Nesta postagem, queremos atualizá-lo sobre o Media Center e o Windows 8, mais especificamente, sobre como vamos garantir que o Windows 8 ofereça suporte completo aos recursos do Media Center como ocorre no Windows 7. Levamos os comentários sobre a manutenção da funcionalidade muito a sério e compreendemos claramente o que muitos de vocês disseram sobre o valor do Media Center para filmes, TV pela Internet, TV aberta, mídia óptica, música, fotos e todos os outros cenários que abrange atualmente. Muitos nos disseram em comentários e emails que, desde que o recurso esteja disponível de alguma maneira, está tudo bem. Esta postagem é como responderemos a isso e continuaremos a oferecer suporte ao Media Center por mais um ciclo de vida de produto. Esta postagem foi escrita por Bernardo Caldas, do Windows Business Group, com a ajuda de Linda Averett, que lidera o gerenciamento de programas para a equipe de Experiência do desenvolvedor.
--Steven

Se você viu nossa postagem recente sobre as edições do Windows 8, já sabe que o Windows Media Center estará disponível no Windows 8. Talvez você também tenha notado que o Windows Media Center foi incluído no Windows 8 Consumer Preview. O Media Center sempre foi assunto em muitos debates e comentários nesses fóruns, bem como em emails. Hoje, gostaríamos de compartilhar mais detalhes sobre nosso plano e as motivações subjacentes.

Primeiro, vamos voltar atrás e falar sobre as experiência com mídia em geral. O Windows 8 fornecerá uma experiência de entretenimento de áudio e vídeo de nível internacional. Nosso foco é fornecer uma plataforma de áudio e vídeo abrangente para que os desenvolvedores criem aplicativos diferenciados e atraentes. A plataforma de desenvolvedor do Windows 8 conterá uma grande variedade de formatos de mídia padrão do setor, além do Internet Explorer 10, que dá suporte à plataforma da Web HTML5 padrão. Também incluirá um conjunto de decodificadores (mostrado na tabela abaixo) e nova funcionalidade de desenvolvedor para fornecer essas modernas experiências com mídia.

Os aplicativos estilo Metro poderão usar qualquer decodificador incluído no Windows. Esses decodificadores serão otimizados quanto ao desempenho, confiabilidade do sistema e duração da bateria e abrangerão todos os cenários atuais de reprodução para conteúdo, como vídeo do YouTube, vídeo do Netflix, áudio/vídeo da Amazon, streaming/navegação na Web H.264, vídeo do Hulu, vídeo MP4, vídeo AVCHD de camcorders, vídeo Ultraviolet e marcação de vídeo HTML5. Os aplicativos em estilo Metro também poderão incluir decodificadores (como FLAC, MKV, OGG, etc.) em seus pacotes de aplicativos para uso nos aplicativos.

 

Vídeo

Áudio

 

Decodificadores

H.264

VC-1/WMV

MP4 Pt 2

DD+ (não disco)

AAC

WMA

MP3

PCM

 

Contêiner de formato

AVI

MPEG-2 TS

MP4

ASF

M4A

ASF

MP3

WAV

No processo de criação de uma plataforma robusta, também avaliamos quais experiências de reprodução de mídia predefinidas queremos fornecer. O panorama das mídias mudou significativamente desde o lançamento do Windows 7. Nossa pesquisa com usuários e dados de telemetria nos mostra que a maior parte do consumo de vídeos em PC e outros dispositivos móveis vem de recursos online como YouTube, Hulu, Netflix ou qualquer outro serviço de vídeo online e para download disponíveis. Na verdade, o consumo de filmes online nos Estados Unidos ultrapassará o de vídeo físico em 2012, segundo essa pesquisa recente da IHS Screen Digest.

No PC, esses recursos online estão crescendo muito mais rapidamente do que o consumo de DVD e TV aberta, que estão em franco declínio (independente de como é feita a medição — usuários exclusivos, minutos, percentual de recursos, etc.). Em termos globais, as vendas de DVD caíram significativamente a cada ano e o Blu-ray também está perdendo a vez nos PCs. Assistir à TV aberta em PCs, embora seja muito importante para alguns de vocês, também apresenta declínio contínuo. Esses cenários de reprodução de mídia tradicionais, mídia óptica e TV aberta requerem um conjunto especializado de decodificadores (e hardware) que têm um custo significativo relativos aos direitos autorais. Com esses decodificadores integrados à maioria das edições do Windows 7, o setor enfrentou esses custos amplamente, independente da inclusão ou não de uma unidade óptica ou sintonizador de TV em um determinado dispositivo.

Nossos parceiros compartilharam preocupações evidentes sobre os custos do licenciamento de decodificadores para reprodução de mídia tradicional, especialmente com o Windows 8 permitindo uma variedade de fatores forma sem precedente. O Windows superou essas preocupações no passado limitando a disponibilidade dessas experiências para edições de "mídia" ou “premium” especializadas. Ao mesmo tempo, também ouvimos os comentários de clientes e parceiros que levaram ao alinhamento de nossas edições do Windows 8 muito mais simplificadas.

Dado o panorama sempre em transformação, o custo de licenciamento de decodificadores e a importância de um plano de edição objetivo, decidimos disponibilizar o Windows Media Center para os clientes do Windows 8 através do painel de controle Adicionar recursos ao Windows 8 (conhecido anteriormente como Windows Anytime Upgrade). Isso garante que os clientes interessados no Media Center tenham uma maneira conveniente de obtê-lo. O Windows Media Player continuará disponível em todas as edições, mas sem o suporte à reprodução de DVD. Para reprodução de discos ópticos em novos dispositivos com Windows 8, vamos depender das diversas soluções de qualidade no mercado, que fornecem ótima experiência tanto para DVD quanto Blu-ray.

Ofereceremos duas maneiras de adquirir o Windows Media Center:

Ponto inicial
OEM pré-instalado, instalação limpa ou atualização

            

 

Atualização de usuário final
Aquisição e instalação através da opção Adicionar recursos ao Windows 8

            

 

Ponto final

Windows 8 Pro

Windows 8 Media Center Pack

Windows 8 Pro
com Media Center

            

 

 

 

 

Windows 8

Windows 8 Pro Pack

O Windows 8 Pro foi criado para ajudar aos apaixonados por tecnologia a obterem um amplo conjunto de tecnologias Windows 8. Com a aquisição do Windows 8 Media Center Pack ou do Windows 8 Pro Pack, você obtém o Media Center, com reprodução de DVD (no Media Center, não no Media Player), reprodução e gravação de TV aberta (DBV-T/S, ISDB-S/T, DMBH e ATSC), e reprodução de arquivo VOB. Os preços desses pacotes, bem como as versões de varejo do Windows 8, serão anunciados em uma data mais próxima do lançamento. Para fornecer uma ideia dos preços do Media Center Pack, eles estarão alinhados aos custos marginais.

Estamos muito empolgados com o futuro de entretenimento no Windows. Esperamos que você tenha tido a oportunidade de experimentar alguns dos novos aplicativos de mídia estilo Metro do Windows 8, como o aplicativo de vídeo e música. Esses aplicativos incorporam as características que tornam o Windows 8 uma excelente opção tanto para usuários finais quanto desenvolvedores e estão incluídos na instalação do Consumer Preview, garantindo uma ótima experiência de reprodução de mídia local no Windows 8. Há muito mais por vir, conforme os desenvolvedores adotarem a potência da plataforma do Windows 8 para o deleite dos apaixonados por mídia ao redor do mundo!

--Bernardo e Linda