Boa noite a todos !

Hoje (14/09/2011) foram publicadas algumas novidades para a Plataforma Windows Azure. Satya Nadella, presidente da divisão Server and Tools (onde o Windows Azure está), fez alguns anúncios importantes:

Windows Azure Toolkit for Windows 8

No ínicio deste ano, Microsoft anunciou o Windows Azure Toolkit for Devices, que consiste de um conjunto de ferramentas para integrar Windows Phone, iOS e Android com o Windows Azure. Com estes toolkits, desenvolvedores pode usar a nuvem para criar aplicações mais ricas. Hoje, durante o Build, foi lançado o Windows Azure Toolkit for Windows 8.

O Windows Azure Toolkit for Windows 8 é feito para facilitar a criação de aplicações baseada no Windows Metro. Através deste toolkit, os desenvolvedores poderão usar exemplos, recursos e bibliotecas para conectar as aplicações com os serviços de computação e armazenamento. Este toolkit contém os seguintes itens:

  • Templates dentro do Visual Studio
  • Bibliotecas
  • Samples, exemplos, documentação e boas práticas

Este toolkit suporte Javascript e HTML5, bem como .NET, C#, C++ e VB. Desta maneira, qualquer desenvolver pode usar a sua linguagem de programação favorita e desenvolver as novas soluções. Enjoy it !

Windows Azure SDK 1.5

O Windows Azure SDK 1.5 já está disponível. Esta nova verão contém alguns updates:

  • Com o propósito de tornar mais fiel da experiência entre os ambientes locais e a nuvem, o time de desenvolvimento executou uma re-arquitetura
  • Suporte para upload do certificados
  • Nova ferramenta – csencrypt.exe para gerenciar a criptografia de senhas em remote desktop
  • Atualizações no Windows Azure Tools for Visual Studio
  • Habilidade de criar WebRoles em ASP.NET MVC3 e gerenciar múltiplas configurações
  • Melhoria no processo de validação de pacotes

Windows Azure Storage

Um dos features já pedidos é a geo-replicação de dados no Windows Azure Storage. Este feature ajuda nos processos de desatre/recovery e bem como uma nova versão da API REST para gestão Windows Azure Blobs, Tables e Queues. A geo-replicação permite que dados do Blob e Table possam estar presentes em duas localizações. Não há alteração no desempenho e updates são assíncronos.

Atualização do Service Bus

Uma nova atualização do Service Bus foi disponibilizada, são os seguintes recursos:

    • Asynchronous Cloud Eventing – Distribute event notifications to occasionally connected clients (for example, phones, remote workers, kiosks, and so on)
    • Event-driven Service Oriented Architecture (SOA) – Building loosely coupled systems that can easily evolve over time
    • Advanced Intra-App Messaging – Load leveling and load balancing for building highly scalable and resilient applications

Windows Azure Service Management API

Algumas atualizações na Service Management API que inclue a habilidade de executar o rollback em atualizações de configuração e services upgrades. E por último, uma que eu já tinha também pedido, GetSubscription, ou seja, retornar o número da inscrição de Azure relacionado a um deploy.

[]s
Condé

versão 1.0