February, 2011

Posts
  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    FAQ– Como usar o Windows Azure sem pagar (gratuito)?

    • 0 Comments

    Boa noite a todos!

    [Atualização 21/12/2011 21:52] - Conforme as novidades do release de Dezembro de 2011, há mecanismos de billing cap para evitar gastos acima da expectativa. Veja este post.

    [Atualização 05/05/2011 22:36] – Conforme a disponibilidade em produção do serviço Windows Azure AppFabric Caching, ele já está presente nas ofertas da Plataforma Windows Azure. Veja nos quadros abaixo a atualização. Importante salientar que este serviço será cobrado a partir de 01/agosto/2011

    [Atualização 14/04/2011 23:53] - Conforme as novidades do MIX11, os tamanhos das franquias dos serviços da Platforma Windows Azure foram ajustados. Veja as atualziações neste novo post.

    A cada semana, em média, tenho 2 reuniões com parceiros ou desenvolvedores que querem saber quais as ofertas que o Windows Azure tem, e como elas funcionam. Bem, para compartilhar este conhecimento, vamos entender que a Plataforma Windows Azure tem diversas ofertas para contratar, onde podemos dividir em três categorias:

    Categoria

    Nome da oferta

    Descrição

    Gratuita “oferta introdutória” ou “introductory offer” ou “oferta especial de lançamento” ou “trial offer” Disponível para qualquer pessoa pode ativá-la.
    MSDN Subscription Ativada para quem é assinante do msdn subscription
    cloud essentials para parceiros Disponível para quem é parceiro microsoft.
    Compromisso com descontos Windows Azure Development Accelerator Core(DAC) Recebe um conjunto de recursos já previamente definidos (máquina virtual, transferência de dados, armazenameto, conexões de serviços e autenticações)
    SQL Azure Development Accelerator (SAC) Recebe um banco de dados de 10 GB de tamanho
    Windows Azure Developlement Accelerator Extented (DAE) União da windows azure development accelerator core (DAC) com a sql azure development core (SAC)
    Paga pelo consumo “pay as you go” ou “pago pelo consumo” ou “consumption” Você paga somente pelo que usar do windows azure, permitindo ter variabilidade do consumo conforme a sua demanda

    Como pode ser visto, há diversas maneiras de assinar o azure, seja para propósitos de testes ou até mesmo projetos de longo prazo. bem, neste post vamos falar especificamente sobre as ofertas gratuitas.

    Categoria – Ofertas Gratuitas

    As ofertas gratuitas, pelo próprio diz, são as ofertas que um desenvolvedor e/ou empresas podem ativar e começar a usar sem custos. Elas fornecem o conjunto recursos dos serviços do Windows Azure, que se respeitado dentro dos limites não terá custo para quem ativá-la. Vamos para algumas perguntas relacionadas às ofertas gratuitas:

    Pergunta

    Resposta

    “oferta introdutória” ou “introductory offer” ou “oferta especial de lançamento” ou “trial offer”

    MSDN Subscription

    Cloud Essentials para Parceiros

    Qual é o propósito desta oferta ? O propósito desta oferta é permite que desenvolvedores e empresas possam usar o Windows Azure para aprendizado, conhecendo em situação real, como os serviços funcionam e suas capacidades. Ela tem o tempo de duração de 90 dias. Os assinantes do MSDN Subscription podem ativar serviços de Windows Azure, e assim aprender como funcionam os serviços. não há restrição esta oferta para hospedar aplicações em produção. Para quem é parceiro Microsoft, pode usar o pacote de serviços chamado “Cloud Essentials Pack”. Assim como a MSDN, ele pode ativar e usar aprender ou até mesmo publicar aplicações em produção com o windows azure.
    Quem pode assinar esta oferta? Qualquer pessoa (jurídica ou física) que tenha um cartão de crédito nacional ou internacional. Quem é assinante do MSDN Subscription.  Quem é parte do programa de parceria da Microsoft conhecido como MPN (Microsoft Partner Network).
    Quanto tempo vale esta oferta ? Esta oferta vale até o dia 30/06/2011 30/09/20112. O período de uso da oferta é de 90 dias, desta maneira, usando dentro dos limites até esta data, não haverá nenhum débito no cartão de crédito.Após este período de 90 dias, a oferta será convertida na oferta “pay as you go”. Esta oferta é válida durante 8 meses e renovada continuamente desde que você mantenha a sua inscrição do MSDN Subscription ativa. Durante o programa de parceria com a Microsoft.
    Por que preciso de um cartão de crédito para ativar a oferta se ela é gratuita?

    O uso do cartão de crédito pode ser interpretada como uma relação contratual entre a Microsofte você. Pelo lado da Microsoft, ela se responsabiliza em manter o seu serviço no ar e em caso de falha, terá um meio de pagamento para creditar os seus direitos conforme o SLA. Além disso, uma vez você tenha já desenvolvido alguma coisa com as ofertas acima, basta simplesmente usar a sua oferta gratuita pagando apenas diferença entre a franquia e o consumo real.

    Tenho medo de possa esquecer algum serviço rodando com esta oferta e ultrapassando serei debitado no cartão de crédito. A Microsoft tem alguma maneira de me notificar sobre o meu consumo?

    Sim, com o feature de “billing cap”, você estabelecer o limite de gasto na sua assinatura do Windows Azure. Veja este post sobre os novos anúncios:

    Sim, há um e-mail será enviado para o Windows Live ID registrado como administrador da inscrição do Azure. Este e-mail será enviado quando você consumir 75%, 100% e 125% da franquia da sua oferta. Por isto, é muito importante que a caixa postal do Windows Live ID utilizado seja periodicamente verificada.

    Se eu estourar a franquia, quais os valores que a Microsoft cobrará?

    Como o novo mecanismo de “billing cap”, você pode configurar a expectativa de gasto. Inicialmente é feito o valor “0”, por default. Para caso, esteja com o “billing cap” desativado, ou acima da franquia estabelecida a cobrança será baseada na diferença entre o seu consumo e o tamanho da franquia. Os valores serão os utilizados na oferta "paga pelo consumo”.

    Há algum lugar que eu possa consultar o relatório de consumo? Sim, dentro do portal de gerenciamento dos serviços online da Microsoft (também conhecido como Microsoft Online Customer Portal ou MOCP). Nele há um relatório sobre o consumo dos serviços. em média este relatório é atualizado em tempo real, minuto-a-minuto uma vez por dia. Desde os anúncios de dezembro de 2011, os relatórios de consumo e acompanhamento da conta, é feito dentro do portal do próprio Windows Azure.
    Onde posso assinar esta oferta ? Clicando no link da intro offer, você será automaticamente direcionado para o MOCP. O MOCP funciona como um carrinho de compras de sites de comércio eletrônico. Para ativar os seus benefícios de windows azure, entre no link do MSDN Subscription e veja o passo-a-passo como ativar. Para ativar os seus benefícios de windows azure para parceiros, entre no link do Microsoft Cloud Partner e veja o passo-a-passo como ativar.
    Onde vejo mais detalhes desta oferta ?

    veja neste link.

    veja neste link.

    veja neste link.

    Quais os limites dos recursos que ela tem?

    veja abaixo os limites de cada oferta.


    Limites de cada oferta

    Os limites de cada oferta podem ser vistos abaixo. É muito importante salientar que os tamanhos de cada oferta podem mudar, por isto, mantenha se atualizado pelo site oficial das ofertas do Windows Azure.

    Serviço

    Descrição

    Recurso

    Ofertas

    “oferta introdutória” ou “introductory offer” ou “oferta especial de lançamento” ou “trial offer”

    MSDN Subscription

    * 2A oferta MSDN Subscription teve alterações substanciais
    após o MIX11. Veja:

     

    Cloud Essentials para Parceiros

    Windows Azure Hospedagem de aplicações Quantidade de horas de máquina virtual do tipo extra-small instance1

    750 horas

    não tem

    750 horas

    Quantidade de horas de máquina virtual do tipo small instance

    25 horas

    750 horas

    25 horas

    Transferência de dados entre o datacenter do windows azure e consumidor dos dados

    Entrada de dados

    0,5 GB

    20 GB2

    7 GB

    3 GB

    25 GB2

    Saída de dados

    0,5 GB

    20 GB2

    14 GB

    6 GB

    25 GB2

    Windows Azure Storage Armazenamento de dados não-relacional (blob, table e queue) Espaço para armazenamento

    0,5 GB

    20 GB2

    10 GB

    3 GB

    20 GB2

    Quantidade de transações

    10.000

    50.0002

    1.000.000

    250.000

    Windows Azure AppFabric Barramento de serviços, autenticação e caching Número de conexões do service bus4

    Não haverá cobrança até 31/03/20124

    Não haverá cobrança até 31/03/20124

    Não haverá cobrança até 31/03/20124

    Quantidade de autenticações com o access control service

    100.000

    1.000.000

    100.000

    Quantidade de Megabytes para Caching

    128 MB3

    128 MB3

    128 MB3

    SQL Azure Banco de dados relacional Tamanho do banco de dados

    1 banco de dados de 1 GB durante os primeiros 90 dias

    3 bancos de dados de 1 GB cada

    1 banco de dados de 1 GB

    1 A máquina virtual do tipo extra-small instance ainda está em fase beta. Por isto, uma vez você assina esta oferta, entre no portal do Windows Azure e requisite a sua participação na fase beta.
    2 Atualizado conforme as novidades do MIX11. Veja as novidades neste post “Anúncio–Novos tamanhos dos serviços do Windows Azure para as ofertas gratuitas”.
    3 O serviço do Windows Azure AppFabric Caching não será cobrado até o dia 01/agosto/2011
    4 O serviço de Windows Azure Service Bus sofrerá mudanças no modelo de compra, sendo assim, até a data de 31/03/2012, o serviço estará gratuito. Veja mais detalhes neste anúncio


    Espero que este post tenha esclarecido algumas dúvidas sobre como assinar as ofertas do Windows Azure. Se tiver mais dúvidas, deixe o seu comentário.

    abs e t+
    condé

    versão 7.0

  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Windows Azure é a plataforma da Zetks, uma start-up brasileira, para fazer processo de venda de ingressos do Rock in Rio

    • 2 Comments

    Boa noite a todos !

    Hoje (07/02/2011), saiu no Olhar Digital duas entrevistas sobre o Windows Azure. A primeira é sobre a venda de ingressos via Internet, provavelmente muito de nós já tentamos comprar ingressos para shows disputados através da Internet, e claro, sabe-se o quanto isto é frustrante.

    Este tipo de aplicação (demanda inesperada ou acima do previsto inicialmente) é um dos típicos cenários para computação em nuvem. A Zetks, uma start-up brasileira, há 1 ano escolheu Windows Azure como a sua plataforma de computação para suportar este cenário. Além dos eventos como Rodeio de Barretos ou Oktoberfest, a Zetks foi responsável pela pré-venda de ingressos do Rock In Rio. Como pode ser visto na entrevista, que foi gentilmente cedida pelo CTO da Zetks - Camilo Telles, a flexibilidade e elasticidade do Windows Azure, permitiu suportar a grande demanda de venda dos ingressos, que nos primeiros minutos já tinha ultrapassado as estimativas iniciais dos organizadores.

    Além da entrevista da Zetks, também saiu uma reportagem sobre os serviços de computação em nuvem da Microsoft, tais como: Windows Azure, BPOS e Windows Server 2008 R2/Hyper-V. Confira abaixo:

    Rock in Rio: a tecnologia empregada na venda de ingressos do festival

    Cloud Computing: o futuro da tecnologia

    Se quiser, você pode acessar as reportagens diretamente do site do Olhar Digital.

    Aproveito para agradecer a Zetks pelo empenho e confiança na plataforma Windows Azure para a base dos seus negócios.

    E você tem um case de Windows Azure que gostaria de compartilhar conosco? Deixe o seu comentário que lerei. Alegre

    abs e T+
    Condé

    versão 1.0

  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Condé Demo–Usando o Remote Desktop no Windows Azure

    • 3 Comments

    Boa noite a todos !

    Com o Windows Azure SDK 1.3, a plataforma Windows Azure trouxe uma série de inovações para facilitar o debugging e controle das aplicações. Um dos recursos mais pedidos era o "Remote Desktop", ou seja, a capacidade de acessar remotamente as instâncias de uma aplicação.

    O objetivo desta “Condé Demo”é apresentar o passo-a-passo, de como configurar uma aplicação para usar o "Remote Desktop".

    abs e T+
    Condé

    versão 1.0

Page 1 of 1 (3 items)