hoje terminou o mix 11. como vocês devem saber, este é o evento da ms que mais me chama a atenção nos últimos anos.

infelizmente só pude acompanhar os keynotes pela transmissão pela internet e não pessoalmente. mas, não posso deixar de colocar as minhas impressões.

não resta dúvida que o ponto alto dos keynotes foram: html5 e IE (internet explorer) e o kinect. e também o “mango”, a próxima versão do windows phone.

o desempenho do html 5 no IE 9 é realmente interessante. o uso dos aceleradores gráficos faz uma diferença significativa. e claro, a primeira demo do IE 10. se o IE9 já dá um banho nos concorrentes quando se trata de html 5, dá para imaginar o que o IE 10 vai fazer. e olha que esta foi só a primeira demo. na minha opinião, o ponto alto foi a demo comparando com o chrome. também foi demonstrado o maior pacman do mundo. este foi criado por um parceiro para demonstrar como IE está realmente a frente dos concorrentes em relação a html 5. não dá para deixar de citar também o html 5 labs.

sou forçado a concordar com um amigo que, já há 2 anos atrás, dizia que o html 5 iria dominar e deixar para trás qualquer tecnologia web que requer plugin.

o ponto mais alto para mim foram as demos do sdk do kinect para windows. parece que será muito simples usar este extraordinário “device”. as demos além de mostrarem a facilidade de criar aplicações usando o kinect, também foram divertidas. não vejo a hora do sdk estar disponível para download e começar a me divertir.

também foi demonstrado o “mango”, a próxima versão do windows phone. não há como negar que o time tem se esforçado para rapidamente melhorar cada vez mais o windows phone. foram mostrados as melhorias relacionadas a performance e usabilidade. também algumas melhorias relacionadas a busca (“search”). com apenas uma linha de código é possível fazer buscas e deixar o trabalho por conta do banco de dados.

ah!! foi anunciado o lançamento do angry birds para windows phone em maio. :) vamos ver como a comunidade de desenvolvedores de aplicações móveis vão reagir a estas melhorias.

ainda foi mostrado a nova versão do webmatrix. achei bem legal. fácil criar websites pessoais. as melhorias da “ide” também foram bem legais.

também falou-se a respeito de azure e silverlight 5.

minhas impressões finais são: html 5 veio para ficar sem dúvidas nenhuma. e o investimento para que estejamos a frente está sendo e continuará a ser grande. as tecnologias dependentes de plugin que se cuidem.

o kinect vai arrebentar ainda mais. a reação dos desenvolvedores ao sdk para windows é a melhor possível. acredito que teremos rapidamente diversas aplicações usando as mãos. se isto não é ser inovador, eu não tenho idéia do que é!!!

o gartner disse que o windows phone estará entre os 2 smartphones mais usados em 2015. resta saber ser eles acertarão que fará companhia a ele, iphone ou android. :)

os vídeos dos keynotes e das sessões já podem ser vistos aqui.

[]s