Fornecendo o Windows 8 Release Preview

Criando o Windows 8

Nos bastidores com a equipe de engenharia do Windows

Fornecendo o Windows 8 Release Preview

  • Comments 0

Hoje, o Windows 8 Release Preview está disponível para download em 14 idiomas. Este é nosso último pré-lançamento e inclui o Windows 8, o Internet Explorer 10 e os novos aplicativos do Windows 8 para conexão com o Hotmail, SkyDrive e Messenger (e muito mais), e centenas de novos aplicativos atualizados na Windows Store. Desde nossa primeira versão de pré-lançamento em setembro passado, milhões de pessoas agora usam o produto pré-lançamento diariamente e muitas outras o têm experimentado conforme sua conveniência, totalizando muitas horas de testes. Valorizamos genuinamente os esforços que tantas pessoas empregaram nos testes de pré-lançamento e também agradecemos os comentários. Os comentários diretos e o feedback pelo uso contribuíram para centenas de alterações visíveis no produto e milhares de mudanças de bastidores.

Há apenas nove meses, iniciamos este blog como um diálogo sobre o design e o desenvolvimento do Windows 8. Falamos profundamente sobre a criação do Windows 8, incluindo recursos, designs e o histórico destes. Fizemos isso em mais de 70 postagens, totalizando mais de 500 páginas, se impressas, e 34 vídeos com mais de 90 minutos, tudo vindo diretamente dos engenheiros do produto. Tivemos cerca de 18.000 comentários de aproximadamente 7.000 pessoas. Mais de 170 engenheiros do Windows contribuíram para o diálogo, incluindo os mais de 200 comentários que publiquei (ainda que meus códigos tenham sido comentados por um leitor bastante ativo!). Claro que verificamos cuidadosamente a telemetria de milhões de apaixonados por tecnologia usando o produto a cada etapa.

O Windows é único dessa maneira. Nenhum outro produto usado por tantas pessoas oferece tal perspectiva interna das opções e do desenvolvimento do produto conforme sua evolução — e, às vezes, esquecemos que estamos falando de um produto ainda em desenvolvimento, mesmo enquanto estamos debatendo os designs e usando-o ativamente. As afirmações, os debates e mesmo as discordâncias têm um papel fundamental no desenvolvimento do Windows. Isso nunca foi tão verdadeiro, pois repensamos o Windows do chipset à experiência: o novo suporte a hardware, novos modelos de interação, novos cenários, novas APIs e muito mais estão presentes no Windows 8, enquanto levamos adiante e aprimoramos a maneira como o Windows 7 é usado em mais de 550 milhões de PCs ao redor do mundo. Em breve, veremos uma nova onda de PCs projetados para o Windows 8, juntamente com os novos aplicativos da nova plataforma do Windows 8.

A equipe tem o maior respeito e humildade pelas respostas no blog e histórias das postagens. Obrigado!

Nossa próxima etapa é tradicionalmente chamada de RTM (Release to Manufacturing), versão para fabricação, e de hoje até a RTM, continuaremos alterando o Windows 8, como fizemos nas últimas versões do Windows. Achamos que seria uma boa ideia descrever os tipos de comentário a partir dos quais atuamos, enquanto milhares de pessoas baixam e usam o Windows 8 Release Preview.

De hoje até a RTM, nosso foco está em continuar a manter o nível de qualidade mais alto do que no Windows 7 em todas as medidas em que nos concentramos, incluindo confiabilidade ao longo do tempo, segurança para o núcleo, compatibilidade de PC, software e periféricos, e utilização de recursos. Dependeremos muito da telemetria integrada ao produto, da instalação ao uso, para nos informar sobre a experiência real ao longo do tempo do Release Preview. Além disso, monitoramos cuidadosamente nossos fóruns quanto a relatórios reproduzíveis relativos à compatibilidade do PC, software e periféricos. Analisaremos em detalhes todos os aspectos do Windows 8 ao concluirmos o trabalho com o produto, mas queremos destacar o seguinte:

  • Instalação – Temos uma telemetria significativa no processo de instalação e também no de logon. Obviamente, se você não conseguir instalar o Windows 8 em hipótese alguma, isso será algo de grande interesse para nós, assim como as atualizações do Windows 7. Observe que os detalhes sobre os requisitos e cuidados de instalação podem ser encontrados na página de download.
  • Segurança e privacidade – Obviamente, qualquer vulnerabilidade é algo que gostaríamos de solucionar. Usaremos os mesmos critérios para resolver esses problemas que qualquer produto no mercado.
  • Confiabilidade e capacidade de resposta – Monitoramos os relatórios de "falhas" para problemas com impacto sobre muitas pessoas. Isso poderia ser provocado pelo código do Windows, por drivers da Microsoft ou de terceiros ou aplicativos de terceiros. As informações sobre falhas são transmitidas "em tempo real" para a Microsoft e as analisamos com muito cuidado. Também temos muitos novos dados surgindo com centenas de novos aplicativos na Windows Store.
  • Instalação e compatibilidade de dispositivo – Ao baixar um driver do Windows Update ou instalar um driver pelo programa de instalação do fabricante, coletamos dados sobre esse download através da ID do programa Plug and Play (PnP). Vimos milhões de IDs exclusivas do PnP pelo Consumer Preview. Também recebemos IDs de dispositivos que falham em localizar drivers. Estamos atualizando constantemente o serviço Plug and Play na Web com ponteiros para informar sobre cada dispositivo (disponibilidade do driver, instruções, etc.). Monitoramos ativamente o uso dos modos de compatibilidade necessários quando a primeira instalação de um produto baseado no Windows 7 não é bem-sucedida.
  • Compatibilidade de software – Similar à compatibilidade de dispositivo, também monitoramos o processo de instalação de software e observamos os programas que não são instalados com sucesso. Novamente, temos o mecanismo para ajudar a levar isso adiante e/ou introduzir a compatibilidade na etapa de RTM. Aqui também, monitoramos ativamente o uso dos modos de compatibilidade necessários quando a primeira instalação de um produto baseado no Windows 7 não é bem-sucedida. Testamos milhares de produtos comerciais complexos do mundo todo na preparação do Release Preview.
  • Serviço – Continuaremos testando o serviço do Windows 8, portanto, todos devem esperar a disponibilização de atualizações pelo Windows Update. Isso incluirá novos drivers e atualizações do Windows 8, alguns muito em breve, como parte de uma distribuição planejada. As atualizações de teste serão identificadas assim. É possível que algum problema significativo com novo código também seja corrigido. Todo esse esforço serve para validar o pipeline de serviço e para manter a qualidade do Release Preview.
  • Novo hardware – Talvez a categoria mais importante para possíveis correções venha da garantia de que trabalhamos com todos os novos hardwares fabricados, bem como do uso da compilação 8400. Nossos parceiros fabricantes de PC e hardware estão projetando novos PCs que incluem combinações de hardware que são novidades no que diz respeito ao mercado e ao sistema operacional. Estamos trabalhando em conjunto para garantir que o Windows 8 ofereça um ótimo suporte para esses novos PCs e hardware.

Na verdade, como alguns já notaram, o RP em si foi compilado há mais de uma semana (compilação 8400). Leva tempo para se concluir as compilações localizadas, validar as imagens e o processo de download, bem como aumentar a velocidade, tudo isso nos limites da rede para um evento de download bastante significativo.

O caminho para a RTM é bem definido e essencial para a aterrissagem cuidadosa e de alta qualidade do Windows 8 para nossos parceiros fabricantes de PC. As alterações feitas no produto do RP para a RTM foram todas cuidadosamente consideradas e deliberadas, incluindo algumas mudanças de recurso específicas que planejamos fazer na experiência do usuário (como mencionamos nas postagens anteriores). Isso faz parte da rotina das etapas finais do lançamento de um produto complexo como o Windows no mercado. Ao longo desse processo, cada alteração no código é analisada por várias pessoas na equipe de desenvolvimento e teste e muitas outras equipes. Temos muitos engenheiros alterando cada trecho do código. Sempre dizemos que lançar um grande produto significa "fazer tudo com mais calma". Neste momento, estamos pensando com cuidado cada alteração feita e garantindo que nossa qualidade seja maior do que nunca ao avançarmos em direção à RTM. O produto estará concluído quando for carregado nos novos PCs ou estiver amplamente disponível para compra.

A própria RTM é uma fase de desenvolvimento de produto e não apenas um período de tempo. Continuamos a distribuir o Windows 8 em mais de 100 idiomas diferentes e estamos preparando os produtos finais para diversos mercados ao redor do mundo. Quando esse processo for concluído, não faremos mais alterações no código e estaremos oficialmente oferecendo os "serviços" do Windows 8. Isso significa que qualquer alteração subsequente será fornecida como correção (artigos no KB) ou manutenção posterior pelo Windows Update. Obviamente, nossa capacidade de fornecer correções pelo Windows Update alterou substancialmente a versão para fabricação, assim, não é descabido esperar atualizações logo após o produto ser concluído, como ocorreu com o Windows 7. Não há surpresas aqui, mas ter certeza de que os leitores deste blog sabem o que está por vir.

Uma vez que tenhamos entrado na etapa de RTM, nossos parceiros começarão a fazer suas imagens finais e a fabricar PCs e os fornecedores de hardware e software estarão com o suporte ao Windows 8 e os novos produtos prontos. Também começaremos a fabricar caixas de varejo para remessas ao redor do mundo. Também continuaremos a trabalhar com nossos clientes empresariais ao garantir a disponibilidade dos produtos e ferramentas de licença de volume.

Lembre-se, se você comprar um novo PC executando o Windows 7 hoje, com o ótimo suporte de nossos parceiros de PC, estará pronto para o Windows 8.

Fornecer o Windows 8 com a mais alta qualidade é o critério mais importante para nós neste momento — qualidade em todos os aspectos. O processo de RTM foi criado para ser deliberado e manter a integridade geral de engenharia do sistema. 

Por fim, nossos parceiros determinarão quando seus PCs estarão disponíveis no mercado. Se os comentários e a telemetria do Windows 8 e do Windows RT corresponderem às expectativas, entraremos nas fases finais do processo de RTM em cerca de 2 meses. Se tivermos sucesso nisso, estaremos seguindo nossa meta compartilhada de ter PCs com Windows 8 e Windows RT disponíveis para as férias.

Em nome da equipe do Windows,

Steven Sinofsky

OBS: Não deixe de verificar a página de download para obter os requisitos do sistema, as notas de versão, as instruções de atualização e outros detalhes sobre como instalar e usar o Release Preview.