Como havia mencionado, no keynote do mix foi lançado o web platform installer 2.0 em beta. Como estava montando meu notebook com Windows 7, resolvi usá-lo.

A novidade da versão 2 é a integração com PHP. php

Usar o installer simplifica muito a configuração do ambiente de desenvolvimento. Não precisei ficar correndo atrás dos links no site do MSDN para instalar o que eu queria. Além disto, ele já criou um link na minha janela de programas. Então fica muito fácil se que quiser instalar mais alguma coisa. Só precisei instalar o Visual Studio e todo o resto eu fiz usando o installer.

tela3 Outra novidade interessante desta nova versão é o Web Galery. Basicamente a idéia é concentrar em um único lugar uma série de aplicações usuais e facilitar não apenas encontrá-las como também instalá-las. A instalação verifica o que é pré-requisito da aplicação versus o que você já possui instalado e então instala apenas o que ainda falta. Isto inclui o banco de dados. Novamente o PHP está presente. Aplicações em PHP também fazem parte da galeria.

Segundo o que o Scott Guthrie disse no keynote, eles estenderão isto a outras aplicações. Podermos fazer usos das API e também disponibilizarmos aplicações através do galery. A idéia parece interessante.

Quem dera que toda a configuração do ambiente de desenvolvimento fosse simples assim.

[]s