Bom dia a todos !!!

imageHoje é um dia excitante para a Microsoft, Windows Azure e todos os nossos clientes ao redor do mundo. Tenho o prazer de anunciar a disponibilidade geral dos Serviços de Infraestrutura do Windows Azure. Agora com este novo serviço, torna-se possível para os clientes moverem suas aplicações para a nuvem. Veja o resumo das novidades, programados e como aprender mais sobre Windows Azure.

O anúncio de hoje é um passo significativo para a nossa estratégia de computação em nuvem, que foi influenciando diretamente pelas nossas discussões com os clientes e parceiros ao redor do mundo. Ao longo destas conversas, uma coisa é verdadeira em cada discussão – empresas sabem que o sucesso do uso da nuvem está no poder do “E”. Clientes não querem simplesmente remover ou trocar a infraestrutura atual para obter o benefício da nuvem; eles querem os pontos fortes dos investimentos locais (on-premises) e a flexibilidade da nuvem. Não é apenas a conversa entre Infraestrutura como Serviço (IaaS) ou Plataforma como Serviço (PaaS), mas sim o poder dos Serviços de Infraestrutura e Serviços de Plataforma e cenários híbridos. A nuvem deve ser um facilitador para a inovação, e uma extensão natural para o TI da sua empresa, ao invés de ser simplesmente uma maneira elegante de dizer que nuvem é uma infraestrutura barata e hospedagem de aplicações.

Clientes também vem me falando que eles não querem ter que escolher entre um baixo preço ou um bom desempenho; eles querem baixo preço e bom desempenho. E é por isto que, estamos anunciando o nosso compromisso da paridade de preços com a Amazon Web Services para os serviços básicos como computação, armazenamento e largura de banda. Este compromisso já inicia com a redução dos preços das Máquinas Virtuais e Serviços de Nuvem entre 21-33%. Independentemente de como você optar pela compra do Windows Azure, você receberá o benefício da redução de preço. Como disse nosso Gerente Geral de Operações, Steven Martin, “Se você tinha dúvidas sobre o Windows Azure ser mais caro, hoje, nós estamos colocando de lado estas preocupações”.

Ao ouvir o feedback dos clientes, nós aprendemos muito sobre as cargas de trabalhos (workloads) que você desejam rodar no Windows Azure. Como parte da nova versão dos Serviços de Infraestrutura, nós adicionamos novas instâncias com grande memória (28 GB/4 core e 56 GB/8 core) para rodar suas cargas de trabalhos mais exigentes. Nós também aprendemos muito sobre as aplicações que vocês querem rodar, desta maneira adicionamos um novo número de instâncias validadas baseadas em Microsoft na nossa lista, que inclui: SQL Server, Sharepoint, Biztalk Server e Dynamics NAV.

É gratificante ver os nossos clientes já usando a nossa abordagem única de solução híbrida para inovar. Por exemplo, a empresa de marketing automotivo e mídia social, Digita Air Strike, vem utilizando os Serviços de Infraestrutura e Plataforma do Windows Azure para criar um mecanismo instantâneo de feedback para todas as compras de carros e serviços transacionais para a gigante do setor automotivo, General Motors. Isto permite que a GM monitore a saúde dos seus relacionamentos com os clientes em tempo real, fornecendo observações de negócios profundas e ricas.

O CMO da Digital Air Strike nos disse recentemente que eles estavam estudando Amazon Web Services e outros provedores de nuvem, mas concluiram que “quando você trabalha para o mundo corporativo, você tem que escolher Microsoft”. Nós estamos honrados com esta declaração, e vem de encontro com a nossa vontade de continuar a liderança no campo corporativo, não apenas com a nossa plataforma de classe mundial, mas também com as décadas de experiência e suporte sem paralelo – Enterprise está nosso DNA. Nós nunca falaremos que uma aplicação Microsoft dentro da nossa máquina virtual está “acima da pilha” e não apoiá-lo, pelo contrário nós suportaremos e trabalharemos para o seu sucesso. E fazemos fazer isto com Acordos de Nível de Serviço (SLA) mensais que estão entre os mais altos do setor.

Nós reconhecemos que os clientes tem a escolha, e por isto, hoje estamos tornando isto de maneira fácil – plataforma de computação em nuvem híbrida e completa, com excelente suporte, sem barreira de preço. Visite o site do Windows Azure para assinar uma oferta gratuita e experimente o poder do “e”.

Resumo

Serviços em Produção (GA – General Availability)

  • Máquinas Virtuais Windows: IaaS para Máquinas Virtuais rodando Windows
  • Máquinas Virtuais Linx: IaaS para Máquinas Virtuais rodando Linx
  • Rede Virtual: Montagem de rede virtual entre ambientes on-premises e a nuvem
  • Windows Azure Active Directory: Serviço de integração de identidade com o Active Directory.
  • Novas opções de instâncias com muita memoria: Disponibilidade de máquinas virtuais de 28 e 5GB para rodar os workloads que precisam de mais memória
  • Produtos da Microsoft validados e suportados no Windows Azure: Os produtos Project Server 2013, Sharepoint 2010/2013, Dynamics NAV 2013 e SQL Server 2008 R2/2012 são suportados nativamente no Windows Azure
  • Imagens pré-configuradas com BizTalk Server 2013, SQL Server 2008 R2/2012 e Sharepoint Server 2013 Trial: Além de usufruir dos produtos Microsoft validados, clientes poderão comprar diretamente pelo portal do Windows Azure máquinas virtuais pré-configuradas com o BizTalk Server 2013, SQL Server 2008 R2/2012 e pagando pelo valor hora das mesmas.

Novos Valores

  • Redução de preço para Máquinas Virtuais (PaaS & IaaS): Desconto de 21-33% para as máquinas virtuais tanto para PaaS como IaaS. Veja mais detalhes neste link
  • Disponibilidade gratuita da Rede Virtual: Até o dia 01 de junho de 2013, o serviço de Rede Virtual será gratuito. Após esta data será iniciado a cobrança. Veja mais detalhes neste link.   
  • Aumento de 50 horas nas ofertas gratuitas e membros da Microsoft: Para os parceiros, desenvolvedores que utilizam as ofertas MPN, Trial Offer, MSDN receberão 50 horas adicionais nas suas franquias para usufruir das máquinas virtuais de muita memória. Veja mais detalhes sobre as ofertas para membros neste link.

 

Outros

  • Windows Azure Backup Online em Preview: O Serviço de backup online do Windows Azure integrado com o Windows Server e System Center já está disponível para uso em preview pago para o Brasil. Veja mais detalhes neste link

 

 

Eventos

imageDurante o dia 27 d abril de 2013, será realizado globalmente o Windows Azure Global Bootcamp. Iniciativa liderada pelos MVPs de Azure ao redor do mundo, tem como objetivo realizar uma série de Hands-on-Lab sobre Windows Azure. No Brasil, já temos mais de 12 cidades já confirmadas e alguns ainda sendo tratadas.

Acredito que a próxima pergunta é: Como faço para me inscrever? Simples, entre no portal do BootCamp, escolha a sua cidade e pronto !

Se quer saber mais sobre isto, sugiro seguir o MVP de Azure Lucas Romão (twitter, Blog) que está liderando isto ao redor do Brasil.

 

 

 

image image
   

 

Cursos de Windows Azure

Além dos conteúdos disponíveis no Portal do Windows Azure, você pode conferir também os vários cursos disponíveis no Microsoft Virtual Academy (MVA). Para acessar basta entrar http://www.microsoftvirtualacademy.com e se registrar. Ou já use o link para acessar a busca por Windows Azure.

image

 

 

abs e T+
Condé

versão 1.0