresse inteiramente em segundo plano, dando prioridade às suas necessidades e aos seus aplicativos. E, por fim, queríamos de fato que tudo funcionasse da forma que você deseja, com atualizações automáticas e navegação sem caixas de diálogo confusas nem pop-ups. Aqui vai um pouco mais de informação sobre cada um desses itens.

O download da visualização do SkyDrive para Windows leva somente alguns segundos na maioria das conexões (o instalador tem menos de 5 MB) e pode ser instalado na maioria dos PCs em menos de 10 segundos. São apenas três telas simples de configuração e pronto, terminou.

Instalando o SkyDrive

Depois que ele estiver em execução, ele sai do caminho, fica na bandeja do sistema. Uma pasta é criada automaticamente em um local padrão ou outra da sua escolha durante a instalação. Os arquivos do SkyDrive começam a aparecer imediatamente.

Ícone do SkyDrive na bandeja do sistema

Depois que o SkyDrive estiver disponível no PC, essa pasta especial permanecerá sincronizada com o SkyDrive. Se você renomear algum arquivo no seu telefone, ele aparecerá imediatamente nessa pasta no PC. Se você excluir um arquivo do SkyDrive.com, ele também será excluído imediatamente. Ou se você criar uma pasta e transferir arquivos de outro PC, Mac ou iPad, essas alterações também serão sincronizadas instantaneamente.

25 fotos no Windows Explorer, no caminho ...SkyDrive\Pictures\We Shred

Os usuários avançados também podem se divertir com a pasta do SkyDrive

No Windows Live Mesh, que alguns utilizam bastante, permitimos a sincronização de pastas arbitrárias. Percebemos que esse procedimento introduziu um excesso de complexidades não solucionáveis em diversos PCs, com o caminho em um PC sincronizando com outros caminhos totalmente diferentes em outros PCs e a nuvem. Para manter nosso objetivo de funcionalidade, desenvolvemos o SkyDrive para que ele seja o mesmo em qualquer lugar e que também funcione com bibliotecas no Windows. 

Para que suas pastas do SkyDrive não pareçam pastas separadas, você pode adicionar as pastas Documentos e Imagens do SkyDrive às bibliotecas de documentos e imagens do Windows 8 e do Windows 7. 

Você também poderia alterar o local de destino para pastas especiais como Documentos ou Imagens (ou outras) para pastas no SkyDrive, tratando o seu SkyDrive como se fosse sua unidade principal (clique com o botão direito do mouse na pasta Documento, clique em Propriedades e em Local). Você também pode personalizar a raiz padrão da pasta sincronizada (para usar outra unidade, por exemplo). Essa opção fica disponível durante a instalação do aplicativo SkyDrive.

Portanto, como é possível notar, o modelo simples e direto de uma pasta única para o SkyDrive ainda deixa espaço para muitas opções criativas de personalização.

Buscando arquivos pelo SkyDrive.com

Conforme falamos e demonstramos em fevereiro, com o SkyDrive em um PC do Windows, esse PC também pode ser transformado em uma nuvem privada para que você procure arquivos e transmita vídeos de qualquer local por meio do SkyDrive.com. Esse é um excelente recurso para o caso de você esquecer algo no PC doméstico e precisar buscá-lo ou copiá-lo rapidamente para o SkyDrive.

Captura de tela do site do SkyDrive mostrando acesso a dois computadores: Graeme-desktop e Graeme-laptop. Todas as bibliotecas, pastas e unidades aparecem no computador selecionado onde o usuário está buscando.

Note que, para acessar um PC remoto, você terá que informar um segundo fator de autenticação além da senha da conta. Você precisará inserir um código que enviaremos ao seu celular ou endereço de email alternativo, mesmo que já tenha acessado sua conta do SkyDrive (se você já estiver em um PC confiável, não precisará fazer isso todas as vezes, e é fácil definir essa configuração única). Isso significa que qualquer pessoa que queira ter acesso ao seu PC remoto precisará ter acesso não somente à sua conta, mas também a um email alternativo ou a um número de celular (que precisa pertencer fisicamente a essa pessoa).

Abordagem nova e mais flexível de armazenamento

Um dos desafios para a criação do armazenamento em nuvem pessoal para bilhões de pessoas é ajustar a capacidade e gerenciar os custos, e ao mesmo tempo atender às necessidades dos entusiastas e dos usuários mais básicos. Os diferentes provedores de nuvem adotam diferentes abordagens. Muitos prometem armazenamento ilimitado ou grandes incentivos por referência para atrair os entusiastas; mas há várias desvantagens, e isso pode ser mais confuso e prejudicar o acesso dos usuários mais básicos. Eu de fato preciso ler várias páginas para entender meus limites de armazenamento? Por que os arquivos de outras pessoas reduzem meu limite de armazenamento? Por que minha velocidade de carregamento diminui? Por que recebo porções de armazenamento gratuito, mas tenho que pagar para sincronizar os arquivos da minha área de trabalho?

Nosso modelo do SkyDrive é amigável e pode ser acessado por todos, e, igualmente importante, oferece um serviço simplificado que é o equilíbrio perfeito entre estar livre para a grande maioria dos clientes e ter preço acessível para os que querem mais.

A partir de hoje, estamos oferecendo:

  • 7 GB para todos os novos usuários do SkyDrive. Decidimos por 7 GB, pois é espaço suficiente para mais de 99% das pessoas armazenarem toda sua biblioteca de documentos do Office e compartilhar fotos por vários anos, e ainda há espaço para expansão. Para colocar tudo em perspectiva, 99,94% dos clientes do SkyDrive hoje utilizam 7 GB ou menos; e 7 GB são suficientes para mais de 20.000 documentos do Office ou 7.000 fotos. Já que a atual base de clientes que usa o SkyDrive tende a ser de entusiastas, temos confiança de que, à medida que expandirmos a faixa de pessoas que utilizam o SkyDrive, esse limite de 7 GB provará ser mais do que suficiente para ainda mais pessoas.
  • 94,94% dos usuários utilizam 7 GB ou menos; somente 0,06% utilizam mais de 7 GB.

  • Capacidade de carregar pastas e arquivos grandes (até 2 GB) usando o SkyDrive para a área de trabalho do Windows ou o SkyDrive para OS X Lion.
  • Planos de armazenamento pago (acima de 20 GB, 50 GB, 100 GB) para que os usuários avançados que precisam de mais armazenamento possam facilmente adicionar mais por preços competitivos (US$ 10/ano, US$ 25/ano, US$ 50/ano). Note que o armazenamento pago requer que a compra seja feita com cartão de crédito (ou via PayPal em alguns mercados) e é preciso ter um Windows Live ID que possa ser associado a esse cartão de crédito ou conta PayPal.

Sabemos que muitos já se inscreveram para obter um serviço que oferecia 25 GB e outros já estão usando mais de 7 GB de armazenamento. Então, a partir de hoje, e por tempo limitado, todo usuário registrado do SkyDrive *que tenha carregado arquivos no SkyDrive* desde o dia 22 de abril pode optar por manter os 25 GB de armazenamento gratuito e ainda obter todos os benefícios do novo serviço. (Para os usuários que já estão usando mais de 4 GB desde 1 de abril, nós os habilitamos automaticamente para os 25 GB de armazenamento gratuito, a fim de evitar quaisquer problemas.) Basta registrar-se aqui ou verificar nossas Perguntas frequentes.

SkyDrive para Windows Phone e outros dispositivos

O SkyDrive está disponível desde 2007 em qualquer parte do mundo por meio do SkyDrive.com, mas somente após o lançamento inicial do Windows Phone e nossos aplicativos dedicados para Windows Phone e iPhone em dezembro de 2011, as pessoas tiveram experiências de alto nível com o SkyDrive nos smartphones modernos. Esses aplicativos já foram instalados em mais de dois milhões de telefones e as pessoas os utilizam com o SkyDrive onde quer que estejam.

Como usuário do Windows Phone ou iPhone, com o lançamento de hoje, você poderá excluir, renomear e transferir arquivos em seu SkyDrive, e ter acesso a uma série de opções de compartilhamento para todos os arquivos e pastas. Também estamos disponibilizando o SkyDrive para iPad, com as mesmas funcionalidades hoje disponíveis pelo iPhone, além de suporte para a nova tela de retina do iPad.

Pasta Documentos no aplicativo SkyDrive mostra subpastas e documentos Pasta Documentos no aplicativo SkyDrive contém duas pastas e vários documentos

Aplicativo SkyDrive com duas pastas de documentos, quatro pastas de fotos, três documentos do Office e um arquivo PSD.

Todos esses aplicativos também apresentam dezenas de pequenas melhorias, incluindo a capacidade de ver o espaço restante no armazenamento, suporte a paisagem e várias melhorias de desempenho e correções de falhas.

Quase 70% dos usuários de Mac também utilizam PC do Windows regularmente. Como queremos que todos os clientes possam utilizar o SkyDrive para acessar arquivos em qualquer lugar, é importante que o SkyDrive esteja onde eles estiverem. O Office for Mac 2011 já aceita arquivos do SkyDrive, mas a partir de hoje, você também poderá gerenciar todo o seu SkyDrive offline usando o Finder do Mac. A integração com o Finder significa que todo aplicativo do Mac que abrir ou for salvo no sistema de arquivos também poderá utilizar arquivos do SkyDrive.

Uma pasta do SkyDrive contendo imagens em um Mac

É aqui que você acessa para experimentar já o SkyDrive:

Se você está utilizando o Mesh, temos algumas dicas para experimentar o SkyDrive para Windows ou Mac (visualização) lado a lado com o Mesh. Acreditamos que você vai perceber como o SkyDrive é cada vez mais útil com o passar do tempo.

Obrigado pelo apoio ao SkyDrive e esperamos seu comentários.

Mike (aplicativos do SkyDrive)
e
Omar (SkyDrive.com)

Observação: Aplicativos e a capacidade de adquirir armazenamento extra estão sendo disponibilizados agora, e talvez sejam necessários alguns dias até que se encontrem em todos os mercados.

 

*Correção 4/23/12, 11:15 AM PST: Texto revisado para esclarecer que a oferta de fidelidade é somente para os usuários já existentes que carregaram arquivos no SkyDrive antes do dia 22 de abril de 2012.