Preparando-se para o lançamento dos aplicativos estilo Metro

Criando o Windows 8

Nos bastidores com a equipe de engenharia do Windows

Preparando-se para o lançamento dos aplicativos estilo Metro

  • Comments 0

Sabemos que muitas pessoas estão ansiosas para a RTM. Os desenvolvedores que estão trabalhando nos aplicativos da Loja no momento estão bastante ansiosos. Temos centenas de aplicativos na Windows Store e teremos muito mais em breve. Há um amplo conjunto de desenvolvedores em todo o mundo com quem trabalhamos estreitamente desde o primeiro Developer Preview. A plataforma do WinRT está evoluindo rapidamente durante o desenvolvimento baseado em comentários, de forma que temos a dupla tarefa de manter a Loja ativa e funcionando para que seja possível fornecer aplicativos a milhões de usuários do Preview enquanto nos preparamos para a próxima versão. Isso significa que se alterarmos ou adicionarmos APIs ou aprimorarmos as ferramentas, os aplicativos serão alterados e precisarão de um sistema operacional atualizado para testar e verificar o aplicativo. É por esse motivo que fornecemos versões atualizadas aos desenvolvedores que têm o compromisso de adquirir aplicativos na Loja por meio de fortes parcerias. 

Esta postagem explica o trabalho que tem sido feito desde setembro para manter os desenvolvedores atualizados com as APIs e ferramentas para que os aplicativos possam ficar atualizados. Fazemos isso até mesmo depois do Release Preview para garantir que os novos aplicativos estejam prontos para funcionar depois de atingir ampla disponibilidade. A postagem foi escrita por Dennis Flanagan, que lidera nossa equipe de expansão de ecossistemas.  --Steven


Conforme nos aproximamos do lançamento do Windows 8, o catálogo dos aplicativos estilo Metro continua crescendo. Até agora, as pessoas experimentaram aplicativos que a Microsoft incluiu na versão baixada e os que são oferecidos na Loja desde o lançamento do Consumer Preview e do Release Preview. Muitos desses aplicativos são ótimos exemplos de experiências imersivas no estilo Metro que priorizam o toque. No entanto, como as versões do Windows em que são executados, esses aplicativos são versões de apresentação dos aplicativos que estão por vir. As versões finais de todos os aplicativos estilo Metro estarão disponíveis quando o Windows 8 estiver amplamente disponível.

Ano passado, começamos a trabalhar estreitamente com a comunidade de desenvolvedores lançando as primeiras versões de ferramentas e da plataforma do Windows 8. Decidimos envolver os desenvolvedores antes no processo de engenharia para podermos ajudá-los a criar habilidades no desenvolvimento do aplicativo estilo Metro, bem como oferecer a oportunidade de influenciar a plataforma por meio de comentários. Desde setembro de 2011, lançamos 8 versões de apresentação para desenvolvedores. Algumas dessas versões ficaram disponíveis a um público limitado de desenvolvedores. Algumas foram distribuídas amplamente. Todas essas versões tiveram metas semelhantes:

  • Oferecer novas funcionalidades e APIs
  • Atualizar ferramentas para simplificar o desenvolvimento de aplicativos estilo Metro
  • Aprimorar o desempenho e a confiabilidade do sistema
  • Responder aos comentários dos desenvolvedores

Lançamos nossa primeira versão Developer Preview na conferência //build em Anaheim. Essa versão apresentou aos desenvolvedores os modelos de programação, ferramentas e plataforma do Windows 8. A plataforma do WinRT incluiu novas APIs e nós usamos a conferência para apresentar centenas de sessões técnicas e amostras, a fim de oferecer aos desenvolvedores uma compreensão básica da plataforma. Muitos desenvolvedores se envolveram diretamente no trabalho de criação de aplicativos estilo Metro, produziram alguns resultados impressionantes e nos forneceram comentários úteis e recomendações sobre como aprimorar a plataforma e as ferramentas.

Deixamos claro que o primeiro Developer Preview ("DP1") foi uma versão inicial do código e tivemos muito trabalho para concluir o Windows 8. A DP4 e a DP5, lançadas em janeiro e fevereiro deste ano, foram direcionadas a desenvolvedores que desejavam ser os primeiros a publicar aplicativos na Windows Store. Quando lançamos o Consumer Preview em fevereiro de 2012, adicionamos quase mil novas APIs do WinRT e modificamos centenas de outras APIs com base nos comentários dos desenvolvedores.

Para obter uma descrição detalhada das alterações feitas entre o //build e o Consumer Preview, verifique estas postagens em nosso Blog do desenvolvedor de aplicativos:

Em abril e maio desse ano, lançamos a DP6 e a DP7, que permitiram que os desenvolvedores preparassem seus aplicativos para o Release Preview. No entanto, em estreita colaboração com a comunidade de desenvolvedores, continuamos desenvolvendo a plataforma em resposta aos seus comentários. Quando lançamos o Release Preview, adicionamos 334 APIs e continuamos alterando APIs existentes para atender aos comentários.

Um exemplo de alteração que fizemos no Release Preview (RP) com base em comentários de desenvolvedores é o HTML Controle de ListView (no WinJS). Essa foi uma área em que muitos desenvolvedores tiveram dificuldades. Por isso, fizemos uma revisão completa para facilitar o trabalho e permitir um maior grau de ajuste do desempenho.

Também fizemos diversas melhorias nos recursos de desenvolvedores, como os modelos no Visual Studio. Adicionamos novos modelos que facilitam que os desenvolvedores iniciem um novo projeto e tenham um ótimo aplicativo funcionando em pouquíssimo tempo.

As Ferramentas de design foram outra área de enfoque para melhorias. O Metro é uma experiência voltada para o design, o que significa que a interface de usuário do aplicativo é uma das principais formas de os desenvolvedores terem seus aplicativos reconhecidos e diferenciados. Tivemos bastante trabalho para facilitar ao máximo para os desenvolvedores integrarem todos os novos conceitos do design estilo Metro em seus aplicativos.

Para obter uma visão geral completa das alterações entre o CP e RP, consulte O que mudou para os desenvolvedores de aplicativos desde o Consumer Preview.

Nossa próxima etapa principal é a versão para fabricação (RTM). Quando o código atingir essa etapa, a plataforma estará concluída para disponibilidade geral (GA) e, dessa forma, não teremos atualizações intermediárias para desenvolvedores.

Quando os desenvolvedores obtiverem a versão RTM, eles continuarão aprimorando os recursos, as funcionalidades e o desempenho de seus aplicativos. Alguns dos aplicativos que você já viu terão a aparência e o desempenho diferentes quando você baixar a versão final lançada. Há também muitos aplicativos em desenvolvimento que ainda não foram lançados na Loja. Muitos desses desenvolvedores estão aguardando o RTM para dar os retoques finais em seus aplicativos.

A versão do Windows 8 será uma etapa importante para os desenvolvedores de aplicativos, mas esse é apenas o começo. Um grande benefício da Windows Store interna e do mecanismo de atualização é que eles oferecem aos desenvolvedores a oportunidade de ganhar uma ampla distribuição de novos aplicativos e aprimoram continuamente os aplicativos já lançados. Conforme a comunidade de desenvolvedores evolui, esperamos que os desenvolvedores de aplicativos aproveitem isso e forneçam atualizações regulares de aplicativos.

-- Dennis