Sempre fui a favor de permitir comentários anonimos no meu blog e em outros blogs. Mas, muito contra a minha idéia original alterei o meu blog para não permitir comentários anonimos. O motivo é simples: não aguento mais ver sites de spam utilizando o meu blog. Sendo assim, comentários continuam sendo bem vindos, mas agora somente identificados.

Um segundo motivo é que concordo com um movimento que está criando uma política de boa conduta em blogs e um dos seus itens é não permitir comentários anonimos e assim evitar alguns engracadinhos que utilizam os comentários para ofenderem outros.

Mas, queria aproveitar a ocasião para convidar os brasileiros a participarem mais ativamente das comunidades de desenvolvedores e dos blogs. Se você está acostumado a ler blogs americanos e europeus já deve ter notado que o número de comentários é significativo. As pessoas realmente utilizam os blogs para discutirem, no bom sentido, o assunto do blog e trocarem idéias sobre o assunto ou solução apresentada.

Portato, comentem, comentem, comentem...Vamos trocar experiências...Vamos colocar idéias...Comentem.

Até mais...sem anonimato....