Qual seria o ambiente ideal de desenvolvimento para usar o  "WPF/E"? Bem, vou tentar listar o ambiente ideal para mim e talvez isto ajude você a montar o seu.

Em primeiro lugar é fundamental termos o Visual Studio, com o SP1, instalado. Também faz parte do pacote fundamental termos o SDK do  "WPF/E", o último CTP é o de feveiro. Muito importante é instalar o template de projeto para Visual Studio. Ele contém o básico que uma aplicação com "WPF/E" precisa. Quando você instala o SDK ele contém o arquivo de instalação do template. O SDK também traz a documentação e um pass-a-passo de como começar a utilizá-lo. E não se esqueça de instalar o runtime do "WPF/E". Se você esquecer de instalá-lo, será solicitado logo na primeira tentativa de testar o que você fez.

Com isto você já consegue desenvolver as suas aplicações com "WPF/E". Mas, para fazer as suas aplicações você precisará manusear bastanta códigos XAML. Então, eu tenho instalado o Expression Design e o Expression Blend. Com o Expression Design você pode criar os designs que você deseja e depois exportá-lo para XAML e entre as opções para  "WPF/E". O Expression Blend é uma excelente ferramenta para acrescentar alguns objetos como caixa de texto, o controle de mídia e animações 2D. Neste ponto é importante tomar cuidado e lembrar que nem todas as animações suportadas pelo WPF são suportadas pelo "WPF/E".

Resumindo, o ambiente de desenvolvimento ideal para mim é:

  • Visual Studio 2005 SP1
  • "WPF/E" CTP Fev SDK 
  • "WPF/E" VS Template
  • Microsoft Expression Design
  • Microsoft Expression Blend

Aproveite o "WPF/E"!