Recentemente fiz alguns posts sobre os esforços de interoperabilidade entre MySQL e Windows. Para a minha surpresa, estes post tem um dos índices mais altos do meu blog. Eu não sou especialista neste tipo de cenário. Muito pelo contrário, não conheço nada na prática, além do que procuro me informar a respeito nas minhas leituras de horas vagas.

Mas, devido a receptividade dos post, vou me esforçar para falar mais a respeito ou pelo menos colocá-los em contato com as informações a respeito.

Alguns talvez se perguntem o por que de tantos esforços de interoperabilidade por parte das duas empresas se elas são concorrentes? Esta semana estava lendo um post do pessoal do Port25, e ele fez uma comparação muito interessante do motivo destas ações, comparando com o futebol. Ele fala a respeito do "jogo bonito". Embora os dois times desejem ganhar eles se esforçam, na sua grande maioria, a fazer um jogo bonito para os expectadores. Quer dizer, o clientes são colocados em primeiro plano.

Os esforços da Microsoft e da MySQL em interoperabilidade tem a ver com o ecossistema e dar mais oportunidades e recursos para os clientes. É obvio que ambas querem "ganhar o jogo", ou ter um maior número de clientes, mas isto não pode atrapalhar o jogo bonito.

Como a Fifa gosta de dizer "Fair Play"!!!