Criando o aplicativo Email

Criando o Windows 8

Nos bastidores com a equipe de engenharia do Windows

Criando o aplicativo Email

  • Comments 0

Centenas de milhares de pessoas estão usando o "App Preview" do Email diariamente desde o lançamento do Windows 8 Release Preview. Também o estamos atualizando ao longo do tempo na nova Windows Store com mais novidades planejadas. Nesta postagem, veremos os bastidores do aplicativo Email e falaremos sobre design e recursos, especialmente em relação aos princípios do design estilo Metro. Esta não é a lista completa dos recursos do Email já existentes ou que serão adicionados e, basicamente, trata de design e integração com Windows 8. A postagem foi escrita por Jeremy Epling, gerente geral de programas da equipe do Windows Live. Esta é a segunda de uma série de postagens sobre os novos aplicativos. --Steven


Quando começamos a planejar a experiência de email do Windows 8, nosso objetivo era criar um aplicativo que incorporasse os princípios do design estilo Metro. Ele precisava ser rápido e fluido, ser ótimo para toque, teclado e mouse, concentrar-se no conteúdo, fornecer os recursos certos no momento certo e atender às expectativas de email em dispositivos modernos. Como começamos do zero, tivemos a oportunidade de transferir as funções essenciais de um aplicativo de email, além de criar os recursos com novos olhos e aproveitar o que somente o Windows 8 tem a oferecer.

Como as pessoas usam email hoje

No início do nosso processo de design, realizamos uma pesquisa sobre como as pessoas usam email hoje. O email existe há décadas. Ele mudou muito e por isso temos nossas expectativas.

É comum ter várias contas de email. O usuário comum tem de duas a três contas de email. Uma de trabalho, uma pessoal e outra que pode ser usada basicamente para listas de endereçamento e cupons ou não é usada com frequência, como uma conta de uma escola que não se frequenta mais.

Recebemos muito email. Nossos dados mostram que as pessoa que consideramos usuários ocasionais de email recebem mais de 180 mensagens por semana, enquanto os usuários intensos recebem mais de 2.100 mensagens por semana. Esses números crescem conforme mais serviços são disponibilizados online e dão suporte a boletins informativos, cupons, recibos e outros tipos de mensagens de email. Precisamos facilitar o trabalho de verificar todo o email.

As pastas não são usadas com tanta frequência. Provavelmente, isso é uma surpresa para as pessoas que dependem muito de pastas, que é uma prática muito comum em ambientes empresariais e para adeptos. Em algumas empresas, os usuários têm até 50 pastas, enquanto que a maioria das pessoas que usa o Exchange e o Hotmail tem bem menos. O melhor para o Email era tornar as pastas fáceis de usar, mas não otimizar para mais de 50 pastas nem hierarquias muito aninhadas.

O email é em tempo real. Embora o email seja muito usado para comunicação assíncrona, na qual não se espera uma resposta imediata, cada vez mais, a expectativa é de uma resposta imediata em tempo real. Depois de se inscrever em um novo serviço, em geral, você é informado que receberá um email imediatamente. Esperamos ser notificados no momento em que chegar um novo email e a maioria das pessoas verifica o email com frequência no decorrer do dia ou o deixa em execução o dia inteiro para poder ver as mensagens assim que chegam.

As pessoas esperam consistência em experiências de telefones celulares. Muitas pessoas estão usando seus telefones junto com os PCs. Na verdade, elas estão usando os telefones para triagem, leitura e arquivamento de email (além de outras coisas). A importância da consistência entre a exibição de email do seu telefone e do PC nunca foi tão grande. O uso de protocolos padrão como o Exchange Active Sync conforme implementado no aplicativo Email é cada vez maior, especialmente porque esses protocolos permitem a sincronização de contatos e calendário, além do email (não se preocupe, em breve, haverá suporte a outros protocolos, como IMAP).

Levamos essas tendências em consideração como princípios básicos quando começamos a pensar em como as pessoas usariam o aplicativo Email para gerenciar seu email, escrever mensagens e permanecer atualizadas.

Gerenciando email

Contas e pastas

Uma das metas do design estilo Metro é destacar o conteúdo do aplicativo e tirar a ênfase dos comandos da interface do usuário ou de navegação que raramente se usa. Queremos que o aplicativo Email permita que você se concentre nos aspectos mais importantes de uso do email. A taxa de proporção de 16:9 do Windows 8 tornou possível para nós encaixar confortavelmente as peças essenciais de conteúdo que usamos todos os dias: contas, pastas, mensagens e um painel de leitura. Ela fornece a você uma maneira fácil de cuidar de todo o seu email sem alternar exibições e ainda parecer aberto. É uma alteração no modo como aparecia no Consumer Preview, onde mostrávamos apenas mensagens e um painel de leitura. Vimos que alternar contas e pastas não era uma ação muito rápida e fluida (e os comentários dos clientes confirmaram essa conclusão). Como as pastas e contas são peças essenciais do conteúdo que você precisa ver, atualizamos o design para mostrá-las no Release Preview.

O painel esquerdo contém lista de contas e lista de pastas para a conta selecionada (Hotmail). O painel central contém lista de mensagens. O painel direito mostra o conteúdo de mensagem selecionada e dos comandos Novo, Responder e Excluir.

Design de três painéis do aplicativo Email

Essas duas constatações nos levaram ao design de três painéis que você vê no Release Preview hoje. Esse design mostra as contas diferentes, por isso basta um toque para alternar entre eles. A contagem de não lidos em cada conta torna mais fácil ver se há novo email que você deve olhar na conta. O mesmo vale para as pastas. Embora a maioria dos usuários não tenha muitas pastas, é uma maneira importante de muitas pessoas usarem email, por isso tornamos mais fácil alternar rapidamente entre elas. Uma lista de pastas sempre presente é especialmente importante para as pessoas que usam regras de servidor para filtrar automaticamente o email em pastas específicas.

Comandos

Passamos muito tempo decidindo quais funcionalidades ou comandos estariam sempre visíveis no aplicativo para que a maioria das pessoas não ficasse distraída com comandos que nunca usam. Decidimos incluir comandos para as tarefas que cada pessoa usa quase sempre que inicia o Email: criar, responder e excluir mensagens. Todos os comandos de resposta são agrupados em um único nível superior quando executam uma função semelhante. Excluir está no canto, que também se alinha com o comando Cancelar durante a escrita de um email.

Algumas pessoas alteram o estado de emails lidos/não lidos ou movem emails com frequência, mas, para a maioria dos usuários, essa é uma tarefa realmente muito rara. Excluir, iniciar um novo email e responder email drasticamente obscurece essas tarefas comuns, por isso garantimos que esses comandos deviam sempre ficar visíveis. Os outros comandos são facilmente acessíveis pela barra de aplicativos na parte inferior da tela (pressionando as teclas Windows + Z ou passando o dedo a partir da borda inferior ou clicando com o botão direito do mouse para invocar a barra de aplicativos). Se você selecionar várias mensagens, imaginamos que provavelmente usará "Marcar como lida" ou "Mover", por isso ativamos a barra de aplicativos automaticamente para você.

Quatro mensagens selecionadas no painel central; a barra de aplicativos na parte inferior da tela tem comandos para: Move (Mover), Feedback (Comentários), Pin to Start (Fixar na tela inicial), Mark unread (Marcar como não lida), Sync (Sincronizar)

A barra de aplicativos automaticamente aparece quando você seleciona várias mensagens

Lista de mensagens

No Release Preview, também atualizamos a lista de mensagens para mostrar tantas mensagens quanto possível e para ajudá-lo a examinar seu email com maior rapidez. A lista de mensagens se estende da parte superior à parte inferior do aplicativo, não mostra uma visualização da mensagem e usa uma fonte menor do que a anterior. Com uma resolução de 1366 x 768, ela permite ver 14 mensagens, em vez das 8,5 que se podia ver no Consumer Preview. É um equilíbrio delicado para criar uma lista de mensagens com itens largos o suficiente para funcionar bem com o toque, mas que ainda forneça a densidade que muitos entusiastas esperam. Também adicionamos imagens do perfil à lista de mensagens, para que você possa rapidamente encontrar as mensagens das pessoas de que mais gosta, como amigos e familiares. Isso ajuda a dar vida à lista de mensagens e fornecer uma experiência mais pessoal. A imagem do perfil vem dos seus amigos em diferentes redes sociais que você conectou à conta da Microsoft.

Painel de leitura

O painel de leitura torna mais fácil e fluida a ação de alternar entre mensagens, para que não seja preciso fazer a transição de uma página inteira. O painel de leitura foi otimizado com 640 pixels de largura para poder caber em boletins informativos, recibos e outros emails comerciais sem mostrar uma barra de rolagem horizontal. Também descobrimos que, ao usar a nossa fonte de leitura padrão, os 640 pixels têm a largura ideal para ler uma linha do texto sem cansar a vista ou se perder no texto. Quando se recebe um email, restringimos o texto para se ajustar a esse comprimento de linha ideal, sempre que possível.

Existe uma imagem do perfil grande, por isso é fácil ver quem enviou a mensagem. A linha do assunto agora aparece em negrito para se destacar mais no painel de leitura, já que ela define o contexto da mensagem. Se você conhece o remetente ou outro destinatário da mensagem através de uma rede social que está conectada à sua conta da Microsoft, poderá tocar no nome dele para exibir sua página de perfil no aplicativo Pessoas. Ali, você pode ver o status mais recente dela, enviar-lhe uma mensagem instantânea etc.

Escrevendo email

A tela que você vê quando escreve um email é composta de dois painéis, lado a lado, para fornecer mais espaço para o texto da mensagem. O teclado de toque limita a quantidade de espaço vertical disponível, por isso não fazia sentido colocar Para, Cc e outras informações acima do corpo do email. Para dar mais espaço para o conteúdo, colocamos as linhas de Para e Cc em um painel e o assunto de o corpo em outro. Com isso, também agrupamos as informações de maneira lógica: todas as informações relacionadas ao endereçamento da mensagem fica em um grupo e o conteúdo, em outro. Os comandos de formatação são ocultos por padrão e fornecem mais espaço para escrever o email.

Email sendo escrito de Jeremy Epling para Dave Lindsay. Assunto: O que você vai fazer neste fim de semana? O teclado aparece na parte inferior da tela.

Escrevendo um email

Embora a formatação não seja usada com frequência em email, é essencial quando se precisa dela. Para tornar mais fácil formatar mensagens, o Email automaticamente mostra os comandos de formatação quando você seleciona texto no painel de mensagem. Depois de aplicar a formatação, os comandos desaparecem para dar mais foco ao que você está escrevendo. Nosso objetivo é fornecer os comandos certos no momento certo. Quando você seleciona texto, provavelmente é porque deseja copiá-lo ou formatá-lo, por isso essas opções aparecem automaticamente. Muitos atalhos do teclado de formatação com os quais você está acostumado no Outlook funcionam bem.

A palavra "movie" (filme) foi selecionada no corpo do email.  A barra de ferramentas de formatação aparece acima do teclado na tela. A barra de ferramentas possui botões para: Colar, Copiar, Fonte, Negrito, Itálico, Sublinhado, Cor da fonte, Realce, Emoticons, Mais.

Ao escrever um email, basta selecionar parte do texto que os comandos de formatação aparecem automaticamente acima do teclado.

Projetado para o Windows 8

Outra parte do design de um ótimo aplicativo estilo Metro é garantir que ele aproveite os aspectos exclusivos do Windows 8. O Email faz isso integrando-se fortemente ao sistema operacional para tornar mais fácil ações como compartilhar, imprimir e manter o email atualizado.

Ajustar

Muitas vezes, eu ajusto o Email ao lado de outro aplicativo (ou na área de trabalho) para poder ficar atento a ele enquanto faço outra coisa. Isso me permite ver instantaneamente quando chega um novo email e executar a ação necessária. Eu posso, excluir, mover ou responder diretamente do painel ajustado do Email e voltar rapidamente ao que estava fazendo. No Release Preview, você também pode alternar contas e pastas no estado ajustado para ficar atento a elas enquanto usa outro aplicativo. Com essas alterações, fica fácil manter a exibição ajustada do Email atualizada o dia inteiro.

Isso será realmente útil se você estiver redigindo um email longo e tiver de copiar e colar alguma coisa para ele de vários aplicativos. Você pode começar uma nova mensagem, ajustar o Email na lateral e, na parte principal da tela, alternar entre outros aplicativos para conseguir tudo de que precisa e diretamente colar isso na mensagem.

Um site no IE estilo Metro, com a lista de mensagens do Email ajustada na lateral

O Email ajustado na lateral do IE

Imprimir

A impressão ainda é uma necessidade comum (imprimir um ingresso, recibo ou cupom recebido por email) e algo que todo usuário do Windows espera que funcione. No Release Preview, basta selecionar o email que você deseja imprimir, abrir o botão Dispositivos e selecionar a impressora que você deseja usar.

O painel de impressão se sobrepõe à direita do aplicativo Email

Imprimindo no Email

Compartilhar

O Email integra-se ao contrato de Compartilhamento para que você possa facilmente compartilhar com o Email de qualquer aplicativo. Em geral, você não quer enviar alguma coisa para sua rede social inteira. Na verdade, você quer enviar um link, algumas fotos ou o resultado de jogo apenas para alguns amigos. O Email fornece uma ótima compartilhar de forma direcionada e particular usando outros aplicativos com o botão Compartilhar. Se você sempre compartilha com o mesmo grupo de pessoas, o Windows se lembrará dele para facilitar o compartilhamento na próxima vez.

O painel Compartilhar se sobrepõe à direita no IE, com opções para compartilhar com dois contatos frequentes pelo aplicativo Email ou Pessoas

Abra o botão Compartilhar no IE e verá uma lista das pessoas com as quais compartilha normalmente usando o Email

O Email dá suporte ao compartilhamento de texto, links e imagens. Se o aplicativo fornecer uma URL pública, o Email automaticamente obterá a imagem, o título e a descrição da página da Web. Então, você poderá adicionar a mensagem e enviá-la aos seus amigos. A aparência e o comportamento do Email com o botão Compartilhar são semelhantes à ação de redigir uma nova mensagem no aplicativo, por isso, todos os atalhos de formatação do teclado também funcionarão, como CTRL+N para negrito.

A janela para redigir email se sobrepõe à direita do IE, contendo uma mensagem que compartilha um link para a página mostrada no IE.

Quando você compartilha de uma página da Web, pode enviar uma visualização no Email

Blocos dinâmicos

Sempre esperamos que os dispositivos modernos estejam atualizados com as últimas informações. O bloco dinâmico do Email faz isso passando pelas últimas cinco mensagens não lidas e não vistas. Isso permite que você saiba se surgiu algo novo desde a última vez que verificou o email.

Você também pode criar um bloco dinâmico secundário para qualquer pasta ou conta de email e fixá-lo na tela inicial para ver atualizações dinâmicas de novos emails apenas daquela pasta ou conta. Isso será muito útil se você usar regras do servidor para automaticamente mover o email para outra pasta.

Por exemplo, organizei a tela inicial com blocos dinâmicos separados de minha conta do Exchange e do Hotmail para poder ver facilmente se chegou novo email nessas contas.

Blocos dinâmicos para a caixa de entrada do Hotmail, caixa de entrada do Exchange, Calendário, Tempo, Notícias e Área de Trabalho

Você pode fixar os blocos dinâmicos na tela inicial para qualquer conta ou pasta de email

Também é possível colocar esses blocos dinâmicos secundários na tela de bloqueio para ficar mais fácil de ver se chegou novo email e em qual pasta, sem entrar no dispositivo.

A tela de bloqueio mostra a data e a hora atuais, um compromisso no calendário, o ícone do Exchange com nove mensagens novas, o ícone do Hotmail com uma mensagem nova.

A tela de bloqueio com novo email vale para o Exchange e o Hotmail

Para saber imediatamente quando um novo email chega, você pode ativar as notificações para cada conta, indo em Configurações e Contas.

Jeremy Epling / Filme hoje / Que hora nos encontramos?

Notificação de novo email

Obviamente, tudo isso é personalizável e, se você preferir, poderá reduzir a quantidade de informações que aparece nos blocos dinâmicos ou na tela de bloqueio. Você pode desativar os Blocos dinâmicos individualmente para cada pasta ou conta fixada. As notificações podem ser controladas para cada conta no botão Configurações e incluir um modo em suspensão com vários níveis de silêncio.

Sempre atualizado

Em um dispositivo moderno, esperamos que o email (e outras informações) estejam sempre atualizados. Também esperamos que nossos aplicativos usem a CPU e consumam a vida útil da bateria com parcimônia. O Email obtém esse equilíbrio usando as APIs de processamento em segundo plano incluídas no Windows 8. Elas permitem que o aplicativo Email seja suspenso, mas ainda ative o mecanismo de sincronização de email quando chega um novo email (push) ou quando um timer é disparado (sondagem). Colocamos o mecanismo de sincronização de email em um processo separado para que apenas a quantidade mínima de funcionalidade seja executada para mantê-lo atualizado e preserve a bateria. É isso que governa o bloco e as notificações do aplicativo Email.

O Email possui configurações específicas de conta, para que você possa escolher as definições mais apropriadas para cada conta do dispositivo. Por padrão, todas as contas baixarão o novo email "conforme os itens chegarem" (push), mas você pode configurar para que seja a cada 15 minutos, 30 minutos, 1 hora ou manualmente.

Queremos evitar o choque da fatura, por isso tentamos usar a quantidade mínima de dados necessária e ainda fornecer uma ótima experiência. Uma maneira de evitar o uso de dados descontrolado é baixar apenas as duas últimas semanas de email por padrão. Vimos que a maioria das pessoas só interage ativamente com as duas últimas semanas de email, por isso não baixamos todas as mensagens na sua conta de email de vários gigabytes a menos que você configure isso especificamente nessa conta. Isso também fornece um primeiro download muito mais rápido, para que você possa começar a manipular as mensagens com mais rapidez.

Painel de configuração sobrepondo o aplicativo Email. Opções para: nome da conta, frequência e quantidade de novo conteúdo a ser baixado, conteúdo a ser sincronizado (email, contatos, calendário), ativar/desativar o download automático de imagens, endereço de email, senha, domínio

Configurações padrão do Email para o Exchange

Se você estiver em uma rede limitada em que paga por MB de dados usados, o Email usará as novas APIs de rede do Windows 8 para detectar isso e só baixará os primeiros 20 KB do corpo de cada mensagem e sem anexos. Para a maioria das mensagens, isso basta. Se o email for maior, com um toque você pode baixar o resto de mensagem. Se a conexão for Wi-Fi, a mensagem inteira seja baixada por padrão.

O que está por vir

O email é um elemento importante da nova vida diária. Estamos sempre nos empenhando para melhorar o Email e incluir mais recursos no futuro. Hoje, estamos empolgados com a resposta do aplicativo e a primeira versão de pré-lançamento. Sabemos que as pessoas querem ter um ótimo aplicativo que atenda às suas atuais expectativas e, com base no uso, estamos providenciando isso no aplicativo Email do Windows 8.

Agradecemos os ótimos comentários; continuem enviando.

Jeremy Epling
Gerente geral de programas
Windows Mail