imageBoa tarde a todos !

Existe uma expressão no mundo de TI chamado de DogFooding, que basicamente diz que a empresa usa os produtos que ela mesma cria. De acordo com a Wikipedia, esta expressão surgiu de Paul Maritz (Na época, Gerente do produto Lan Manager) quando ele desafiou o próprio time a adotar o produto que estava construindo, apenas para lembrete o LAN Manager foi um dos precursores do Windows NT. De certa forma, esta expressão acabou ganhando o mercado e várias empresas vem pregando que realizam DogFooding.

Na Microsoft usamos desde que a prática do DogFooding foi pregada, muitas vezes recebemos ainda em estágio inicial (pr~e-CTP) muitos dos produtos que ainda chegarão no mercado. Se você se acha um crítico de qualidade dos produtos, agora imagina que o nível de detalhes e observações que nós mesmos enviamos para os times do produto, em muitos casos quase falamos pessoalmente com o desenvolver daquela linha de código problemática.

Um exemplo que gostaria de dar para vocês de DogFooding é o recente aplicativo de Facebook chamado OfficeBook. Através deste aplicativo, usuários do Facebook podem gerar arquivos Word, Excel e Powerpoint de suas interações com amigos, as fotos que você foi “taggeado”, estatísticas do genêro do círculo de amigos e assim por diante. Eu realmente “curti” este aplicativo.

E para quem tem dúvida do potencial de nuvem e a revolução silenciosa (tema sempre abordado nas minhas palestras), ele foi totalmente construído em Windows Azure. Sim, eles criaram um aplicativo que se autoriza no Facebook, coleta suas informações e ao final gera o arquivo Word que você compartilhar com seus amigos.

Alguns dados interessantes deste aplicativo:

  • Desenvolvido em .NET
  • Construído pela Agência Wunderman
  • Usa mais de 40 núcleos de processamento (uma conta de padeiro, é como se tivesse mais de 40 servidores suportando a demanda). Abaixo vocês podem ver um screenshot do momento que estavam atualizando os servidores.

clip_image001

Abaixo vocês podem ver um visão do OfficeBook.  Se gostou? Basta ir no link do OfficeBook e autorizar ele ler o seu perfil do Facebook.

image

 

abs e T+
Condé

versão 1.0