Uma das funcionalidades intrínsecas do Windows 8 é a possibilidade de usar várias contas em qualquer PC. Com esse recurso, se torna muito mais fácil para os pais usarem ferramentas que protegem seus filhos contra conteúdo indesejado na Internet, como acharem necessário. Também é uma ótima maneira para cada membro da família manter sua própria identidade online, quando todos compartilham um PC. A Microsoft é líder na criação de ferramentas que ajudam a proteger um ambiente de computação para todos os usuários e especialmente para os pais. No Windows 8, melhoramos de forma considerável os serviços e recursos de segurança disponíveis para a família. Phil Sohn, gerente sênior líder de programas da Proteção para a família descreve como os recursos da Proteção para a família funcionarão no Windows 8.
--Steven

Hoje em dia, as crianças crescem online. Elas usam o computador para fazer o dever de casa, jogar, falar com os amigos e acessar toda a gama de informações da Web. Com o computador, as crianças têm acesso a muitas experiências positivas. No entanto, os pais enfrentam desafios para monitorar o que seus filhos veem online, as pessoas que conhecem e as informações que compartilham.

Nós da Microsoft queremos ajudar os pais a criar um ambiente de computação saudável para seus filhos. Incentivamos os pais a conversar com seus filhos sobre segurança online e estabelecer regras para o uso do computador. A Microsoft e vários órgãos de segurança também recomendam a instalação do computador da família em um cômodo de uso comum da casa, para que os pais possam observar o que os filhos estão fazendo e ter uma ideia melhor de suas atividades online. Cuidados como esses são importantes, mas pode ser difícil aplicá-los se a casa tem vários PCs e se seus filhos usam laptops e tablets. Além disso, observar o que um adolescente está fazendo pode ser constrangedor tanto para os pais quanto para os filhos.

Uma Internet mais segura está a um clique de distância

No Windows 8, você pode monitorar o que seus filhos estão fazendo, onde quer que eles usem o PC. Só o que você precisa fazer é criar uma conta de usuário do Windows para cada filho, selecionar a opção para ativar a Proteção para a família e consultar os relatórios semanais que descrevem como seus filhos estão usando o PC. Não é preciso baixar, instalar nem configurar nada. É só marcar a caixa de seleção!

Captura de tela da página de criação de uma conta de usuário com a opção Proteção para a família selecionada

A abordagem "monitorar primeiro"

No passado, muitas das soluções de software do setor para a segurança da família (incluindo a Microsoft) focavam na filtragem da Web e em outras restrições baseadas no software. Isso resultava em processos mais complexos de configuração e um constante fluxo de solicitações de aprovação dos pais, que acabavam se tornando difíceis de gerenciar. Como resultado, muitos pais acabavam abandonando os produtos de proteção para a família e voltavam ao método de supervisão pessoal, uma tática que foi se tornando menos eficaz, com o aumento da mobilidade dos computadores.

Com o Windows 8, você pode adotar a abordagem "monitorar primeiro", obtendo relatórios informativos sobre a atividade de cada usuário da sua casa. Como já foi comentado aqui no blog, entrar no Windows 8 com uma conta da Microsoft torna o processo de configuração muito mais simples: basta criar uma conta de usuário para cada filho e selecionar a opção para ativar a Proteção para a família. Você receberá um email de boas vindas e, posteriormente, relatórios semanais por email com o resumo das atividades dos seus filhos no computador. Esperamos que os relatórios de atividade sejam uma ótima ferramenta para você ensinar seus filhos a usar o computador com responsabilidade. E, é claro, você também poderá adicionar restrições facilmente, clicando em um link no relatório de atividade. Com a simplicidade dos relatórios de atividade, acreditamos que mais pais adotarão a Proteção para a família, resultando em um ambiente de computação mais seguro para as crianças.

Veja o exemplo de um relatório de atividades da Proteção para a família:

Captura de tela de um exemplo do relatório semanal de atividades mostrando os sites mais acessados, as pesquisas mais recentes, o tempo de utilização do PC, os aplicativos e jogos mais usados etc.

Tendo uma conta da Microsoft, você pode agir de qualquer lugar e em qualquer dispositivo, porque os relatórios são enviados diretamente para a caixa de entrada do seu email. Todas as alterações que você fizer nas configurações da Proteção para a família serão armazenadas na nuvem em familysafety.microsoft.com. Essas alterações serão aplicadas automaticamente em todos os PCs com Windows em que a Proteção para a família está ativa.

Contas padrão para crianças

Sempre recomendamos que os pais façam logon como administrador do computador para garantir que seus filhos tenham contas padrão individuais. No Windows 8, as contas criadas pelo administrador (o "pai/responsável") são definidas automaticamente como contas padrão. Essa abordagem oferece vários benefícios. Os filhos:

  • não poderão ter acesso ao email, às contas online e aos documentos dos pais etc.
  • podem personalizar suas próprias configurações sem afetar a conta dos pais
  • não poderão baixar malware ou outros arquivos duvidosos, porque o serviço de reputação de aplicativos do SmartScreen impedirá automaticamente

Para os pais que buscam mais controle

O relatório de atividades, ativado automaticamente na nova Proteção para a família, é a solução perfeita para a maioria dos pais. No entanto, se você quer ter mais controle, pode configurar restrições mais avançadas e personalizáveis diretamente dos links no email do relatório de atividades ou em familysafety.microsoft.com, conforme necessário. Além das restrições atualmente disponíveis no Windows 8, adicionamos novas opções no Windows 8, que incluem:

  • Filtragem da Web: Você pode escolher entre vários níveis de filtragem na Web.

Captura de tela da página de configurações de filtragem da Web, com opções desde "Somente lista de permissões" até "Aviso de conteúdo para adultos"

  • SafeSearch: Quando a filtragem da Web está ativa, o SafeSearch é mantido na configuração "Restrito" para mecanismos de pesquisa comuns, como Bing, Google e Yahoo. Esse recurso filtrará textos, imagens e vídeos com conteúdo para adultos nos resultados de pesquisa.
  • Limites de tempo: Com o Windows 8, agora você pode restringir o número de horas por dia que seu filho pode usar o PC. Por exemplo, você pode estabelecer um limite de uma hora nos dias de semana e duas horas nos fins de semana. Esse recurso é um complemento dos limites para a hora de dormir, disponíveis atualmente no Windows 7.
  • Windows Store: Os relatórios de atividade listam os downloads mais recentes na Windows Store, e você pode definir um nível de classificação de jogos, para prevenir que seus filhos vejam aplicativos na Windows Store que estejam acima de uma determinada classificação etária.
  • Restrições de aplicativos e jogos: Assim como no Windows 7, é possível bloquear aplicativos e jogos específicos ou estabelecer um nível apropriado de classificação de jogos.

Este breve vídeo mostra como a Proteção para a família funciona no Windows 8:


Baixe este vídeo para assistir no seu media player favorito:
MP4 de alta qualidade | MP4 de qualidade inferior

Experimente a Proteção para a família no Windows 8 Release Preview

Estamos sempre trabalhando para ajudá-lo a criar um ambiente de computação seguro e adequado para seus filhos, mas sabemos que isso tem significados diferentes para cada pai e responsável. Alguns pais preferem simplesmente vigiar os filhos. Outros preferem configurar restrições de software nas atividades dos filhos no computador. Achamos que a simplicidade e a eficiência da abordagem "monitorar primeiro", presente na Proteção para a família da Microsoft, atendem a ambos os estilos de cuidados com os filhos, e levarão a mais conversas em casa sobre segurança online e uma experiência de computação mais segura para as crianças, além de tranquilidade para os pais. Experimente esses recursos da Proteção para a família no Release Preview.

--Phil