recentemente estava lendo um post da elisabeth hendrickson’s comentando um incidente envolvendo joe stump e seu novo software. você pode ler os detalhes sobre este incidente no post dela. não quero entrar em detalhes sobre o problema aqui.

o ponto interessante é a análise que ela faz sobre os comentários do joe sobre quanto o software dele havia sido, ou é, testado. infelizmente é muito comum os desenvolvedores ou toda a equipe de desenvolvimento ter uma alta confiança na qualidade do seu software e dos seus testes.

obviamente a confiança do time no seu produto é necessária e importante. Mas é igualmente importante reconhecer que os bugs indicam pontos de melhorias na aplicação e também nos TESTES. também, infelizmente é comum o menosprezo do bug. tentando mostrar que o erro não é tão grave ou tão comum assim. justificativas como que a aplicação foi muito testada ou que o bug não é grave não deveriam ter espaço em times que realmente querem produzir aplicações com qualidade; e não apenas aplicações que NÓS achamos que tem qualidade.

recomendo a leitura e reflexão do post.

 
twitter9