Criando o aplicativo Calendário do Windows 8

Criando o Windows 8

Nos bastidores com a equipe de engenharia do Windows

Criando o aplicativo Calendário do Windows 8

  • Comments 0

Esta postagem tem como base as publicações sobre o aplicativo Email e o aplicativo Contatos, além de detalhes sobre o aplicativo Calendário. Temos trabalhado arduamente para reunir esses aplicativos em um pacote completo de comunicações que se conecta aos serviços em nuvem mais importantes para você. Esta postagem descreve em detalhes a integração com o Windows 8, alguns dos recursos da versão de pré-lançamento atual e os recursos que estão por vir. Também falaremos um pouco sobre o histórico e as iterações de design. O autor desta postagem é Colin Anthony, gerente líder de programas da equipe do Windows Live. --Steven


Quando nos reunimos para criar o design do aplicativo Calendário do Windows 8, haviam muitos caminhos possíveis a serem seguidos. Como os calendários estão presentes na sociedade há muito tempo, e a diversidade dos clientes do Windows é muito grande, tivemos que nos perguntar: Quais são os atributos fundamentais para uma excelente experiência com calendários e como trazê-los para a realidade usando as funcionalidades avançadas exclusivas do Windows 8?

Basicamente, um calendário ideal deve ter as seguintes características:

  • Mostrar sua vida de forma clara. Você precisa ver claramente o que está acontecendo na sua vida, seja em casa, no trabalho ou na escola.
  • Fácil manuseio. O usuário precisa voltar e avançar no tempo com facilidade e eficiência. E precisa abrir eventos e compromissos com naturalidade.
  • Facilidade para adicionar novos itens. Há sempre algo novo aparecendo na sua vida. Com um bom calendário, você faz novos planejamentos com facilidade.
  • Está sempre pontual. Não adianta fazer planos, se você se atrasa! Sorriso
  • Esteja pronto para fazer mais. À medida que você fica mais ocupado, é mais complicado organizar um cronograma. O calendário deve lidar com todas as alterações na sua rotina, sem dificuldade.

Mostrando sua vida de forma clara

Uma das funções mais importantes de um calendário é a capacidade de responder às perguntas: "Quais são meus compromissos de hoje?" e "O que tenho para fazer agora?". Quando criamos o aplicativo Calendário, focamos na clareza, eliminando as distrações. Considerando todas as funcionalidades possíveis de um calendário digital, não foi fácil mantermos esse foco. A tentação de adicionar detalhes e extravagâncias era muito grande. Nesse momento, percebemos que os calendários de papel sempre foram bons em focar em apenas um objetivo. Eles simplesmente informam os dias e as informações que você escreveu neles.

Tendo isso em mente e os princípios de como deve ser um aplicativo estilo Metro ideal, nos comprometemos a simplificar a apresentação. O aplicativo se concentra no calendário e em seu conteúdo, acima de tudo.

Exibição de junho de 2012, feriados e compromissos mostrados em uma grade.

Um calendário sem distrações: sua agenda é o foco.

E, é claro que, um calendário fácil de ler só será útil se todas as suas informações estiverem disponíveis. O Calendário reúne tudo para apresentar uma visão mais completa da sua vida, seja para compromissos do trabalho, atividades familiares ou seu horário de aulas.

Reunião com clientes e voluntariado em azul; festa de formatura e cinema com a família mostrados na cor verde

Compromissos pessoais e do trabalho disponíveis em uma exibição unificada

Você tem controle total sobre como esses calendários aparecem no aplicativo. Por exemplo, se uma data tiver um significado especial para você, coloque-a em destaque mudando sua cor. Se você estiver saturado com a quantidade de aniversários mostrados na sua rede social favorita, oculte esses itens para ver tudo de forma mais clara.

Todos esses controles de personalização ficam devidamente ocultos em Configurações, para não distraírem você quando não forem necessários.

Opções: Exibir/ocultar calendário do Colin, azul; exibir/ocultar calendário de aniversários, verde-limão; exibir/ocultar calendário com poucos itens, azul-petróleo.

Ocultar as opções do Calendário usadas com menos frequências em Configurações permite o controle sem distrações.

Fácil manuseio

Outra função importante do calendário é a capacidade de voltar e avançar no tempo. Nossos objetivos principais eram:

  • Simplificar a ação de voltar e avançar no tempo
  • Tornar a alternância de exibições previsível
  • Facilitar a ação de abrir e exibir eventos existentes

Voltar e avançar no tempo

Já tínhamos algo claro desde o início: Queríamos um modelo simples, em que ação de avançar o levaria para o futuro, e a ação de voltar o levaria para o passado; uma forma direta de se deslocar no tempo. Eliminamos o clique em botões e controles adicionais.

Mas até mesmo nesse design simplificado, restou a questão do quanto o usuário desejaria avançar ou voltar em cada ação. Além das compensações na experiência do usuário, também precisávamos considerar as questões técnicas.

O ato de passar o dedo uma vez para avançar vários meses (dependendo da velocidade do gesto) seria uma forma natural e eficiente de dar grandes saltos no tempo. Mas havia o desafio de tornar o ponto de destino previsível. Ou seja, se você começasse em junho e quisesse ir para julho, poderia acabar parando em agosto, se passasse o dedo rápido demais. Se isso acontecesse muitas vezes, o usuário poderia sentir que não está no controle.

Além disso, como os limites entre meses são bem definidos entre julho e agosto, a precisão no gesto não é importante. Pense nisso em contraste com o movimento panorâmico em uma grade de fotos bidimensional, onde você precisa "aproximar" apenas até à área geral das fotos que está buscando.

Para evitar esses problemas, adotamos uma abordagem para você avançar de forma consistente um mês por vez, passando o dedo uma vez, pressionando a tecla page down no teclado ou clicando no botão Avançar. Esse processo torna a experiência do usuário muito mais previsível, com você no controle. Se você estiver em junho e quiser ir para agosto, basta clicar ou passar o dedo duas vezes. Só isso. Garantimos que você nunca passará do ponto pretendido.

Passando o dedo para pular de junho para julho ou agosto

Movimentos simples para frente são fáceis e previsíveis

Alternando exibições

A maioria dos usuários, quando usam o aplicativo, preferem ficar na mesma exibição a maior parte do tempo, dependendo do quão ocupadas suas agendas costumam ser. Os usuários com menos compromissos costumam preferir a exibição de Mês. Os usuários com agendas muito ocupadas tendem a preferir a exibição de Dia. Então, em vez de considerar a alternação de exibições como um comando de nível superior sempre visível, optamos por colocá-la na barra de aplicativos. Você pode exibir a barra de aplicativos no Windows 8 facilmente, clicando com o botão direito do mouse ou passando o dedo a partir da borda inferior, para ter acesso à alternância de exibições quando necessário, sem ser distraído por esse recurso no restante do tempo.

Porção da barra de aplicativos mostrada abaixo do calendário

Abra a barra de aplicativos para alternar entre as exibições com facilidade, quando necessário

Abrindo eventos individuais

Abrir eventos com facilidade é uma questão interessante, devido à tensão entre duas variáveis:

  • O aumento de cada evento (em altura e largura) facilita o acesso a eles com o mouse ou com seu dedo.
  • Com a diminuição dos eventos, é possível ver mais conteúdo de uma vez.

Gráfico mostrando a precisão do mouse e do toque no eixo X, o tamanho do evento no eixo Y e uma linha curva subindo para a direita.

Precisávamos encontrar uma solução para facilitar a seleção do destino e, ao mesmo tempo, mostrar conteúdo suficiente em cada exibição. Isso era especialmente importante na exibição de Mês, que apresenta as maiores limitações de espaço para cada dia. Com essas variáveis em mente, elaboramos os tamanhos dos eventos em um ponto ideal, onde cada exibição de Mês mostra, tipicamente, 2 eventos por dia (a média para a maioria dos usuários), mantendo quase 100% de precisão na seleção de destino com mouse e com toque. E, é claro, quando você tiver dias mais atarefados em casa, no trabalho ou na escola, poderá alternar para a exibição de Semana ou Dia, para visualizar todos os eventos necessários com a mesma alta precisão.

Facilitando a adição de novos planos

Na vida, novos eventos podem aparecer rapidamente, por isso nossa intenção era fazer com que a criação de eventos fosse sempre direta e disponível instantaneamente. Os calendários de papel são bastante diretos. Você identifica uma data, move sua mão até ela e começa a escrever. Tudo acontece com bastante naturalidade, e fazemos isso sem pensar muito, graças à simplicidade e à pureza no design do calendário de papel. De forma semelhante, é possível adicionar novos eventos ao Calendário no Windows 8 clicando ou tocando no dia ou na hora desejada.

Cursor do mouse no dia 12 de junho na exibição de Mês

Clicar para adicionar é como encostar a caneta no papel

Esse design; o uso da grade como superfície de comando principal, elimina a necessidade de qualquer outro botão para a execução dessa tarefa frequente. Tudo acontece na grade do calendário. Esse processo reforça o princípio do nosso design Metro: conteúdo em primeiro lugar. E permite uma experiência simples que não se trata apenas de grande consumo, mas também de criação simples e direta.

Você sempre pontual

Mesmo considerando tudo o que foi dito acima, um calendário só é útil se ajudar a manter sua pontualidade. Com esse objetivo, desenvolvemos o Calendário com uma gama de funcionalidades inteligentes para garantir que você não perca nenhum evento importante.

Notificações e lembretes

Na página completa de um evento, você pode definir qualquer horário de lembrete que desejar. No horário desejado, um pop-up leve será exibido para lembrar você.

notificação para buscar os filhos na escola às 17h na parte superior de um site em um navegador da Web

Notificações o avisam de eventos futuros

As notificações não bloqueiam sua tarefa atual. Eles não obrigam você a interagir. Com o uso do sistema interno de notificações no Windows 8, a notificação do Calendário simplesmente lembra você do evento e sai do seu campo de visão.

Além disso, assim como no Windows Phone, é possível ver informações sobre eventos futuros na tela de bloqueio e no bloco Iniciar:

"Café da manhã com Debbie, amanhã: às 8h" aparece no bloco Calendário e na tela inicial.

Ajuste o Calendário para ficar sempre visível

Se você estiver extremamente ocupado em um dia específico, poderá preferir que sua agenda completa fique visível o tempo todo. Com o recurso Ajustar, você pode ver seu calendário enquanto usa outros aplicativos.

Obviamente, o formato fino da exibição ajustada é um desafio de design para o Calendário. Algumas exibições, como a de Dia, se encaixam com naturalidade ao espaço mais condensado. Para que a exibição se ajuste, poderíamos simplesmente mostrar um dia, em vez de dois, e o modelo geral da exibição seria o mesmo. Problema solucionado.

Mas as exibições de Semana e Mês são mais desafiadoras. É mais difícil encaixar um mês ou uma semana inteira em uma área tão estreita, com alguma esperança de mostrar os títulos de cada evento. Além disso, queremos manter a previsibilidade no sistema evitando situações em que algumas exibições (como a exibição de Dia) pareçam a mesma quando ajustadas, mas outra exibições (Mês, Semana) pareçam totalmente diferentes em comparação com suas versões maiores.

Considerando nossos desafios e metas, desenvolvemos um modelo simples e consistente onde todas as exibições são representadas por uma única exibição ajustada. Essa exibição unificada mantém o contexto e o posicionamento das exibições maiores. (Ou seja, se você estiver na quarta-feira na exibição grande, continuará na quarta-feira ao passar para a exibição ajustada.) Ela também foi desenvolvida para proporcionar a mesma visibilidade com clareza e facilidade ao navegar: Todos os eventos de todos os seus calendários estão disponíveis em uma lista simples. Passe o dedo ou clique para a direita ou para a esquerda para voltar ou avançar no tempo.

O Calendário está ajustado do lado direito, e o navegador, na parte principal da tela, mostra a pesquisa no Bing por restaurantes no centro de Seattle

O Calendário na exibição ajustada permite que você se planeje e pesquise ao mesmo tempo

Pronto para fazer mais

Para finalizar, se fizemos um bom trabalho, cada vez mais clientes começarão a usar o Calendário para gerenciar porções maiores de suas vidas em casa e no trabalho. Considerando isso, o Calendário se torna mais útil à medida que sua utilização aumenta.

Exibição de Semana

Como seria esperado, a exibição de Semana é útil quando você tem um volume grande de compromissos e proporciona a clareza de que você precisa para uma determinada semana:

Semana de 10 a 16 de junho, com 1 a 3 compromissos por dia

A exibição de Semana apresenta uma visão geral de domingo a sábado

Exibição de dois dias

Também sabemos que há dias em que você está extremamente ocupado no trabalho, em casa ou na escola, ou em todos os três locais. Também queríamos um design que proporcionasse foco e precisão ainda maiores. Mas, ao mesmo tempo, não queríamos chegar ao ponto de criar uma "visão encapsulada" removendo contexto demais. Para manter o equilíbrio certo, desenvolvemos o Calendário com uma exibição de dois dias:

Hoje e amanhã mostrados lado a lado, com compromissos listados em uma grade que representa cada hora

A exibição de dois dias apresenta os detalhes mais importantes sobre hoje e amanhã

A exibição de dois dias é útil porque, para tomar decisões de gerenciamento de tempo hoje, muitas vezes você precisa saber o que vai acontecer amanhã. Além disso, essa exibição aproveita os recursos das telas widescreen modernas de hoje em dia, sem distrações e detalhes adicionais que só ocupam espaço. Assim como nas demais exibições, ela mostra apenas a grade de calendário e seus eventos. (E fica a dica: cada dia rola de forma independente, sem afetar o dia adjacente. Então, você pode ver os detalhes sobre hoje à noite e, ao mesmo tempo, ficar de olho no seu primeiro compromisso de amanhã.)

Fazendo mais com seus eventos

E, por último, sabemos que muitos clientes já usam seus calendários para receberem lembretes rápidos (ex: "Pagar a conta de telefone", "Reunião dos pais e professores ao meio-dia"). Como mencionamos antes, você pode clicar ou tocar em qualquer ponto do calendário, e basta digitar alguns detalhes, conforme necessário.

Além desses cenários típicos, criamos o Calendário para que você possa fazer mais à medida que suas necessidades mudam, porque profundidade e variedade são características fundamentais que tornam o calendário digital especial.

Por exemplo, você vai viajar com a família nas próximas férias. Além de poder adicionar a viagem ao calendário, você também pode adicionar todas as informações relacionadas à viagem diretamente no compromisso; como horários de voos, números de confirmação e itinerários de cada dia, sem pedaços de papel e mensagens soltas para você gerenciar. Está tudo lá. Você também pode enviar o evento aos outros membros da sua família diretamente do calendário, para que todos tenham as informações necessárias.

Em outro exemplo, no calendário da família, temos um compromisso recorrente que lista as responsabilidades de cada pessoa na limpeza da casa aos sábados. Seria entediante gerenciar isso em um calendário de papel, ou exigiria um calendário especial para essa finalidade. No entanto, uma página dedicada a cada evento do calendário possibilita esse nível de variedade em um único aplicativo.

Lista de tarefas de Colin e Lisa mostrada no corpo principal da página do evento, com a data e o horário no painel à esquerda

A página do evento oferece as opções de que você precisa para gerenciar sua vida

Esperamos que você goste do Calendário no Release Preview cada vez mais. Os comentários que recebemos durante o Consumer Preview foi extremamente valioso, e analisados com muito carinho. Obrigado! Estamos nos aproximando da versão final do Windows 8 e esperamos que você também aproveite as melhorias que estão por vir.

--Colin