October, 2010

Posts
  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    PDC10–Assista online as sessões e conheça as novidades para o Windows Azure

    • 0 Comments

    Boa noite a todos !

    Microsoft PDC 2010 - Live from the Microsoft Campus

    Hoje (28/10/2010) e amanhã teremos a transmissão do evento de visão da Microsoft, também conhecido como Professional Developers Conference 2010.

    Pelas informações internas, haverão excelentes notícias para os fãs do Windows Azure.

    Além do Keynote, todas as sessões serão online e dentro de 24 horas já ficam disponíveis para download. Ou seja, é uma explosão de conhecimento e inteiramente na “faixa”.

    PDC10: http://www.microsoftpdc.com/

     

    abs
    Condé

    versão 1.0

  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Estou indo para as nuvens - Para o alto e avante…

    • 5 Comments

     

    221020101531

    Boa tarde a todos !

    Nos últimos 2 anos, venho trabalhando na Microsoft como “Arquiteto de Soluções”. O meu objetivo era promover junto aos parceiros e comunidades das Microsoft a adoção de novas tecnologias e boas práticas de arquitetura com os nossos produtos e serviços. Ao longo desta trajetória acumulei alguns resultados que compartilho com vocês: 

      • 12 palestras em 3 Tech-Eds
      • 8 Encontros de Arquitetos
      • 41 palestras para comunidade/parceiros de diversos temas (Windows Phone 7, Azure, Entity Framework, Software Factory, Design Patterns, SQL Server, Sync Framework e etc.)
      • 29 Webcasts para MSDN e Technet
      • 45 Podcasts
      • Mais 45.000 visitas nos meus vídeos do Channel 9

    E como parte natural da vida, estou em processo de migração para uma nova posição dentro da Microsoft. A partir desta semana, começo a trabalhar como Gerente de Produto do Windows Azure.

    E o que o Gerente de Produto faz na Microsoft? O gerente de produto é o indivíduo responsável em garantir o posicionamento adequado do nosso produto frente ao mercado. Como podem ver, além da parte técnica, um gerente de produto precisa falar sobre negócios, ações de marketing e garantir que os nossos clientes, parceiros estejam tirando todo o proveito possível dos nossos produtos.

    E por que o Windows Azure? Como todos sabem, estamos passando por uma revolução silenciosa, onde a união entre telecomunicações com alcance global e amplo poder de computação disponível, tem permitido o surgimento de grandes usinas de computação e armazenamento massivo de dados. O Windows Azure é exatamente um serviço da Microsoft onde desenvolvedores, empresas, clientes e parceiros podem utilizar desta revolução a custo baixo e de fácil implementação.

    Como podem sentir, a chave do sucesso para aplicações neste novo cenário não é apenas entender modelos de negócios, mas também entender tecnicamente como estas tecnologias podem agregar na construção dos novos modelos de aplicações. E é exatamente, onde o meu conhecimento técnico pode agregar na transformação da plataforma Windows Azure em um sucesso.

    Agora é como diria o Superman “Para o alto e avante !”. Aproveito, deixo um vídeo nostálgico :

     

    Abs
    Condé

    versão 1.2

    PS: Agradeço ao Waldemir Cambiucci (companheiro de arquitetura) pela charge.

  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Podcast sobre Windows Azure para a comunidade .netinterior

    • 0 Comments

    Boa tarde a todos !

    Na semana passada eu e Fabrício Sanchez (@SanchezFabricio) da comunidade .NetInterior realizamos uma podcast sobre a plataforma Windows Azure. Neste podcasts discutimos sobre os motivos do surgimento do cloud computing, quais os serviços que a plataforma Windows Azure oferece e como contratar estes serviços. Fica aqui os links:

    Agradeço ao Fabrício e o pessoal da comunidade .NetInterior pelo convite.

    abs
    Condé

    versão 1.0

  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Anúncio – Patch já disponível para correção de vulnerabilidade no ASP.NET

    • 0 Comments

    Boa noite a todos !

    Para quem não acompanhou, o Microsoft Security Advisor publicou uma vulnerabilidade de segurança que ocorria no ASP.NET (todas as versões). Esta vulnerabilidade explorava o oráculo para geração de chaves, especialmente usadas para criptografar conteúdos do VIEWSTATE. Desta maneira, era possível explorar esta brecha e submeter requisições para o ASP.NET/IIS afim de capturar arquivos de uma aplicação (por exemplo, web.config).

    O ScottGu publicou uma série de posts explicando como funcionava esta vulnerabilidade e algumas soluções temporárias. Estas soluções temporárias deveriam ser usadas até o que time publicasse a correção final. Bem, no dia 28 de Setembro, o time do ASP.NET publicou a correção e a disponibilizou via Windows Update.

    Importante, todos que utilizem ASP.NET nas suas aplicações (Sharepoint inclusive) devem instalar estes patches. Quem tem aplicação hospedada no Azure, leia o tópico Windows Azure.

    Localização dos Patches

    Download dos patches: http://weblogs.asp.net/scottgu/archive/2010/09/28/asp-net-security-update-now-available.aspx

    Procedimento para atualização via Windows Update: http://weblogs.asp.net/scottgu/archive/2010/09/30/asp-net-security-fix-now-on-windows-update.aspx

    Windows Azure

    As aplicações ASP.NET hospedadas no Windows Azure também sofriam com esta vulnerabilidade. Desta maneira o time já lançou a versão do Windows Azure Guest OS 1.7 onde já tem esta correção embutida.  É muito importante entrar no portal do Windows Azure e solicitar a migração para esta versão OS. Caso já esteja configurado para upgrade automático, o Windows Azure propagará na sua rede interna o update.

    image

    abs
    Condé

    versão 1.1

Page 1 of 1 (4 items)