ontem no keynote do silverlight firestarter foi anunciado o silverlight 5 que está previsto para o ano que vem. entre as novidades desta nova versão estão mais algumas melhorias relacionado a mídia e streaming:  suporte a “hardware vídeo decode” utilizando a GPU, suporte a alterar a velocidade  do conteúdo de mídia no cliente com a correção do áudio automática e suporte a controle remoto.

outra melhorias estão relacionadas ao databinding que suporta breakpoints, suporte para gráficos de maneira que possam usar GPU e aceleradores gráficos.

o modo “out of browser” suportará múltiplas janelas (child windows) e permitirá que aplicações autorizadas tenham mais vantagens fora do “sandbox”.

e também ele suportará x64, obviamente para browsers x64.

e claro que como engenheiro de testes não poderia de mencionar o suporte a testes automatizados pela UI. a única coisa que não gostei da demo do john papa é que ele só destacou a funcionalidade de gravar os testes para gerar o código e não deu ênfase que os testes podem ser codificados diretamente, o que seria melhor (mas este não é momento para discutir isto :) ).

se você não assisitiu ao keynote ou as outras palestras pode dar uma olhada aqui.

continuo impressionado com a capacidade deste time de fazer releases em tão pouco tempo. parece que foi ontem que estava no mix 2007 vendo o mesmo scott guthrie falar do alpha do silverlight 2 com .net.

[]s