Usando seus comentários para fazer o Narrador funcionar melhor com toque

Criando o Windows 8

Nos bastidores com a equipe de engenharia do Windows

Usando seus comentários para fazer o Narrador funcionar melhor com toque

  • Comments 0

Um pouco antes de lançarmos o Windows 8 Consumer Preview em fevereiro, fizemos uma postagem de blog sobre nosso trabalho para tornar o Windows 8 mais acessível para pessoas com deficiência. Isso inclui nosso trabalho sobre o Narrador, que permite aos clientes cegos usar o Windows 8 em telas sensíveis ao toque. Esse trabalho continuou a evoluir no Release Preview, e também se aprimorará, conforme avançarmos para a versão final do Windows 8. Esta postagem detalha parte do trabalho que fizemos para aprimorar o Narrador em um PC habilitado para toque. Esta postagem foi escrita por Doug Kirschner de nossa equipe de acessibilidade. –Steven


Primeiro, gostaríamos de agradecer a todas as pessoas que nos enviaram comentários; houve muita reação positiva — as pessoas estão animadas porque as telas sensíveis ao toque do Windows 8 incluirão suporte à leitura de tela básica por padrão. Recebemos uma grande quantidade de comentários construtivos sobre coisas que poderíamos fazer para tornar o Narrador melhor em telas sensíveis ao toque e mais fácil de usar na Web. Nós ouvimos. Suas sugestões, combinadas com sugestões de teste de usabilidade com usuários portadores de deficiências visuais aqui na Microsoft, resultaram em algumas alterações importantes que achamos que você realmente vai gostar.

Ouvindo a comunidade de acessibilidade

Quando a compilação Developer Preview foi lançada, aproveitamos a oportunidade de coletar o máximo de comentários possível sobre o Narrador de muitas pessoas que necessitam de ferramentas de assistência visual. Para começar, trabalhamos com a comunidade de pessoas dentro da Microsoft (temos sorte de ter uma comunidade significativa e organizada que está engajada na acessibilidade de todos os produtos Microsoft) para instalar o Windows 8 e nos mandar suas impressões, e fizemos eventos de acessibilidade internos onde as pessoas poderiam vir e experimentar por si mesmas. Também fizemos estudos de usabilidade, onde convidamos as pessoas para o campus da Microsoft, a fim de experimentar o Narrador em uma tela sensível ao toque e realizar tarefas comuns para ver onde poderíamos melhorar. Milhões de vocês baixaram os Developer e Consumer Previews, e muitos experimentaram o Narrador e nos enviaram ótimos comentários. Fizemos o acompanhamento com inúmeras pessoas que nos contactaram via @BuildWindows8. Por último, participamos da conferência CSUN de tecnologia e pessoas com deficiências, onde tivemos a sorte de sentarmos com cada pessoa enquanto ela experimentava o Windows 8 Consumer Preview pela primeira vez em telas sensíveis ao toque.

Houve alguns cenários principais que quisemos validar. Em particular, queríamos ter certeza de que os usuários de tela sensível ao toque poderiam começar a usar o Narrador em um PC novo, imediatamente. Isso inclui localizar e instalar aplicativos acessíveis na Loja, e realizar tarefas básicas do dia-a-dia como enviar email, ler páginas da Web e ouvir música. A excitação em torno do trabalho que fizemos até o momento foi arrebatadora e gratificante, mas ficou claro que ainda tínhamos trabalho a fazer para tornar o Narrador sensível ao toque ainda melhor.

Graças a todos os seus comentários construtivos, identificamos as áreas principais que aprimoramos para o Release Preview:

  • Capacidade de resposta: Ouvimos que o Narrador em telas sensíveis ao toque não tinha capacidade de resposta suficiente.
  • Gestos: Algumas pessoas tinham dificuldade com os gestos do Narrador, particularmente alguns dos gestos mais complicados com vários dedos.
  • Exploração do aplicativo: Encontrar elementos específicos na tela (por exemplo, encontrar blocos na tela inicial) poderia ser difícil para pessoas que ainda não estão familiarizadas com o aplicativo ou interface do usuário específica.
  • Navegação na Web: Os comandos disponíveis no Consumer Preview não eram suficientemente extensivos para algumas páginas da Web.

Trabalhamos muito em cada uma dessas áreas para o Release Preview, e ainda estamos trabalhando em algumas áreas para a versão final do Windows 8. Gostaríamos de compartilhar com você algumas das melhorias que já podem ser experimentadas hoje no Release Preview.


Baixe este vídeo para vê-lo no seu media player favorito:
MP4 de alta qualidade | MP4 de qualidade inferior

Tornar o Narrador mais responsivo ao toque

Algumas pessoas que ouvimos achavam que o toque do Narrador não tinha boa capacidade de resposta. Ouvimos várias versões desse comentário de que o Narrador era lento, que o Narrador às vezes não respondia, ou que as pessoas apenas se sentiam desconectadas ou desorientadas — mas a causa principal do problema era a mesma. Ao tocar a tela, você espera uma resposta rápida. Encontramos dois cenários comuns onde esse problema ocorreu:

  • Exploração com um único dedo: Quando as pessoas tinham que encontrar um item na tela, arrastando um dedo, observamos que elas frequentemente passavam pelo item que estavam procurando, pois moviam seus dedos muito rapidamente, geralmente antes de o Narrador ter uma chance de começar a ler o item.
  • Resposta de gesto: Algumas pessoas ficavam confusas, se o seu gesto tinha sido bem sucedido, e tentavam repetir o gesto várias vezes, embora a primeira tentativa já tivesse sido bem sucedida. O problema era que havia um atraso entre o tempo que o Narrador reconhecia o gesto e quando ele fornecia a resposta falada. Às vezes, também não ficava claro pela resposta se o Narrador tinha feito o que o usuário queria, ou estava apenas lendo algo semelhante mas não relacionado.

Em cada caso, o retângulo azul de realce visual que se move para qualquer lugar que o Narrador está lendo no momento era rápido para saltar para o item apropriado, indicando que o Narrador tinha registrado o movimento do usuário e estava respondendo apropriadamente. Entretanto, o problema era no processo da fala em si. A síntese TTS (conversão de texto em fala) é rápida, mas mesmo em altas velocidades, leva um tempo para o sistema ler a resposta de volta; além disso, houve um tempo cognitivo adicional para processar o idioma e entender o que eles estavam ouvindo. Para complicar as coisas, o tempo de resposta da fala variava muito, dependendo do contexto, o que tornava difícil para o usuário discernir se o gesto pretendido era o que o Narrador reconhecia. Cada um desses pequenos atrasos somava; as pessoas ignoravam totalmente os itens ou repetiam gestos bem sucedidos, pensando que sua primeira tentativa não tinha sido bem sucedida.

Indicações de áudio

Para usuários com visão normal, mesmo que uma ação leve alguns milissegundos a mais para ser concluída, indicações visuais, tais como realçar um botão ou animar um submenu ajudam a indicar imediatamente que o sistema está respondendo. Essas indicações não são somente esteticamente agradáveis, mas também funcionalmente importantes para compreender como os seus toques estão influenciando o sistema em tempo real.

Conforme entramos nos detalhes dos comentários sobre capacidade de resposta, percebemos que o Narrador poderia tornar o uso de indicações visuais mais eficaz. No Release Preview, começamos a adicionar indicações sonoras; cada gesto agora tem um som associado que é reproduzido quando o gesto é realizado. Essas indicações foram projetadas para ser rápidas, curtas e facilmente distinguíveis, permitindo que você reconheça instantaneamente se o seu gesto foi bem sucedido e se a sua ação foi realizada. Aqui estão alguns exemplos:

  • Mover para o próximo item reproduz um “tique”.
  • Ativar reproduz um “clique”.
  • Rolar reproduz um som de deslizamento.
  • Selecionar reproduz um “baque”.
  • Erros do Narrador reproduzem um som de “blupe” que é facilmente distinguível do "dingue" de erro do sistema.
  • Explore a tela com um único dedo e o Narrador faz um tique com cada novo item em que você toca, para que você saiba se passou por um item muito rapidamente para ouvir o que era.

Nós nos divertimos muito planejando e implementando esses sons!

Tornando as interações mais fáceis

O próximo passo foi ajustar o modelo de interação de toque do Narrador. Algumas pessoas nos disseram que acharam difícil usar gestos com vários dedos. Em particular, vimos as pessoas terem dificuldades para passar dois dedos para ir para o próximo item e o anterior, e ainda mais para passar quatro dedos para rolar. Também observamos pessoas disparando acidentalmente as listas de comandos (comandos de item disponíveis, janela de pesquisa, etc.), o que consequentemente fazia com que elas perdessem seu contexto em um aplicativo.

Em resposta, facilitamos a interação com o Narrador sensível ao toque. O sistema agora é mais magnânimo, com um modelo de gestos mais simples que é mais fácil de lembrar. Toques e movimentos com um único dedo agora realizam a maioria das tarefas comuns no Narrador. O modelo de interação revisado é mais fácil de realizar, e ele agrupa gestos de forma mais lógica, de maneira que as listas de comandos e as janelas não surjam instantaneamente quando você está tentando realizar um gesto não relacionado.

A tabela abaixo destaca o novo modelo de interação:

Gesto de toque

Comando

Tocar ou arrastar

Ler item abaixo do dedo

Toque duplo
OU

Segure com um dedo e toque em qualquer lugar com um segundo

Fazer a ação principal

Toque triplo
OU
Segure com um dedo e dê um toque duplo com um segundo

Fazer a ação secundária

Movimento para a direita ou esquerda

Mover para o item anterior/próximo

Movimento para cima ou para baixo

Alterar o incremento do movimento

Segure com um dedo e toque com dois dedos adicionais

Começar a arrastar ou opções principais extras

Toque com dois dedos

Parar de falar

Passagem de dois dedos

Rolar

Toque com três dedos

Mostrar/ocultar a janela de configurações do Narrador

Passagem de três dedos para cima

Ler janela atual

Passagem de três dedos para baixo

Ler local atual no texto

Passar três dedos para a esquerda ou direita

Tabulação para frente e para trás

Toque com quatro dedos

Mostrar comandos para o item atual

Toque duplo com quatro dedos

Alternar modo de pesquisa

Toque triplo com quatro dedos

Mostrar lista de comandos do Narrador

Passagem de quatro dedos para cima ou para baixo

Habilitar/desabilitar zoom semântico
(o zoom semântico fornece um modo de exibição semântico de alto nível de grandes blocos de conteúdo)

Aprimorando o modelo de exploração do Narrador

Conforme coletamos comentários das pessoas que estavam usando o Developer Preview, revisamos o modelo de exploração no Narrador. Uma das coisas que ouvimos claramente era que as pessoas queriam uma forma fácil de encontrar todos os controles na tela como botões, rótulos, campos de texto, itens de lista etc. sem ter que ficar tocando manualmente a tela inteira. Um usuário que era cego fez a analogia de que quando ele entra em um quarto de hotel, sua primeira tarefa é andar pelo quarto e localizar a porta, guarda-roupa, camas e banheiro para entender o layout do quarto antes de fazer qualquer outra coisa. Semelhantemente, ao explorar um novo aplicativo, os usuários querem saber o que há na tela antes de decidir o que fazer em seguida.

Uma das formas em que tornamos todos os elementos acessíveis na tela no Developer Preview era usar gestos de passagem de dedo horizontais para se mover entre itens em um contêiner, e gestos de passagem de dedo verticais para se mover para dentro e para fora dos contêineres. Esse era um modelo poderoso — você poderia encontrar todos os itens acessíveis na tela — e era uma representação verdadeira de como a interface de usuário gráfica é construída. Entretanto, ele não era intuitivo. Ter que navegar para dentro e para fora de contêineres tornava difícil descobrir todos os elementos interessantes na tela.

Alterando nosso modo de cursor padrão

Em resposta aos comentários, fizemos algumas alterações na forma em que a navegação funciona por padrão no Release Preview. Os gestos de navegação, que agora são movimentos para a esquerda e para a direita com um único dedo, fazem com que você se mova por todos os itens da tela. Você não precisa mais saber como a interface de usuário é construída para navegá-la; tudo o que você precisa fazer é movimentar para ir para os próximos itens e os anteriores, e o Narrador o apresenta uma ordem linear dos itens importantes na tela.

Isso permite que você aprenda passo a passo sobre todos os itens interessantes de um aplicativo, e interaja com qualquer item. Se você quiser apenas ouvir todos os itens de um aplicativo sem movimentar a cada vez, passe o dedo para cima com três dedos e o Narrador lerá todos eles em ordem, sem parar.

(Observação: Esse é o novo modo de navegação padrão, que permite que você explore aplicativos, movimentando para a esquerda e para a direita para encontrar todos os itens interessantes. Se você preferir a forma antiga de se movimentar manualmente através de várias camadas de interface do usuário, você pode alterar o modo de movimentação do cursor do Narrador para “Avançado” nas configurações do Narrador).

Aprimorando a navegação da Web

No Windows 8, o Narrador tornou mais fácil a leitura da Web. Seus vários recursos otimizados para leitura da Web, tal como o comando “iniciar leitura”, que lê seções contínuas de páginas da Web sem parar, e o modo de pesquisa, que fornece uma lista de vários tipos de controles em uma página. Depois que lançamos as compilações do Developer e Consumer Preview, ouvimos dos usuários que embora esses recursos fossem úteis, eles não permitiam que eles realizassem algumas tarefas comuns na Web, tais como varrer rapidamente manchetes de notícias, fazer uma pesquisa rápida ou verificar cotações de ações.

Portanto, revisitamos esse recurso, e conforme entramos mais em detalhes e obtivemos um melhor entendimento desses cenários, descobrimos formas de aprimorá-los no Release Preview. Para a leitura de notícias em particular, ouvimos as pessoas dizerem que queriam saltar para vários pontos na página (por exemplo, títulos, links) e, em seguida, ser capaz de subsequentemente ler linha por linha e até mesmo letra por letra. Muitos usuários queriam que o Narrador fornecesse esse comandos para que eles navegassem na Web com mais precisão.

Em resposta, adicionamos o conceito de modos de exibição aos comandos de navegação do Narrador. Os novos modos de exibição estão disponíveis no modo de navegação padrão sempre que você está em uma página da Web ou em outra área de texto acessível, tal como o aplicativo de Email. O modo de exibição padrão Item move entre os itens na página, e funciona da mesma forma que a navegação de item no sistema. Mas para áreas de texto acessíveis, tais como páginas da Web ou Email, o Narrador agora dá suporte a sete modos de exibição adicionais:

  • Títulos
  • Links
  • Tabelas
  • Parágrafos
  • Linhas
  • Palavras
  • Caracteres

Você pode mudar facilmente o modo de exibição, movimentando para cima ou para baixo e, em seguida, movendo para a esquerda ou para a direita através dos itens nesse modo de exibição. Esses comandos também estão disponíveis com um teclado, usando Caps Lock + Teclas de seta.

Com os novos modos de exibição, a leitura da Web é muito mais poderosa no Release Preview. Os modos de exibição funcionam também com os outros comandos de leitura do Narrador. Por exemplo, se você encontrar um título de notícia interessante e quiser saber mais, passe o dedo para baixo com três dedos e o Narrador começará a ler todo o conteúdo da página até que você diga para ele parar.

Finalizando o trabalho

Esses exemplos representam parte do trabalho principal que fizemos em resposta aos comentários das pessoas que experimentaram o Narrador sensível ao toque no Developer Preview e no Consumer Preview. Fizemos muitas melhorias com base em seus comentários — incluindo a leitura de dicas de toque que ensinam a você como ativar itens, aprimorando a interface de usuário de configurações do Narrador para que seja mais fácil de usar com toque, e adicionando uma nova configuração que torne mais fácil digitar no teclado virtual. Embora acreditemos que o Narrador esteja completo nesse momento, ainda estamos corrigindo bugs e ajustando-o antes da conclusão do Windows 8.

Tem sido fantástico e humilhante ouvir de tantos vocês que tiveram a chance de experimentar o Narrador. Gostamos muito de trabalhar próximo aos usuários nos estudos sobre usabilidade, na conferência CSUN, e na comunidade da Microsoft. Graças aos ótimos comentários construtivos que recebemos, fizemos essas alterações importantes no Narrador para o Release Preview para torná-lo um recurso muito melhor.

Enquanto trabalhamos para lançar esse produto em breve, adoraríamos que você baixasse e instalasse o Release Preview por si mesmo e experimentasse o Narrador.

Observação: Os recursos de toque descritos neste blog requerem telas que dão suporte a pelo menos quatro pontos de contato. O hardware certificado para toque com Windows 8 atenderá universalmente a esse requisito, mas alguns hardwares atuais com Windows 7 podem não fazê-lo (consulte esta postagem para obter mais informações). Se você não possui uma tela sensível ao toque que dê suporte a quatro pontos de contato, ainda poderá executar o Narrador usando o teclado.

Obrigado!

-Doug Kirschner