Já conversamos um pouco sobre o SkyDrive e o uso da sua conta da Microsoft para o logon e os recursos roaming do Windows 8. Esses são apenas dois aspectos de uma grande estrutura de serviços que você pode acessar usando o Windows 8 (e o Windows Phone, o Xbox LIVE e vários outros serviços e aplicativos). Queremos falar mais sobre os recursos dos serviços em nuvem para Windows 8 e Windows Phone. Para começar, Chris Jones, o Vice-Presidente de Vendas do grupo Windows Live, responsável pelo desenvolvimento e pelas operações de todos os serviços e aplicativos, criou esta postagem para introduzir a função reimaginada dos serviços em nuvem no Windows 8.
--Steven


O Windows Live foi anunciado pela primeira vez em 1º de novembro de 2005, e no nosso comunicado à imprensa, o descrevemos como “um conjunto de serviços e software pessoais de Internet criados para unir todos os relacionamentos, as informações e os interesses mais importantes para todos, com mais recursos de segurança em seu PC, seus dispositivos e na Web”. Desde então, temos trabalhado muito criando software e serviços que cumpram essa promessa, uma base com que podemos contar conforme criamos novas versões do Windows e outros produtos da Microsoft. Recebemos muitos comentários sobre recursos e maneiras de aprimorar os softwares e os serviços. Além disso, recebemos comentários sobre a nomenclatura e o marketing que fizemos. O Windows 8 é uma chance de responder a esses comentários e apresentar novamente a você a maior e mais usada coleção de serviços na Internet.

Hoje, os serviços do Windows Live são usados por mais de 500 milhões de pessoas todos os meses. Recentemente, tem ocorrido muitas discussões sobre o que constitui um usuário “ativo” de um serviço; para fins desta postagem, este termo se refere às pessoas que usam Hotmail, SkyDrive ou Messenger pelo menos uma vez por mês, o que significa que enviam email, usam mensagens instantâneas e carregam arquivos no SkyDrive.

Esses serviços são executados em larga escala. O Hotmail é líder mundial em serviços de email da web, com 350 milhões de usuários e 105 petabytes de armazenamento; o Messenger é líder mundial no serviço de mensagens instantâneas, com 300 milhões de usuários ativos, e o SkyDrive tem mais de 130 milhões de usuários, e 17 milhões deles carregam arquivos todo mês. Os aplicativos do Windows Live Essentials estão entre os aplicativos mais populares em suas categorias no Windows – inclusive Galeria de Fotos do Windows Live e Windows Live Movie Maker, líderes em gerenciamento de fotos e edição de vídeos, e o Windows Live Mail, que só perde para o Microsoft Outlook em aplicativos de email.

Ao mesmo tempo em que esses resultados são, sem dúvida, notáveis, eles ainda não atendem às nossas expectativas de uma experiência verdadeiramente conectada. Os serviços e os aplicativos do Windows Live foram criados com base em versões do Windows que não foram projetadas para conexão a um serviço em nuvem para qualquer outro aspecto diferente de atualizações e, como resultado, eles ficaram “presos” à experiência. Isso criou um pouco de confusão entre os clientes, o que podemos notar em várias críticas e editoriais. Os nomes que usamos para descrever nossos produtos aumentaram essa complexidade: usamos “Windows Live" em caso de software para o PC (Windows Live Essentials), um conjunto de serviços com base na web (Hotmail, SkyDrive e Messenger), sua relação de conta com a Microsoft (Windows Live ID) e várias outras ofertas. 

O Windows 8 oferece uma oportunidade de reimaginar nossa abordagem aos serviços e ao software, além de projetá-los para participar continuamente da experiência do Windows, serem acessíveis em aplicativos de área de trabalho do Windows, em aplicativos com o estilo Windows Metro, em navegadores padrão da web e dispositivos móveis. Atualmente, a expectativa é que um dispositivo moderno apresente serviços e aplicativos para comunicação e compartilhamento. Não há uma “marca separada” em que se pensar nem um serviço diferente para instalar – já está tudo incluído quando você liga o PC pela primeira vez. 

Também achamos que você deve ter a opção e o controle sobre os serviços que deseja usar, as informações que deseja compartilhar (com outros e com a Microsoft) e como deseja acessar seus serviços. É por isso que o uso desses serviços é opcional e você pode ficar à vontade para escolher e combiná-los com o software e os serviços de sua escolha.


Baixe este vídeo para vê-lo no seu media player favorito:
MP4 de alta qualidade | MP4 de qualidade inferior

A conta da Microsoft é nosso serviço de identidade para indivíduos que usam produtos e serviços da Microsoft. Você pode usar sua conta da Microsoft para entrar no seu PC com Windows 8 e, em seguida, usar a mesma conta para verificar cobranças de serviços como Xbox LIVE, Zune e a loja de aplicativos do Windows 8. E sua conta da Microsoft está conectada à sua etiqueta de jogador do XBox para que você possa controlar jogos e pontuações altas. Também é possível entrar em uma conta da Microsoft com qualquer endereço de email e fornecer informações adicionais de verificação, inclusive o número do seu celular e uma lista de dispositivos confiáveis. Nós disponibilizaremos a alteração de nomenclatura do Windows Live ID para a conta da Microsoft nos próximos meses em nossa linha de produtos. Ainda estamos trabalhando em algumas áreas, como a migração da sua conta (cartões de crédito e histórico de compras) de um mercado (moeda) para outro se você tiver conectado a conta a serviços como o XBox LIVE.

Quando você conecta um dispositivo ou serviço a sua conta da Microsoft, está automaticamente provisionado com um conjunto de serviços em nuvem, inclusive uma lista de contatos, um calendário, uma caixa de entrada, mensagens instantâneas e armazenamento em nuvem. É claro que esses serviços estão conectados ao seu PC e seu Windows Phone, estão acessíveis de qualquer navegador da web e para diferentes aplicativos, se o desenvolvedor do aplicativo implementar a API. Como esses serviços fazem parte da sua conta da Microsoft, são compartilhados em todos os produtos e serviços da Microsoft. Por exemplo, sua lista de contatos é compartilhada no Windows Phone, Windows 8, Hotmail, Messenger e SkyDrive, portanto, ao adicionar um contato em um local, ele aparece na nuvem e em todos os outros dispositivos e serviços.

O Windows 8 também usa serviços em nuvem para fazer roaming das configurações em seus PCs de forma você possa fazer login em um novo PC e continuar de onde parou. Com uma conta da Microsoft, todos recebem um SkyDrive, que é o armazenamento em nuvem para documentos, fotos, o álbum de fotos do seu celular e as configurações do seu PC. O SkyDrive possibilita o álbum de fotos do Windows Phone, portanto, todas as fotos que você tira são copiadas automaticamente para o álbum de fotos na nuvem. O SkyDrive facilita o compartilhamento e a colaboração de documentos do Office, usando o Office Web Apps ou aplicativos cliente do Office. E os desenvolvedores podem usar as APIs do SkyDrive para fornecer um nível ainda maior de roaming e suporte em seus aplicativos, se desejarem. Por meio dos recursos inovadores de Contratos e Seletores de arquivos no Windows 8, você pode acessar os dados do SkyDrive de qualquer aplicativo com estilo do Metro do Windows 8.

Reconhecemos que os clientes têm serviços de várias empresas diferentes, principalmente no que se trata de redes sociais e comunicações. Então permitimos que você conecte sua conta da Microsoft a outros serviços. Assim como nossa lista de contatos, seus serviços conectados são armazenados na nuvem e fazem roaming em seus dispositivos. Isso significa que se você conectar sua conta da Microsoft ao LinkedIn, Facebook ou Twitter, seus contatos dessas redes serão exibidos na sua lista de contatos, para que você possa enviar emails para eles do seu PC ou ligar para eles do seu celular. Também oferecemos suporte a desenvolvedores de terceiros por meio do Live SDK, permitindo que os desenvolvedores preparem seus aplicativos com estilo do Metro para a nuvem ou aplicativos e serviços para outras plataformas. Nossas APIs usam protocolos padrão e comuns, inclusive OAuth 2.0, JSON, REST, Exchange ActiveSync e XMPP.

O Windows 8 foi projetado para ser acionado para a nuvem, por isso, vem com aplicativos com estilo do Metro para comunicação, compartilhamento, agendamento, fotos e vídeos. Versões de visualização desses aplicativos vêm instaladas com o Windows 8 Consumer Preview e incluem Email, Calendário, Pessoas, Fotos, Mensagens e SkyDrive. Todos eles são acionados para serviços em nuvem de forma que quando você entra na sua conta da Microsoft, seu email, calendário, seus contatos, mensagens e álbuns de fotos compartilhados são exibidos nos seus aplicativos. Para clientes com PCs compartilhados pela família, Proteção para a família agora é um recurso das contas do Windows e não exige mais um download separado. Como discutimos anteriormente, o Windows Phone vem com o mesmo conjunto de aplicativos, acionados para serviços em nuvem e conectados à sua conta da Microsoft. Para clientes que usam o Windows 7, temos um conjunto de aplicativos de área de trabalho do Windows, inclusive Galeria de Fotos, Movie Maker, Email, Messenger, Proteção para a família e o SkyDrive para área de trabalho do Windows lançado recentemente. 

O gráfico abaixo mostra com detalhes o software os serviços no novo mundo do Windows 8:

Serviço

Windows 8

Windows Phone

Web/HTML 5

(live.com)

API (dev.
live.com)

Versões anteriores

Conta

Conta da Microsoft

Conta da Microsoft

Account.live.com

OAUTH

Windows Live ID, Passaporte

Armazenamento/
Documentos

Aplicativo do SkyDrive, SkyDrive Desktop

Aplicativo do SkyDrive, aplicativo do Office

SkyDrive.com

REST, JSON

FolderShare, Live Mesh, Windows Live Mesh

Email

Aplicativo Email

Aplicativo Email

Hotmail.com

EAS

Windows Live Mail, Outlook Express

Calendário

Aplicativo Calendário

Aplicativo Calendário

Calendar.live.com

EAS, REST

Windows Live Mail, Calendário do Windows

Contatos

Aplicativo de Pessoas

Aplicativo de Pessoas

People.live.com

EAS, REST

Contatos do Windows

Mensagens

Aplicativo de Mensagens

Aplicativo de Mensagens

Integrado no Hotmail e no SkyDrive

XMPP

MSN Messenger

Fotos/ Vídeos

Aplicativo Fotos, Galeria de Fotos, Movie Maker

Aplicativo Fotos, Álbum de fotos do celular

Photos.live.com

REST, JSON (pelo SkyDrive)

Galeria de Fotos do Windows Live, Windows Live Movie Maker

Nas próximas semanas, compartilharemos mais informações sobre nosso software e nossos serviços individuais abrangendo o PC, o celular e a web e entraremos em detalhes sobre a conta da Microsoft, os serviços em nuvem, SkyDrive, Hotmail, Messenger, além do nosso futuro trabalho com o Skype. Por enquanto, você pode começar a usar nossos aplicativos e serviços no Windows 8 Consumer Preview, no Windows Phone, na web com o Hotmail ou SkyDrive, ou em outros dispositivos.

--Chris Jones