Na semana retrasada e a cerca de um mês atrás estive palestrando no 9º Encontro Locaweb, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Este é o segundo ano que participo como palestrante e posso dizer que este evento está entre os evento que mais gosto de participar. O motivo prinicipal disto é que encontro centenas de pessoas que não estão utilizando tecnologias Microsoft ou ainda estão utilizando o velho ASP.

No Rio de Janeiro haviam quase 600 pessoas e em São Paulo mais de 600 pessoas presentes. No Rio, menos de 10% das pessoas presentes utilizava ASP.NET e em São Paulo cerca de 10% apenas também. A grande maioria dos público presente utiliza PHP. Como no ano passado o público deu muita atenção a minha apresentação e este ano pude mostrar um pouco da plataforma para WEB da MS, incluindo o Silverlight. Não preciso dizer que o Silverlight foi a grande sensação.

Mais o que acho mais interessante nas conversas que tenho com o público que não utiliza Microsoft e a opnião ou o motivo deles para não usarem. Uma boa parcela deles me dizem que não utilizam nossas ferramentas e tecnologias devido ao alto custo, principalmente das ferramentas. É muito comum eu escutar coisas como: "Poxa, o Visual Studio realmente aumentaria a minha produtividade, mas o preço é tão alto", "Queria utilizar o ASP.NET AJAX mas não posso comprar o Visual Studio". Isto realmente me deixa admirado. A Microsoft hoje oferece um ferramenta, o Visual Studio Express, gratuitamente. Ele faz parte da família Visual Studio, possui o mesmo engine. Do ponto de vista da programação, tudo que pode ser feito nas versões pagas pode ser feito nesta versão, com a única excessão da programação para devices móveis. O que não é um grande issue para a maioria dos desenvolvedores Web. A prova isto é que a próxima versão do Visual Studio 2008 (codename Orcas) já possui um beta das ferramentas Express. É realmente curioso que poucas pessoas, além das que já utilizam plataforma Microsoft conheçam estas versões. A a plataforma de desenvolvimento, .NET, AJAX e o próprio Silverlight já são gratuitos.Muitos também não conhecem o SQL Server Express, que permite que você tenha uma engine completa de um banco de dados gratuitamente, com algumas limitações de tamanho de base de dados (4G) e número de processadores. 

Um outro motivo é que ela fica limitada ao uso na plataforma Microsoft. Escuto isto não apenas sobre as tecnologias web, silverlight e outro, mas também sobre WCF e interoperabilidades com outras tecnologias de integração. Bem, um investimento muito grande em interoperabilidade e multi-plataforma tem sido feito na nossa plataforma e produtos. Principalmente os últimos lançamentos relacionados a Web têm sido mostrada esta preocupação. ASP.NET AJAX, Silverlight, DLR e outros tem estado disponíveis ou está previsto estarem disponíveis para a nossa plataforma e para o MAC (muito utilizado na Europa e Estados Unidos) e para os principais browsers de mercado. Além disto, muitas das tecnolgias podem ser usadas em outras plataformas, como Microsoft AJAX Library e o próprio Silverlight.

E por útlimo, o que normalmente escuto é que o custo de hospadagem ou de infra-estrutura é mais baixo. Bem, neste respeito muitas vezes o que acontence também é a falta de informações atuais. Para os que hospedam suas aplicações em um hoster, muitos deles não oferecem mais diferença de preço entre uma hospadagem Linux e um Microsoft, como a próprio Locaweb. Para os que tem hospedagem prórpia, muitas vezes levam em consideração apenas o custo das lisenças e não considera que o custo de operaçào pode varia bastante entre uma plataforma e outra. Muitos também, não sabem que a Microsoft oferece modelos de lisenciamento especiais que permite que você pague de acordo com o que utiliza.

O meu ponto é: muitas vezes mantemos uma opnião apenas com base no que ouvimos falar ou sobre o que vimos ou conhecíamos no passado. A Microsoft tem procurado atender a necessidade de todos os perfis de clientes e parceiros, oferecendo diferentes modelos de lisenciamento, o que inclui ferramentas gratuitas. O trabalho em interoperabilidade também é grande. Sem dúvida, .NET e Visual Studio é a melhor opção para trabalhar com Web Services, de uma maneira bem simples e produtiva. Quem acompanha o meu blog ou o portal Porta25, tem visto quanto ações relacionadas a intergração com outras plataforma tem sido anunciadas. Ou mesmo já fiz referência a alguns artigos deles relacionados a MySQL. Ou por exemplo, da possibilidade de trabalhar com PHP e IIS (Fast CGI), conseguindo ainda por cima, uma performance melhor do que em outros servidores.

Bem, ajudar as pessoas a conhecerem todas as possiblidades da nossa plataforma faz parte do meu trabalho. O que acho interessante sobre tudo isto é que converso com algumas pessoas da comunidade Microsoft que talvez achem que estes assuntos já são plenamente conhecido e entendido por todos.

Meu trabalho é mostrar e ajudar, a decisão de usar e aproveitar é de cada um...

Até mais!!