Colaborando para oferecer PCs com o Windows RT

Criando o Windows 8

Nos bastidores com a equipe de engenharia do Windows

Colaborando para oferecer PCs com o Windows RT

  • Comments 0

Desde o RTM, em 1º de agosto, os fabricantes de PCs têm usado o software liberado para preparar novos PCs voltados para o Windows 8. Estamos todos muito empolgados com a inovação e a criatividade que chegarão ao mercado em outubro. A nossa colaboração com a engenharia tem sido melhor do que nunca, conforme trabalhamos para permitir um melhor desempenho, confiabilidade e vida útil da bateria aos novos PCs criados para o Windows 8. Também sabemos que muitos estão interessados em saber como ampliamos esse processo para uma nova geração de PCs criados na plataforma do ARM. Esta postagem detalha como temos colaborado com o desenvolvimento do Windows RT e dos novos PCs criados para o sistema operacional. Mike Angiulo, vice-presidente da nossa equipe de ecossistema e planejamento, escreveu esta postagem.
–Steven


O Windows 8 e o Windows RT atingiram a etapa de RTM e temos trabalhado muito na colaboração com os parceiros do ecossistema, incluindo os fabricantes de PCs, os parceiros do silício e outros fornecedores de componentes, a fim de atingirmos a alta qualidade em PCs com o Windows RT e Windows 8 que, acreditamos, todos vão adorar. Estamos muito empolgados com os designs que os parceiros fabricantes de PCs criaram tendo o Windows 8 e o Windows RT como base.

A enorme gama de designs baseados em AMD e Intel com Windows 8 dos nossos parceiros fabricantes de PCs continuará desafiando todos os limites com uma computação avançada e um design inovador. Você pode esperar de tudo, desde designs elegantes ultrafinos com vídeos de alta resolução impressionantes, passando por PCs tudo em um com um bonito design e grandes vídeos imersivos com toque, torres de alta potência com múltiplas placas gráficas e matrizes de armazenamento de alto desempenho. Além disso, essa ampla variedade de PCs permitirá combinações de preços e recursos que permitem a todos os clientes localizar um PC que atenda perfeitamente a suas necessidades e estilo de vida.

Estamos especialmente empolgados com os novos PCs com o Windows 8 x86 de baixo consumo de energia que usufruirão as inovações da plataforma SoC da Intel para oferecer uma experiência sempre ligada e conectada (conhecida como modo de espera conectado). Recentemente, a Lenovo anunciou o ThinkPad Tablet 2, que oferece uma combinação excelente dos novos recursos criados sobre o último processador ATOM® da Intel. Abordaremos os benefícios desse cenário mais à frente nesta postagem.

A Microsoft trabalhou muito nesse lançamento para oferecer as ferramentas e o suporte para contribuir com os novos PCs que são mais confiáveis, rápidos, utilizam menos recursos de sistema e aperfeiçoaram a capacidade dos softwares, se compararmos com os PCs com o Windows 7. Do mais novo Ultrabook™ até as estações de trabalho extensíveis e avançadas, todos os PCs com o Windows 8 estão a caminho.

O Windows RT dá início a uma nova era de PCs baseados em ARM, e estamos trabalhando com os nossos parceiros do silício e fabricantes de PCs para levar ao mercado um grande conjunto de inovações. Em uma postagem anterior, Criando o Windows para a arquitetura do processador ARM, nos concentramos em um trabalho de engenharia detalhado, necessário para criar o Windows RT. Gostaria agora de fazer uma atualização sobre os nossos esforços de colaboração com todo o ecossistema para levar ao mercado novos PCs com o Windows RT. Mas, antes disso, vamos recapitular rapidamente os pontos principais da postagem anterior: 

  • O Windows RT compartilha uma grande quantidade de códigos com o Windows 8 e foi desenvolvido e será vendido para o maior ecossistema computacional do mundo, do qual receberá suporte.
  • Atingimos a nossa meta de um Windows binário para todas as plataformas SoC para Windows RT da NVIDIA, Qualcomm e Texas Instruments, cada uma dais quais desenvolveu CPUs inovadoras para o ARM que forma a base de um sistema completo.
  • Fornecer PCs com o Windows RT é criar um novo sistema pela primeira vez: um ecossistema de PCs totalmente novo que proporciona aos fabricantes de PCs oportunidades de criar uma nova geração de PCs com novas funcionalidades, começando pelos processadores baseados no ARM.
  • Os PCs com o Windows RT têm um design industrial fino e leve, além de uma vida útil da bateria longa e qualidade integrada. Esses PCs foram todos projetados e fabricados especialmente para o Windows RT.
  • Os fabricantes de PCs oferecerão PCs com o Windows RT como produtos completos e integrados, que incluem hardware, firmware e software Windows RT. O software Windows RT não será vendido nem distribuído separado de um PC com o Windows RT, como se espera de um dispositivo eletrônico que depende de emparelhamentos exclusivos e integrados de hardware e software. Durante a vida útil do PC, o software fornecido terá serviço de manutenção e será aperfeiçoado.

Se você estiver acompanhando as novidades sobre o Windows RT, talvez já tenha visto o anúncio do Asus Tablet 600 (Windows RT) ou as notícias sobre o Surface RT™ da própria Microsoft. Além da Asus, temos o prazer de informar que haverá designs de PCs baseados no ARM da Dell, Lenovo e Samsung com o Windows RT.

Fique atento a mais detalhes, os fabricantes de PCs divulgarão seus produtos à medida que nos aproximarmos do lançamento do Windows 8 e do Windows RT. O que posso dizer é que a gama de fatores forma e periféricos que estão sendo desenvolvidos para atender às necessidades computacionais de cada cliente é única no setor.

“O tablet da Dell para Windows RT usufruirá as funcionalidades oferecidas pelo novo ecossistema para ajudar os clientes a realizar muito mais tanto no trabalho quanto em casa. Estamos felizes por sermos o parceiro estratégico da Microsoft e estamos ansiosos para compartilhar mais novidades em breve.”

- Sam Burd, vice-presidente, grupo de produtos de PCs da Dell

A exclusividade da nossa abordagem começa com uma nova maneira de trabalhar com todos os parceiros para projetar um PC, uma colaboração que reúne o melhor de todas as partes para oferecer experiências completas integradas e otimizadas desde o chipset até a experiência.

Também vale a pena descrever como a nossa colaboração com esses esforços para a criação de PCs tem sido diferente do que ocorreu com qualquer outra versão do Windows. A nossa colaboração com a engenharia nesses PCs com o Windows RT tem sido sólida. Colaboramos com fabricantes de PCs, parceiros do silício e operadores para na integração de serviços, hardware e software. Cada respectivo parceiro se comprometeu a compartilhar as iterações iniciais de seus produtos, fosse a placa de criação do SoC, compilações iniciais do Windows RT, firmware e drivers, ou centenas de amostras de hardware de PCs de pré-lançamento (como aqueles de vídeos e demonstrações iniciais). Os designs de produtos foram amoldados e revisados pelos nossos esforços conjuntos durante as fases de desenvolvimento e de testes. Consequentemente, todos esses PCs com o Windows RT terão manipulações com o toque rápidas e fluidas, longa vida útil da bateria, modo de espera conectado e apresentam designs bonitos, finos e leves. Tudo isso foi projetado para aproveitar ao máximo as funcionalidades do Windows RT.

Veja este instantâneo de um PC com o Windows RT de pré-lançamento real, mostrando um protótipo de engenharia muito inicial e a evolução para a sua forma atual.

Dois computadores laptop lado a lado

O Windows ajudou a atingir essas metas por meio do foco na otimização dos cenários principais. Juntos, esses cenários permitem um novo nível de desempenho e experiência móvel que não seria possível sem a colaboração com a engenharia e nova tecnologia. Vamos nos aprofundar em algumas especificações.

O modo de espera conectado é ter o seu PC sempre ligado e conectado no novo estado do modo de espera conectado sem usar excessivamente a bateria, de forma que você tenha acesso às suas informações importantes e atualizadas sempre que precisar delas. Quando o seu PC com o Windows RT não estiver em uso, ele passará a um novo modo de baixo consumo de energia que permite manter os seus dados atualizados sem que seja necessário carregar a bateria por dias. E, quando você precisar do seu sistema, ele será ligado em menos de um segundo com o toque de um botão, ou seja, uma experiência de telefone celular em um PC completo. Além disso, nos concentramos em um cenário de modelagem da energia do sistema totalmente agressivo que permitiu oferecer uma vida útil da bateria durante o dia todo, com dias no modo de espera conectado em designs finos e leves.

O gráfico a seguir mostra algumas variações de medidas que temos visto ao testar PCs nos estágios iniciais de produção quanto aos cenários de energia e modo de espera conectado.

As medidas são baseadas em firmware ainda sob as otimizações finais e no código do RTM do Windows RT recém-lançado e somente são aperfeiçoadas quando os PCs vão para a fabricação. Para contextualizar a importância da medida, é importante entender como o cenário foi medido. Nesse caso, o PC estava reproduzindo um vídeo HD local em tela inteira com resolução máxima e brilho de tela de 200 nits. Ele também estava configurado para uma conta de email usando a rede da Microsoft. Esses números também são influenciados pelos fatores forma dos PCs diferentes, o que inclui tablets e laptops, tamanhos de tela que variam de 10,1" a 11,6" e tamanhos de bateria que vão de 25 a 42 Wh.

Cenário

Intervalo de produção inicial

Reprodução de vídeo HD

8 a 13 horas de tempo de execução

Modo de espera conectado

320 a 409 horas de tempo de execução

Durante o desenvolvimento, uma análise mais profunda da modelagem de energia no nível dos componentes nos permitiu entender melhor onde precisávamos otimizar o design. Por exemplo, as soluções típicas de controlador de toque se baseavam em soluções de vários chips. Reduzindo essas soluções a designs de um chip, conseguimos alcançar um uso de energia mais baixo e reduzimos a temperatura, permitindo reduzir o tamanho da bateria e tornar os designs mais finos e leves. A tabela abaixo oferece uma visão geral da espessura e peso típicos que pudemos alcançar com os nossos parceiros em diferentes modelos com fatores forma distintos baseados em SoCs ARM.

    

Características do sistema

Variação das medidas

Peso (g)

520 g a 1200 g

Tamanho (mm)

263 mm a 298 mm

Largura (mm)

168,5 mm a 204 mm

Altura (mm)

8,35 mm a 15,6 mm

Essas soluções com um único chip não apenas reduzem os requisitos de energia, como também oferecem otimizações de desempenho que resultam em um uso rápido e fluido do toque. Os PCs com o Windows RT que os nossos parceiros oferecerão para o próximo lançamento fornecem taxas de amostragem de 100 Hz por finger. Isso não apenas permite uma resposta rápida e fluida, como também uma exatidão líder no setor incrível.

A base dos nossos elementos gráficos também passou por uma grande otimização. Além das otimizações relacionadas à reprodução de vídeos HD com economia de energia, as animações das UIs básicas do Windows RT atingem 60 fps, a nossa meta de design.

Não paramos na otimização da energia, da espessura e do peso. Nós também nos concentramos no oferecimento de novos cenários incríveis nesses PCs com o Windows RT, como o compartilhamento de informações de forma fácil e intuitiva. Você verá a integração com NFC em alguns dos nossos PCs lançados com Windows RT que abrem coisas divertidas e interessantes, bastando tocar para compartilhar. Basta tocar em dois PCs com o Windows RT habilitados para NFC ao mesmo tempo, que os usuários poderão facilmente compartilhar fotos, URLs, direções de mapas e o que mais os nossos parceiros tiverem criado em seus aplicativos para Windows. E é claro que o Windows RT dá suporte de forma nativa a uma ampla variedade de cenários de dispositivos, como o armazenamento em massa com USB, impressão, periféricos de áudio/vídeo e muito mais, além da conectividade por meio de WWAN, Wi-Fi, Bluetooth e USB. Isso tudo é criado sobre a base comum do Windows 8 e Windows RT e foi mostrado anteriormente logo na conferência //BUILD/.

O Windows RT não é voltado somente para fatores forma de tablets. Alguns dos nossos PCs com o Windows RT vêm com teclado completo e soluções de touchpad, seja com uma capa tradicional, removível ou encaixável. Essas soluções não apenas oferecem capacidade de bateria adicional, como também fornecem uma experiência com touchpad que incorpora gestos intuitivos do Windows 8. Trabalhando de perto com os nossos fornecedores de componentes com touchpad, incorporamos suporte nativo no firmware para oferecer um reconhecimento de gestos incrivelmente rápido, o que torna a interação com o Windows uma brisa. Os gestos de toque que terão suporte nativo são descritos nestas duas tabelas:

Gesto de deslize com um dedo

Toque com um ou dois dedos, toque duplo

Gesto de deslize com dois dedos

Mão com dedo indicador esticado, com seta indicando a direção do deslize

Mão com dedo indicador esticado com seta indicando o gesto de toque Mão com dois dedos esticados, setas indicando movimento horizontal ou vertical

Manipulação do cursor do mouse

Clique do botão primário/secundário, clique duplo no local do cursor

Rolagem horizontal ou vertical (roda do mouse)

 

Pinçagem com dois dedos

Passagem do dedo a partir da borda direita

Passagem do dedo da borda de cima para baixo

Passagem do dedo a partir da borda esquerda

polegar e indicador fazendo gesto de pinçagem

Indicador deslizando da borda direita para a esquerda Indicador deslizando da borda de cima para baixo Indicador deslizando da borda esquerda para a direita

Zoom
(Ctrl + roda do mouse)

Alternância entre os botões
(Tecla do logotipo do Windows + C)

Alternância entre os comandos de aplicativo (Tecla do logotipo do Windows + Z)

Alternância para o último aplicativo (Tecla do logotipo do Windows + Ctrl + Backspace)

Concluindo, a riqueza dos componentes de hardware e otimizações é tão avançada quanto os aplicativos que os usufrui. Como em um ecossistema, o Windows, os fabricantes de PCs e os parceiros do silício trabalharam em conjunto com desenvolvedores do mundo todo para criar experiências de aplicativos que iluminarão os recursos do hardware desse novo PC. Criamos propositalmente milhares de sistemas de hardware de design de referência para desenvolver e testar o sistema operacional e os aplicativos, "semeando" mais de 1.500 sistemas de referência do Windows RT para empresas ISV e IHV como preparação para o lançamento. Os resultados estão começando a aparecer: vemos que mais de 90% dos aplicativos RTM na Windows Store dão suporte ao Windows RT, bem como aos requisitos da Certificação de Hardware do Windows, que garantem que cada PC com o Windows RT seja realmente compatível com um amplo conjunto de dispositivos periféricos, como impressoras, webcams e módulos de banda larga móvel.

O Windows RT representa uma reimaginação importante não apenas do Windows, como também dos PCs com o Windows e a forma como trabalhamos em parceria para projetá-los. A colaboração intensiva de engenharia dos fabricantes do silício e de componentes com os nossos parceiros de PCs e a nossa equipe de engenharia do Windows têm oferecido um conjunto de novos PCs com o Windows incríveis que cumprem a promessa de rapidez e fluidez, de ficarem sempre ligados e conectados, serem finos e leves e terem uma vida útil da bateria que dura o dia todo. Estamos ansiosos para ver os anúncios da Dell, Lenovo e Samsung.

--Mike