Boa noite a todos !

Conforme dito no último PDC10, a plataforma Windows Azure liberou uma série de novidades e melhorias com intituito de facilitar a migração e  depuração aplicações. Bem como melhorar a experiência de desenvolvimento e gestão (profissionais de TI e desenvolvedores).

Todos os recursos estão disponíveis via o pacote Windows Azure SDK e Windows Azure Tools for Visual Studio e o novo portal de gerenciamento. Para resumir as novidades já são:

Já em Produção

  • Remote Desktop: Permite aos clientes dos serviços de Azure conectar remotamente nas instâncias das máquinas virtuais.
  • Full IIS: Com o suporte completo do IIS 7.0/7.5 dentro das Web Roles, agora é possível hospedar múltiplos websites, personalizar o IIS com IIS Modules.
  • Novo Windows Azure Developer Portal: Todo o portal do Windows Azure é feito em Silverlight, e através dele você usar os novos recursos que a versão de Novembro/2010 está fornecendo (Remote Desktop, VM Role, Windows Azure Connect).
  • Melhorias no Diagnostics: Novas informações para identificar o comportamento da instância de uma máquina virtual. Incluindo: identificar o tipo de role, horário do deployment ou último reboot
  • Elevated Privileges (conhecido também como Admin Mode): Agora os desenvolvedores pode executar tarefas com privilégios elevados dentro de uma instância de uma máquina virtual. Além disso, é plenamente possível colocar tarefas que precisam executadas antes, durante e depois quando as instâncias das máquina virtuais estão sendo tratadas.
  • Múltiplos Administradores: O Windows Azure suporta múltiplos Windows Live ID (WLID) que podem gerenciar a mesma conta.

Ainda em Beta

  • Instância Extra-Small: Voltada para situações de teste sem custos, ou um simples Website mas tendo todo o gerenciamento de serviços. A instância Extra-Small tem o custo de USD 0,05. As capacidades dela são :

Tamanho da Instância

CPU

Memória

Capacidade de armazenamento

Desempenho de I/O

Custo por hora

Extra-Small 1.0 GHz 768 MB 20 GB Baixo USD 0,05
Small 1.6 GHz 1.75 GB 225 GB Moderado USD 0,12
Medium 2 x 1.6 GHz 3.5 GB 490 GB Alto USD 0,24
Large 4 x 1.6 GHz 7 GB 1.000 GB Alto USD 0,48
Extra Large 8 x 1.6 GHz 14 GB 2.040 GB Alto USD 0,96

  • VM Role: Recurso que permite hospedar uma imagem de um máquina virtual Windows 20008 R2 dentro do Window Azure. Usando o Hyper-V, desenvolvedores e profissionais de TI podem criar localmente uma imagem (VHD) da máquina virtual e depois publicá-la no Windows Azure. E claro, a partir deste ponto você subir instâncias desta sua imagem. A VM Role é muito voltada para cenários de projetos que o desenvolvedor/profissional de TI precisa de máximo controle sobre o sistema operacional. Muito importante destacar, que todo o processo de alta disponibilidade do Windows Azure está suportando a sua máquina, a única responsabilidade é montar localmente e publicá-la no Windows Azure.

Ainda em CTP

  • Windows Azure Connect: Conhecido anteriormente como “Projeto Sydney”, este recurso cria uma conexão no nível do IP (IPSec) entre a sua rede local e a nuvem. Voltada para aqueles cenários híbridos onde precisamos estabelecer um canal dedicado entre cliente e serviços na nuvem.

Saber mais

Para saber mais, minhas recomendações são:

 

abs e T+
Condé

versão 1.0