recebi a feliz notícia que as duas palestras propostas para o teched 2010 foram aprovadas. Farei as duas palestras com o meu amigo, Fábio Vazquez que é engenheiro de software no nosso time. as duas palestras serão na track de práticas de desenvolvimento, uma de unit test e a outra sobre melhora do código.

a de unit test avançará um pouco os assuntos que tratamos no ano passado também no teched. se você não assisitiu a do ano passado, não se preocupe. você conseguirá também tirar proveito desta. mostraremos como identificar se o seu teste é realmente "unitário".  como e quando fazer o uso de mocks. mostraremos algumas situações que são um pouco mais complexas e como, mesmo estas, podem ser mockadas. e por fim, mostraremos como fazer o mock de código legado.

a palestra sobre melhora de código tratará de um tema um pouco mais controversial. quando escrevemos um código pela primeira vez achamos que ele está "bom". provavelmente atinge o objetivo para o qual ele foi escrito. porém, se você visitá-lo novamente dali alguns meses, muito provavelmente encontrará um monte de melhorias. a idéia então é revisitar este código o mais rápido possível: assim que terminar de escrevê-lo. nesta palestra, partiremos de um código que atinge o seu objetivo, mas não está tão  "bom". quer dizer, é a primeira versão do código. a partir daí, começaremos a "melhorá-lo" explicando os princípios e boas práticas envolvidas nesta transformação.

se você se interessou por uma destas palestras, não deixe de participar do teched 2010. não preciso falar muito deste evento. ele é sem dúvida, o melhor evento para desenvolvedores .net. o código e nome das palestras estão listadas abaixo:

DEV313 - Test Unitário – O meu teste é mesmo “unitário”?
DEV312 - Melhorando o seu código! (em busca do código perfeito...)

[]s