Para terminar a nossa série de postagens sobre alguns dos novos aplicativos do Windows 8, vamos dar uma olhada no novo aplicativo Fotos. Com esse aplicativo, e com os princípios de design do estilo Metro, criamos um aplicativo que permite que você reúna as fotos de várias fontes diferentes, exiba-as e compartilhe-as. Brad Weed, um gerente de programas de grupo da equipe do Windows Live, é o autor desta postagem. --Steven

Nós tiramos muitas fotos que acabam ficando em vários lugares diferentes. Algumas estão nos nossos PCs, outras vão parar em serviços de compartilhamento de fotos como o Flickr ou o Facebook, e tantas outras ficam nos nossos telefones — às vezes, indefinidamente. A forma como e onde armazenamos e compartilhamos fotos mudou e continuará mudando à medida que tiramos mais fotos, compramos mais dispositivos e compartilhamos em mais lugares, com mais pessoas. O que nós precisamos é de um único local onde possamos ver, apreciar e compartilhar as fotos, revivendo e nos perdendo em cada um daqueles momentos. Tudo em um único lugar.

Todas as suas recordações reunidas em um só lugar

No Windows 8 Consumer Preview disponibilizamos um Pré-lançamento de aplicativos do Fotos, trazendo até você uma nova forma de apreciar ainda mais as suas fotos. Sabemos de todos os lugares que você tem que ir para ver as sua fotos, então decidimos reuni-las para você em um só lugar. Como você pode conectar sua conta da Microsoft a serviços como o Facebook e o Flickr, basta você entrar no Windows 8 com sua conta da Microsoft para ver todas as suas fotos e lembra-se daqueles momentos. É claro que o aplicativo Fotos funciona melhor com o nosso serviço SkyDrive. E, com o Windows Phone, você pode enviar fotos do seu celular para o SkyDrive. Isso faz com que o aplicativo Fotos do Windows 8 seja uma ótima maneira de mostrar suas fotos, sem precisar passar seu celular de mão em mão. Mesmo que você tenha tirado suas fotos com o celular, você poderá desfrutá-las no seu PC facilmente, na mesma velocidade que você as tira.

Conte belas histórias

Como o Windows 8 foi otimizado para uma orientação paisagem, também projetamos o aplicativo Fotos assim para que você tenha a melhor exibição para contar uma história.

Foto de duas crianças e foto de um casal, ambos no álbum de férias de verão.

Nossa exibição de narrativa mostra uma foto grande o suficiente para que você possa apreciá-la, mas pequena o bastante para que você possa ver mais de uma por vez. Se você quiser ver mais fotos juntas, basta pinçar para reduzir o zoom e ver a sua coleção no modo de exibição em miniatura.

29 fotos pequenas de uma família na férias de verão

Mas lembre-se: o modo de exibição em miniatura é mais do que ter todas suas fotos cortadas e exibidas em pequenos quadrados miniatura. Suas miniaturas serão exibidas da melhor forma para representar a orientação da foto.

E, é claro, que o melhor mesmo é ver uma foto inteira em toda a sua glória. Então, é evidente que você também pode ver uma única foto de cada vez.

Foto das crianças na praia

E se você não quiser ficar passando o dedo para ver uma ou mais fotos, inicie a apresentação de slides, relaxe e aproveite. Melhor ainda, use o botão Dispositivos do Windows 8 para passar sua apresentação de slides em sua TV ou em outro dispositivo de reprodução certificado para Windows. Sem dúvida, isso também vale para vídeos, então você também pode mostrar as sua últimas criações do Movie Maker dessa forma.

Um tablet passando fotos em uma TV widescreen.

Novas melhorias no Windows 8 Release Preview

Fotos de todos os seus dispositivos

Desde o Consumer Preview, viemos ouvindo os seus comentários e nos esforçando para realizar todas as melhorias necessárias. Muitos de vocês disseram que suas fotos não ficam guardadas em um serviço Web, que elas ficam em um PC em algum lugar da sua casa. E que este PC não está em um lugar de fácil acesso ou no qual você possa reunir vários convidados na frente do monitor para uma "apresentação". Sendo assim, resolvemos nos unir ao nossos colegas do SkyDrive para tornar tudo isso muito mais fácil. Agora, se você instalar o aplicativo de desktop do SkyDrive, você poderá optar por ter todas as suas fotos enviadas automaticamente e salvas no SkyDrive. Todos os PCs com o aplicativo de desktop do SkyDrive instalado aparecerão no aplicativo Fotos. Basta executar o aplicativo de desktop do SkyDrive nos PCs onde estão todas as suas fotos que o aplicativo Fotos conecta-se a esses PCs, de forma que você possa ter as suas fotos antigas junto com as novas. Em pouco tempo você estará revendo fotos que já tinha até esquecido que tinha.

4 fotos exibidas de um álbum armazenado em outro PC

Importe

Se preferir usar o seu novo PC com Windows 8 como o principal local para armazenar todas as suas fotos, também adicionamos o recurso de importação ao aplicativo Fotos.

Selecionando fotos e vídeos que serão importados de uma unidade USB.

Ao conectar sua câmera ao seu PC, basta selecionar o aplicativo Fotos como o seu importador que faremos o resto para você. Você não precisará de mais cabos, e a qualidade das suas fotos não será afetada. Se, após importar suas fotos, você não tiver tempo de organizá-las, não se preocupe. Todas as fotos poderão ser vistas por data. Assim é fácil navegar por grandes coleções de fotos.

Nova tela inicial

O aplicativo "Fotos" precisa dizer "fotos" com todas as letras (ou imagens), por isso adicionamos uma foto de uma borda à tela de fundo inicial do aplicativo. Quando você abrir o aplicativo Fotos pela primeira vez, haverá uma linda foto lá, mas você poderá alterá-la para qualquer foto que desejar, personalizando-o. Afinal, um PC é, por definição, um computador pessoal.

Imagem de tela de fundo de uma escultura metalizada contrastando com o céu azul. Nesta imagem encontram-se miniaturas que representam fotos adicionais na Biblioteca de Imagens, no SkyDrive, no Facebook e no computador da cozinha.

Compartilhando suas recordações

Todas os elaborados modos de exibição do aplicativo Fotos são muito úteis, especialmente para compartilhar ou imprimir suas fotos. Agora, quando você quiser selecionar sua foto favorita para ser sua tela de bloqueio do Windows 8 ou quando quiser compartilhar aquela foto perfeita usando o botão Compartilhar, você poderá pegar uma foto do Facebook, Flickr, SkyDrive ou qualquer PC com o aplicativo de desktop do SkyDrive instalado. Tudo isso usando o aplicativo Fotos com um seletor.

Selecionando fotos da Biblioteca de Imagens

Às vezes, enquanto você está simplesmente dando uma olhada nas fotos, você se depara com uma série de fotos que gostaria de compartilhar. Com o aplicativo Fotos é fácil selecionar um conjunto de fotos e usar o botão Compartilhar para compartilhá-las por email. E assim elas vão, seja como um simples anexo ou como o envio de um link para uma apresentação de slides hospedada no SkyDrive. O uso do SkyDrive permite que você envie muitas fotos sem ter que se preocupar com limites de tamanho de arquivo.

Aplicativo Fotos com o álbum férias de verão e uma janela de criação de mensagem de email aparecendo na metade direita da tela. A mensagem que está sendo criada contém miniaturas das imagens do álbum.

Ao longo dos anos, todos importamos, compartilhamos e salvamos fotos em uma grande variedade de cartões SD, discos rígidos e serviços de Internet. É muito raro voltamos para revermos estas recordações. Elas estão espalhadas em tantos lugarem que dá muito trabalho. O aplicativo Fotos permite que você veja a última que foto tirada com seu Windows Phone ou a primeiríssima foto que você tirou com sua primeira câmera digital. Tiramos muitas fotos e gravamos muitos vídeos durante a nossa vida, e esse número só tende a aumentar. O aplicativo Fotos não só traz suas recordações de volta — ele as coloca na palma da sua mão.

Continuem enviando seus comentários. Sabemos que ainda temos muito trabalho pela frente. Até lá, relaxe a divirta-se com as fotos que você esqueceu que tinha.

Brad Weed
Gerente de programas de grupo, Vídeos e Fotos do Windows


Baixe este vídeo para vê-lo no seu media player favorito:
MP4 de alta qualidade | MP4 de qualidade inferior