O aplicativo Pessoas: o catálogo de endereços completo, pronto para a nuvem do Windows 8

Criando o Windows 8

Nos bastidores com a equipe de engenharia do Windows

O aplicativo Pessoas: o catálogo de endereços completo, pronto para a nuvem do Windows 8

  • Comments 0

Gerenciar "contatos" tem sido um desafio para muitos, especialmente devido ao aumento do número de lugares em que os contatos podem ser armazenados e do número de PCs e dispositivos que usamos para acessar esses contatos. Armazenar contatos na nuvem para facilitar a mobilidade e a conectividade é uma parte da solução. Com o Windows 8 e o novo aplicativo Pessoas, estamos dando um passo a frente em relação ao armazenamento na nuvem, conectando-o opcionalmente a outros aplicativos que você já usa. Isso reúne contatos de email e contatos de suas contas de serviço/sociais em um lugar fácil de acessar e de usar que é transferido entre os seus PCs com Windows 8 e o telefone. 

Nesta postagem, Jeff Kunins, um gerente de programa de grupo na equipe do Windows Live, detalha o aplicativo Pessoas. Esta é a primeira de uma série de postagens sobre novos aplicativos conectados a serviços que estão disponíveis no momento no App Preview. --Steven


Dispositivos modernos vêm com um catálogo de endereços ou lista de contatos porque as pessoas com quem nos comunicamos e com as quais compartilhamos são muito importantes em relação ao uso desses dispositivos. Email, mensagem de texto, chamadas de telefone e de vídeo, atualizações e comentários sociais – essas são apenas algumas das atividades que dependem de pessoas que fazemos com os telefones, PCs e tablets que usamos todos os dias. Com o Windows 8, decidimos atender a essa necessidade fundamental com um novo tipo de experiência de contato: o aplicativo Pessoas.

O aplicativo Pessoas no Windows 8 é uma modernidade em relação à lista de contatos simples do passado – ele é criado de acordo com a forma em que você se comunica hoje em dia, e ele se conecta aos serviços na nuvem que você já utiliza. O aplicativo Pessoas conecta suas contas de email e sociais, juntando todos os seus contatos (e as novidades sobre eles) em um lugar conveniente. Os usuários do Windows 8 Consumer Preview já usaram o aplicativo Pessoas milhões de vezes e receberam milhões de notificações sociais em seus blocos dinâmicos. Estamos orgulhosos com o entusiasmo inicial em relação à nossa abordagem, e gratos pelos comentários úteis de todos sobre como podemos aprimorar essa versão inicial. Pensamos que levaria um pouco mais de tempo para compartilharmos mais da nossa perspectiva sobre o moderno catálogo de endereços social, e como o nosso ponto-de-vista está direcionando a evolução do aplicativo Pessoas no Windows 8.

Dispositivos modernos como o Windows 8 e o Windows Phone requerem um catálogo de endereços que seja trabalhado em torno de quatro princípios:

  1. Completo e conectado – Todos os seus contatos pessoais e de trabalho estão lá, ao vivo com suas atividade sociais e fotos, permitindo que você interaja instantaneamente com eles. Sincronizações de dados de suas contas de email e sociais em vez de obter essa informação através de uma única importação. Além disso, você obtém um cartão de visitas unificado simples de cada pessoa, independentemente de quantas versões de suas informações de contato você possui em contas diferentes.
  2. Projetado para o Windows 8 – Em dispositivos modernos, o catálogo de endereços é uma parte essencial da experiência geral, portanto, é importante criá-lo com o sistema inteiro em mente. O aplicativo Pessoas segue os princípios de design estilo Metro, portanto, ele é rápido e fluido, e funciona junto com todos os seus outros aplicativos através dos contratos Share e Picker.
  3. Pronto para a nuvem – É possível fazer backup de seus contatos e configurações sem esforço, portanto, “eles apenas funcionam” quando você entra em um novo dispositivo ou inclusive na Web. E quando você fixa um contato em sua tela inicial, o bloco dinâmico se acende com notificações em tempo real sobre novas fotos, comentários e tweets.
  4. No controle – Você decide o que compartilhar com quem em sua casa, trabalho e redes sociais. E, obviamente, essas redes decidem quais informações são compartilhadas e conectadas, respeitando suas políticas e a privacidade do cliente.

Aqui está um vídeo curto ilustrando esses princípios do aplicativo Pessoas:


Baixe este vídeo para vê-lo no seu media player favorito:
MP4 de alta qualidade | MP4 de qualidade inferior

Completo e conectado

Já falamos anteriormente sobre como as pessoas devem conseguir conectar os serviços que já utilizam, sem a necessidade de mandar repetidos spams para seus amigos com contatos. Durante muitos anos, uma das principais formas de você obter dados de contatos em uma conta de email ou em uma rede social era importar seus contatos (e em alguns casos, importar e convidá-los novamente) de outra conta. Isso ainda acontece em com telefones celulares - quantas pessoas você conhece que atrasaram a compra de um novo telefone apenas para evitar o desconforto de “transferir” os contatos do telefone antigo para um novo?

Muitos de nós teve esse problema pelo menos parcialmente resolvido com os smart phones, que sincronizam nossas contas de email -mas isso deve funcionar para todos, com um lugar fácil para todos os nossos contatos e todas as nossas contas.

Sendo assim, o aplicativo Pessoas faz isso. Ele usa o Exchange ActiveSync, assim como as APIs seguras, baseadas em padrões (OAuth, REST, etc.) expostas por nossos parceiros como o Facebook, Twitter e LinkedIn para sincronizar uma cópia de sua lista de contados a partir da nuvem. Ele está sempre atualizado com novos amigos que você adiciona (e respeita as exclusões, caso você os exclua :-)), portanto, não tem o problema de uma frágil importação única.

  O painel Contas abre no aplicativo Pessoas, com opções para conectar à Microsoft, Exchange, Facebook, Google, LinkedIn ou Twitter

Conectando contas como o Facebook, Twitter e Exchange

Quando os seus contatos estão no aplicativo Pessoas, lhe oferecemos uma experiência belamente adaptada onde você pode ver e comentar sobre as atividades e fotos sociais deles, exibir os detalhes de seus contatos ou enviar uma mensagens para eles através de qualquer serviço que você e o contato tenham em comum. Se você estiver navegando no resumo de “Novidades” entre seus contatos e redes, ou apenas observando um contato específico, é fácil acompanhar e permanecer conectado.

As pessoas favoritas aparecem nos blocos maiores à esquerda, o resto da lista de contatos, aparece à direita.

O modo de exibição da lista de contatos principal possui blocos grandes de seus contatos favoritos

As letras de A a Z aparecem em blocos no aplicativo Pessoas

O “zoom semântico” do Windows 8 permite que você aperte o dedo para navegar em sua lista de contatos

 

O cartão de visitas de Omar Shahine possui comandos para enviar email, enviar mensagem (Messenger), mapear endereços, exibir o perfil (Google), junto com várias atualizações sociais de Omar.

    Observando um único contato, você obtém suas informações de contato e as novidades sobre ele

    O modo de exibição Novidades do aplicativo Pessoas mostra atualizações de vários contatos do Twitter, incluindo VentureBeat, Lot18 e TechmemeToque em “Novidades” para obter um resumo rápido de suas redes sociais

    Uma foto de um quadro de giz, com vários comentários sobre a foto.
Observar uma única atualização social permite que você veja todos os comentários e acrescente os seus

Um desafio que qualquer catálogo de endereços moderno como o aplicativo Pessoas precisa lidar são as duplicatas - todos tendemos a ser amigos e a ter informações de uma determinada pessoa em muitas contas diferentes. Por exemplo, tenho contatos de meu amigo Omar Shahine no Exchange e Hotmail, somos amigos no Facebook e colegas no LinkedIn e, obviamente, eu o sigo no Twitter.

O aplicativo Pessoas – assim como o Windows Phone e o Hotmail – detecta automaticamente que todos esses contatos são a mesma pessoa (meu amigo Omar), e os apresenta para mim como um único contato “vinculado” com todos os dados juntos em um lugar, em um bloco, etc. E, fundamentalmente, ele faz isso sem bagunçar com os dados de origem adjacentes.

Fazemos o melhor possível para “acertar” automaticamente, mas reconhecendo que não podemos ser perfeitos, queremos que os usuários possam editar e adicionar/remover seus próprios links. Já oferecemos isso no Hotmail e no Windows Phone, e adicionaremos essa funcionalidade na versão Windows 8 daqui a algum tempo.

Conectando várias contas e vinculando seus contatos duplicados, podemos criar um cartão de visitas para qualquer um em seu catálogo de endereços, independentemente de como você está conectado a eles. Portanto, com uma espiada, posso ver um resumo rápido e, em seguida, basta um clique para acessar as tarefas mais comuns – enviar um email, iniciar um chat, obter informações de um mapa, encontrar um número de telefone ou endereço, ou apenas navegar em suas atividades recentes.

Projetado para o Windows 8

Um segundo princípio que seguimos foi projetar o aplicativo para tirar vantagem da força do Windows 8. Ao contrário de outros sistemas, no Windows 8, os aplicativos podem se conectar a outros aplicativos e ao sistema operacional em si através de APIs que chamamos de contratos. Isso significa não somente que aplicativos internos como Mail e Messaging são alimentados pela lista de contatos do Pessoas – mas também os aplicativos que você instala em seu dispositivo do Windows 8.

Um dos destaques da tela inicial estilo Metro são todos os blocos cheios de atividades e que fornecem acesso de um toque aos aplicativos e ao conteúdo em que você está interessado. O aplicativo Pessoas tira vantagem do recurso blocos secundários, que permite que você tenha blocos adicionais que se vinculam automaticamente a essa parte do aplicativo subjacente. Portanto, quando fixo contatos como TechMeme, Top Chef, minha esposa e meu amigo Omar em minha tela inicial, basta apenas um toque para obter suas informações de contato e saber sobre suas atividades, e mais um toque para enviar email ou observar suas fotos mais recentes.

Modo de exibição Recortado da tela inicial com blocos para vários contatos, cada um mostrando uma foto de perfil. Techmeme possui um bloco que mostra um trecho de seu tweet mais recente.
Novo também desde o Consumer Preview é que o aplicativo Pessoas agora dá suporte ao contrato de Compartilhamento, permitindo que você poste no Facebook ou Twitter de qualquer aplicativo do Windows 8, incluindo o Internet Explorer. Portanto, apenas conectando suas contas ao aplicativo Pessoas, com alguns toques rápidos você pode compartilhar seu artigo mais recente favorito com seus amigos e seguidores.

O site de Obama Biden, com o botão Compartilhar sobreposto no lado direito da tela. O botão Compartilhar inclui opções para Postar no Facebook, ou compartilhar através dos aplicativos Pessoas ou Mail.

Site Engadget, com a interface do aplicativo Pessoas sobreposta no lado direito da tela.

Qualquer aplicativo do Windows 8 (como o IE) pode usar o botão Compartilhar para permitir que você poste no Facebook e no Twitter

Finalmente, outro grande recurso é o contrato People picker— com ele, qualquer aplicativo do Windows 8 pode agilizar tarefas simples como enviar um pacote a partir de um site ou enviar uma lista de amigos por email, permitindo que você selecione rapidamente os contatos no aplicativo Pessoas. E, ao contrário de uma API silenciosa, de acesso total, isso nunca acontece sem mostrar a experiência de usuário intermediada pelo sistema da qual você está no controle.

Lista de contatos com 3 contatos selecionados e os botões Adicionar ou Cancelar.

Tela Redigir no aplicativo Mail, com os 3 contatos adicionados na caixa Para:.

Qualquer aplicativo pode invocar o People Picker, permitindo que você escolha os contatos a serem usados

Pronto para a nuvem

Nenhum dos recursos de que falamos até agora seria possível se o aplicativo e seu dispositivo não estivessem prontos para a nuvem, portanto, podemos sincronizar os dados de várias contas e exibi-los no aplicativo. Mas se todos os seus dados e configurações fossem gerenciados somente pelo próprio aplicativo “cliente” (como um telefone celular ou aplicativo de email tradicional), você teria alguns problemas: (1) quando você faz a configuração em um dispositivo como o seu telefone, você teria que fazer tudo de novo quando tivesse um novo PC em casa ou no trabalho, (2) você não obteria nenhum dos benefícios dessa experiência unificada quando estivesse na máquina de uma outra pessoa apenas usando um navegador da Web, e (3) quando serviços como o Facebook ou LinkedIn desenvolvessem suas APIs, você teria que atualizar para uma nova versão do aplicativo para que tudo funcionasse direito novamente.

Nossa abordagem é usar sua conta da Microsoft e a nuvem para armazenar suas configurações em cache com segurança, para que quando você use um novo dispositivo ou até mesmo acesse sua lista de contatos na Web, as coisas “apenas funcionem” como você espera. Além disso, fazemos muitas chamadas à API para redes como Facebook e Twitter da nuvem, para que possamos frequentemente ajustar como essas APIs evoluem sem fazer com que todos atualizem para uma nova versão do aplicativo.

Um ótimo exemplo de como você se beneficia da nuvem é que o aplicativo Pessoas se lembra de sua conexão ao Facebook, Twitter e LinkedIn, independentemente do dispositivo em que você entrou. Mais de 50 milhões de pessoas já conectaram redes sociais à sua conta da Microsoft através do uso de recursos sociais do Windows 8, Windows Phone, Hotmail, Messenger e SkyDrive. Cada uma dessas pessoas, quando entra em um novo PC com Windows 8 pela primeira vez, terá automaticamente seu aplicativo Pessoas preenchido com seu catálogo de endereços completo, conectado, pronto para a nuvem.

Estar pronto para a nuvem significa não somente que você sempre possui uma cópia atualizada de sua lista de contatos em seu dispositivo, mas que o bloco do seu aplicativo Pessoas e os blocos de seus contatos fixados se iluminam automaticamente com as notificações mais recentes de suas redes sociais. Por exemplo, quando alguém comenta sobre as fotos que você acabou de postar, o bloco do aplicativo Pessoas (e a guia Notificações de “Eu” no próprio aplicativo) se animará com essa atualização e encorajará você a dar uma olhada. De forma semelhante, toda vez que um de seus contatos fixados faz algo novo, o bloco dele mostrará essa atividade.

4 blocos quadrados: Techmeme, Top Chef, Allrcipes.com, VentureBeat e um bloco retangular mais largo para Ann Wallace. Blocos quadrados mostram as atualizações de status mais recentes rolando da parte inferior. O bloco mais largo é estático, e mostra a atualização mais recente ao lado da foto de perfil.

No controle

Obviamente, respeitamos as políticas de cada fonte de dados com a qual nos conectamos – por exemplo, o aplicativo Pessoas, no momento, não sincroniza quaisquer dados do Exchange com a nuvem. Isso garante que os dados controlados pelas políticas de seu empregador não sejam nem temporariamente armazenados em cache em um data center de terceiro, embora isso também signifique que você tem que configurar suas contas do Exchange separadamente em cada dispositivo e que não é possível acessar a partir de contacts.live.com. Semelhantemente, o Facebook possui políticas diferentes para sincronizar endereços de email e números de telefone de contatos em aplicativos móveis específicos em relação a outros dispositivos e a Web. Portanto, para obter os contatos do Facebook em seu Windows Phone, você o conecta separadamente para disponibilizar esses dados adicionais no aplicativo Pessoas no Windows Phone. O Twitter também possui políticas inteligentes, específicas, sobre como os tweets são exibidos, o que é importante acertar.

Também reconhecemos que cada pessoa usa seu catálogo de endereços e as redes de forma ligeiramente diferentes. Portanto, você é colocado no controle do que quer compartilhar com qual rede e com quais indivíduos na rede. Por exemplo, quando se conecta ao Facebook, você pode decidir conectar apenas o catálogo de endereços, ou recursos adicionais como o sistema de mensagens instantâneas.

Avançando

Estamos ansiosos para ver a resposta inicial ao nosso ponto-de-vista de que os dispositivos modernos devem vir com um catálogo de endereços completo, conectado e pronto para a nuvem, do qual você está no controle. Esperamos que você goste dos acréscimos principais que conseguimos adicionar até agora desde o Consumer Preview, tal como o Zoom Semântico e a permissão para você compartilhar com pessoas que conhece no Facebook e no Twitter de qualquer aplicativo do Windows 8 que use o contrato de Compartilhamento.

--Jeff Kunins