Posts
  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Anúncio–Novidades Dezembro 2011–150 GB de SQL Azure, Novo sistema de Billing e outras

    • 0 Comments

    Boa tarde a todos !

    Desde o seu lançamento, a Plataforma Windows Azure vem atualizando e melhorando os seus serviços continuamente. Grande parte destas melhorias são baseadas nas sugestões, feebacks e comentários dos nossos parceiros, clientes e comunidade. Por isto sempre é importante manter esta linha aberta para que possamos transformar ainda mais os serviços. 

    Neste mês de dezembro de 2011, colocamos em produção algumas funcionalidades (mais de 20) importantes que acredito que todos estarão satisfeitos pela evolução e compromisso da Microsoft em tornar o Windows Azure uma plataforma aberta, flexível e robusta.

    Facilidade de Uso:

    • Novo portal: A experiência Web é a primeira a ser vista por que contrata um serviço de computação em nuvem. Desde a semana passada, mudamos o nosso portal para um novo visual. Confira : www.windowsazure.com/pt-br
    • Oferta Trial livre de risco: Além da simplificação do processo para assinatura para 3 passos, ao assinar a Oferta Trial do Windows Azure, você poderá usar os serviços durante o período de 90 dias e atribuir um limite máximo de gasto. Mais controle e menos sustos na gestão da sua conta. O serviço de “billing cap” está disponível para as ofertas MSDN e Trial Offer.
    • Novos relatórios de consumo: Um dos pedidos mais recorrentes em vários feedbacks é melhorar o processo de controle de consumo dentro do Windows Azure. Com o novo sistema de billing agora é possível: mudar o plano de consumo de assinatura sem recriar uma nova assinatura, botão de cancelar a assinatura (não precisa mais ligar para o suporte) e visualizar minuto-a-minuto o seu consumo dos serviços do Windows Azure.
    • Alerta MSDN Subscription: Se o seu Windows Live ID estiver associado com uma MSDN Subcription, agora receberá alerta que pode ativar e usar o serviço de “billing cap” para controlar os seus custos
    • Novo portal de Gerenciamento do SQL Azure: Você sabia que você gerenciar os seus bancos do SQL Azure diretamente pelo portal? Com uma nova interface baseada em metro, agora você poderá acompanhar como está o seu banco, queries executando, consumo, plano de execução e outros recursos.
    • SQL Azure Federation: A técnica de “sharding” (particionar um banco de dados em múltiplos bancos integrados) é das maneiras mais elegantes para criar o efeito elástico. Com o SQL Azure Federation, você criar múltiplos bancos de dados operando como se fosse um.
    • Bancos de 150GB: Foi triplicado o tamanho máximo de um banco de dados do SQL Azure de 50GB para 150GB.

     

    Interoperabilidade

    • Windows SDK para Node.Js: Estamos lançando o SDK para Node.Js. Este é mais um movimento de tornar o Windows Azure uma plataforma aberta para vários tipos de frameworks e linguagens open-source. O SDK contém bibliotecas para acessar Blobs, Tables e queues. Também inclue comandos PowerShell para desenvolver e fazer o deploy de aplicações Node.Js para Window Azure.
    • Bibliotecas no GitHub: O GitHub tem se mostrado como um dos importantes repositórios para códigos e tecnologias open-source. Desta maneira, nada mais que justo que disponibilizar os nossos SDKs para este repositório. Além do SDK para Node.Js, também encontra o SDK para .NET e Java, todos operando sob a licença open-source Apache 2.
    • Preview do suporte ao Apache Hadoop no Windows Azure: O movimento do BigData (grande quantidade de dados e não-necessariamente relacionais) já é uma realidade de várias empresas. O Apache Hadoop é uma implementação open-source do algoritmo map-reduce mais usada atualmente. Desta maneira, estamos iniciando um preview que permitirá a desenvolvedores realizaram a implementação dele dentro do Windows Azure. Neste preview (ainda fechado, mas se quiser participar entre no formulário) permitirá instalar o Hadoop no Azure em dias, novas bibliotecas Javascript e ODBC driver para acessar os dados via Excel e Powerpoint.
    • Atualização do plugin Eclipse/Java: Atualização do plugin do Windows Azure para o Eclipse/Java, adicionando novas funcionalidades. Assista este vídeo para uma pequena demonstração.
    • MongoDB no Azure: Para os fãs de NoSQL, através da parceria com a 10Gen e a comunidade MongoDB foi lançado um exemplo de deployment de MongoDB rodando no Windows Azure.
    • Solr/Lucene: Um dos pedidos recorrentes é o suporte a mecanismos de full-text, através do Solr/Lucene é possível realizar um deployment deste recursos usando as principais tecnologias que vem ganhando cena sobre search. Confirma o exemplo pronto no site Solr dentro do GitHub.
    • Memcached: Já tinha surgido na Internet alguns exemplos de deploy do Memcached no Azure, para facilitar lançamos um exemplo pronto para auxiliar a todos na adoção,

     

    Novos valores

    • Redução do preço do Data Transfer: Com efeito imediato, estamos reduzindo os preços da Zona 1 (América do Norte e Europa) para USD 0,12/GB (antes era de USD 0,15/GB) e a Zona 2 (Ásia Pacífico) para USD 0,19/GB (antes era de USD 0,20/GB).
    • Limite do preço para grandes bancos de dados: Com a triplicação do tamanho de banco de dados (50GB para 150GB), gostaríamos de anunciar o limite fixo de USDD 499,95 por banco de dados. Isto significa que estamos usando o mesmo valor de um banco de dados 50GB (antes da mudança) para as empresas que consumirem um banco de dados 150 GB. Isto representa uma economia de 67% para as empresas que adotarem bancos grandes.
    • Simplificação do modelo para Service Bus e período gratuito: O Service Bus é um serviço de conexão de aplicações, baseado no feedback estamos simplificando o modelo de contratação para Relay Hours e Message Operations. Durante este período de transição o serviço Service Bus não será cobrado até o dia 01/abril/2012. Veja as alterações que ocorrerão:
      • Relay Hours: USD 0,10 por 100 horas
      • Message Operations: USD 0,01 para 10.000 messagens.

     

    Veja mais detalhes na página de preços

    abs e T+
    Condé

    versão 1.0

  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Evento–Microsoft Cloud Day–Edição 2011

    • 0 Comments

    Boa tarde a todos !

    No dia 24/11/2011, realizaremos o “Microsoft Cloud Day – Edição 2011”, este evento dedicado para Parceiros Microsoft será realizado no auditório da Microsoft e com transmissão on-line (inscrição pelo site de parceiros) também. Felizmente (ou infelizmente, dependendo do caso), estamos com lotação esgotada para a participação no auditório. Mas para quem não estiver em São Paulo ou não puder comparecer presencialmente, pode particpar pela transmissão on-line (inscrição pelo site de parceiros). A nossa agenda é a seguinte:

    Mudança de modelo de negócios para a Nuvem (transmissão on-line)

    Mais que mudança no processo de construir, consumir e usar aplicações, o destaque principal é a mudança no modelo de negócios que as empresas estão enfrentando. Dúvidas como “Como pensar o meu modelo de licenciamento neste novo modelo ? Como ficará o meu P&L (custos, revenue e gerenciamento de caixa) ? O que é importante considerar quando estou adotando a nuvem como o meu core-business.”

    Horário

    Título

    Início

    Fim

    08:00hs

    09:00hs

    Check-in Welcome Coffee

    09:00hs

    12:00hs

    Mudança de modelo de negócios para a Nuvem

    12:00hs

    13:30hs

    Almoço

    Sessão Plataforma Windows Azure (transmissão on-line)

    Sem sombra de dúvida, a estrela do evento é a Plataforma Windows Azure. Procuraremos abordar não apenas, mas essencial, overview da Plataforma Windows Azure, mas também cenários de migração, outras aplicações que podemo ser construídas e principalmente quais os programas e ações da Microsoft para ajudar os parceiros nesta mudança. No momento de preparação, procurei trazer para esta série de palestras o time da Microsoft que tem experiência em campo (seja técnico ou comercial).

    Horário

    Título

    Início

    Fim

    13:30hs

    14:30hs

    Conheça a Plataforma Windows Azure

    14:30hs

    15:10hs

    Programas e Recursos para Parceiros

    15:10hs

    15:30hs

    Break

    15:30hs

    16:40hs

    Cenários de migração

    16:40hs

    17:20hs

    Outros cenários de aplicações

    17:20hs

    17:30hs

    Encerramento

    17:30hs

    18:00hs

    Sessão Geral para Perguntas e Respostas

     

    Sessão Windows Intune (sem transmissão on-line)

    O Windows Intune é uma solução abrangente que reúne serviços em nuvem e uma assinatura de atualização para o sistema operacional Windows 7 para ajudar a dinamizar a segurança e o gerenciamento de computadores. Utilize o poder dos serviços e o software Windows Intune para desenvolver seus negócios e proporcionar ainda mais valor aos seus clientes—a um custo mais baixo para você.

     

    Horário

    Título

    Início

    Fim

    13:30hs

    14:30hs

    Conheça o Windows Intune

    15:10hs

    15:30hs

    Break

    15:30hs

    16:30hs

    Programas e Recursos para Parceiros

    16:30hs

    17:20hs

    Hands on e Demos

    17:20hs

    17:30hs

    Encerramento

    17:30hs

    18:00hs

    Sessão Geral para Perguntas e Respostas

     

    abs e T+
    Condé

    versão 1.0

  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Anúncio–Redução de preço nos valores do Windows Azure Storage (table, blobs)

    • 0 Comments

    Boa noite a todos !

    Foi anunciado no dia 27/10/2011, a redução de preço para armazenamento no Windows Azure Storage (de USD 0,15 to USD 0,14 por GB/mês), desta maneira todos os clientes da Plataforma Windows Azure receberão automaticamente esta redução de preço a partir do dia 26/10/2011. Para aqueles clientes que possuem grande volumes de dados para serem armazenados no Windows Azure, agora estamos com uma política de preços diferenciada por volume, veja abaixo:

    Compromisso de armazenamento

    Preço

    Desconto

    < 1 TB USD 0,14/GB 0%
    1 – 50 TB/mês USD 0,125/GB 10,7%
    51-500 TB/mês USD 0,112/GB 20%
    501 – 1.000 TB/mês USD 0,103/GB 26,4%
    1.001 TB – 5 PB/mês USD 0,085/GB 39,3%
    > 5 PB/mês Entre em contato Entre em contato

     

    []s e T+
    Condé

    versão 1.0

  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Anúncio–SQL Azure com novos recursos: Banco de 150 GB, SQL Azure Federation, CTP do Reporting e Data Sync

    • 0 Comments

    Boa tarde a todos !

    No keynote do segundo dia do SQL Pass Summit 2011, foi anunciado algumas atualizações do SQL Azure.

    Novas funciondades

    Durante o Q4 de 2011 (Outubro, Novembro e Dezembro), algumas novas funcionalidades entrarão em produção:

    • Agora teremos bancos de dados de 150 GB (3x a capacidade atual)
    • O SQL Azure Federation que permite usar sharding (divisão de banco de dados com integração entre os mesmos). Este feature automatizará a criação novos “shards”, simplificação do gerenciamento e elasticidade
    • Novas capacidades no portal do SQL Azure: Monitoramento do banco de dados, drill-down em schemas, planos de execução/índices
    • Suporte a collations definidos por usuários

     

    SQL Azure Reporting em CTP

    O SQL Azure Reporting estava disponível para clientes nomeados, agora está aberto ao público. Para utilizar, basta entrar no portal do SQL Azure (http://sql.azure.com), e solicitar a participação nesta versão. Cabe lembrar que a versão CTP (Community Tech Preview) é uma passo importante para que os clientes da Plataforma Windows Azure possam apresentar seus feedbacks, validar o processo e se preparar para a migração quando a versão em produção entrar em definitivo. Alguns features relacionados:

    • Capacidade de criar servidores de relatórios diretamente pelo portal.
    • Deploy de relatórios diretamente pelo portal
    • Selecionar qual datacenter que gostaria que ficasse o seu servidor de relatórios

     

    SQL Azure Data Sync em CTP

    O SQL Azure Data Sync permite sincronizar bancos de dados nuvem<->nuvem ou nuvem <-> on-premises, montando assim ambientes híbridos. Para utilizar, basta entrar no portal do SQL Azure (http://sql.azure.com), e solicitar a participação nesta versão. Cabe lembrar que a versão CTP (Community Tech Preview) é uma passo importante para que os clientes da Plataforma Windows Azure possam apresentar seus feedbacks, validar o processo e se preparar para a migração quando a versão em produção entrar em definitivo. Alguns features relacionados:

    • Seleção através do portal dos bancos dados a serem sincronizados, bem como o gerenciamento e monitoramento
    • Filtro de um conjunto de dados de tabelas ou linhas específicas

     

    []s
    Condé

    versão 1.0

  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Anúncio–Novidades do Build (Windows Azure Toolkit for Windows 8, Windows Azure SDK 1.5, Geo-replicação para o Windows Azure Storage e mais)

    • 0 Comments

    Boa noite a todos !

    Hoje (14/09/2011) foram publicadas algumas novidades para a Plataforma Windows Azure. Satya Nadella, presidente da divisão Server and Tools (onde o Windows Azure está), fez alguns anúncios importantes:

    Windows Azure Toolkit for Windows 8

    No ínicio deste ano, Microsoft anunciou o Windows Azure Toolkit for Devices, que consiste de um conjunto de ferramentas para integrar Windows Phone, iOS e Android com o Windows Azure. Com estes toolkits, desenvolvedores pode usar a nuvem para criar aplicações mais ricas. Hoje, durante o Build, foi lançado o Windows Azure Toolkit for Windows 8.

    O Windows Azure Toolkit for Windows 8 é feito para facilitar a criação de aplicações baseada no Windows Metro. Através deste toolkit, os desenvolvedores poderão usar exemplos, recursos e bibliotecas para conectar as aplicações com os serviços de computação e armazenamento. Este toolkit contém os seguintes itens:

    • Templates dentro do Visual Studio
    • Bibliotecas
    • Samples, exemplos, documentação e boas práticas

    Este toolkit suporte Javascript e HTML5, bem como .NET, C#, C++ e VB. Desta maneira, qualquer desenvolver pode usar a sua linguagem de programação favorita e desenvolver as novas soluções. Enjoy it !

    Windows Azure SDK 1.5

    O Windows Azure SDK 1.5 já está disponível. Esta nova verão contém alguns updates:

    • Com o propósito de tornar mais fiel da experiência entre os ambientes locais e a nuvem, o time de desenvolvimento executou uma re-arquitetura
    • Suporte para upload do certificados
    • Nova ferramenta – csencrypt.exe para gerenciar a criptografia de senhas em remote desktop
    • Atualizações no Windows Azure Tools for Visual Studio
    • Habilidade de criar WebRoles em ASP.NET MVC3 e gerenciar múltiplas configurações
    • Melhoria no processo de validação de pacotes

    Windows Azure Storage

    Um dos features já pedidos é a geo-replicação de dados no Windows Azure Storage. Este feature ajuda nos processos de desatre/recovery e bem como uma nova versão da API REST para gestão Windows Azure Blobs, Tables e Queues. A geo-replicação permite que dados do Blob e Table possam estar presentes em duas localizações. Não há alteração no desempenho e updates são assíncronos.

    Atualização do Service Bus

    Uma nova atualização do Service Bus foi disponibilizada, são os seguintes recursos:

      • Asynchronous Cloud Eventing – Distribute event notifications to occasionally connected clients (for example, phones, remote workers, kiosks, and so on)
      • Event-driven Service Oriented Architecture (SOA) – Building loosely coupled systems that can easily evolve over time
      • Advanced Intra-App Messaging – Load leveling and load balancing for building highly scalable and resilient applications

    Windows Azure Service Management API

    Algumas atualizações na Service Management API que inclue a habilidade de executar o rollback em atualizações de configuração e services upgrades. E por último, uma que eu já tinha também pedido, GetSubscription, ou seja, retornar o número da inscrição de Azure relacionado a um deploy.

    []s
    Condé

    versão 1.0

  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Saiba como o Windows Azure ajudou a Zetks na venda de ingressos do Rock In Rio

    • 1 Comments

    Boa noite a todos !

    Um dos importantes casos públicos da Plataforma Windows Azure é o combo Zetks/Rock In Rio. A Zetks é uma operadora de venda de ingressos através da internet, trabalhando com a premissa de paperless, ou seja, operar eventos sem a necessidade do uso do papel.

    Há mais de um ano, apoiada pela Microsoft, a Zetks realizou a migração de um hosting tradicional para a Plataforma Windows Azure. Esta mudança deu a segurança necessária para que a Zetks pudesse operar a venda de ingressos de grandes eventos com a segurança, confiança e elasticidade. O evento destaque foi o Rock in Rio. Além deste evento, a Zetks já operou os eventos:

    Abaixo, você pode ver uma entrevista de Camilo Telles, CTO da Zetks, armazenada na plataforma de vídeos Showcase (que também opera no Windows Azure)

    No mais, agradeço a Zetks pela confiança na Plataforma Windows Azure.

    abs e T+
    Condé

    versáo 1.0

  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Anúncio–Incremento de número de roles de 5 para 25 em cada deployment

    • 1 Comments

    Boa tarde !

    O Windows Azure agora permite que em único deployment tenha até 25 roles, isto representa um incremento de 5x (anteriormente era de 5 roles por deployment) que pode ser um mix de WebRoles, WorkerRoles ou Virtual Machine Roles. Desta maneira, os desenvolvedores podem implantar mais modelos de programação em único deployment, bem como, como já é sabido que cada role pode ser atualizada independemente da outra, bem como o incremento/decremento da quantidade de instâncias.

    Além do incremento no número de roles por deployment, também foi incrementado o número de internal endpoints de 5 para 25. Os internal endpoints são portas que podem ser abertas para que as roles possam conversar entre si.

    Desta maneira, agora temos:

    • 25 roles por deployment
    • 25 internal endpoints
    • 25 input endpoints

    Se quer saber mais, o anúncio saiu no blog do Windows Azure. Veja os detalhes do endpoints em MSDN.

    abs e t+
    Condé

    Versão 1.0

  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Anúncio–Nova capacidade de analisar o uso e consumo do Windows Azure Storage–Windows Azure Storage Analytics

    • 0 Comments

    Bom dia a todos !

    O Time do Windows Azure Storage liberou o feature Windows Azure Storage Analytics. Ele fornece a capacidade de rastrear, analisar e debugar o uso e consumo de contas do Windows Azure Storage. Desta maneira, agora é possível responder algumas perguntas, tais como:

    1. Quantas requisições a minha conta de storage vem recebendo de um IP específico ?
    2. Qual container mais acessado ?
    3. Em uma requisição mais lenta, quanto tempo está sendo consumido ?
    4. Acompanhamento diário para saber por exemplo, qual é o espaço consumido da conta ?

    O Windows Azure Storage Analytics consiste de duas partes:

    Logs

    Este feature fornece a rastreabilidade de todas as requisições executadas da sua conta de storage, e armazena em um container especial dentro de sua conta chamada de $logs. Cada entrada neste container tem informações como: request id, request URL, http status, requestor account name, owner account name, server side latency, source IP address for the request e etc.

    Metrics

    Fornece um resumo de estatísticas para os acessos ao Blobs, Tables e Queues para uma conta de storage. É possível extrair:

    • Informação sobre requisições: Agregadas por hora, é possível verificar a média de latência do lado do servidor, média de consumo de banda, total de requisições completadas com sucesso/falha e outras estatísticas
    • Informação sobre capacidade: Agregadas por dia, é possível verificar o espaço consumido, número de containers e blobs. Esta informação ainda é válida apenas para o serviço de Blob.

    Todas as estatísticas e logs são acessíveis via API Rest do Blobs e Tables. Através dela, além de recuperar as informações esperadas, é possível também ativar ou desativar a coleta de informações (afinal, há um consumo – espaço e transações - embutido neste feature). Para obter mais informações veja:

    abs e T+
    Condé

    versão 1.0

  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Anúncio–Início da cobrança do serviço de Caching do Windows Azure AppFabric

    • 0 Comments

    Boa noite a todos !

    Para todos que tem uma conta ativa dentro do Windows Azure, provavelmente já receberam um e-mail informando do início da cobrança do do serviço de Caching do Windows Azure AppFabric – aka Windows Azure AppFabric Caching. A partir de 1 de agosto de 2011, o serviço iniciará a sua cobrança com as seguintes taxas (todos os valores estão expressos como Dólar EUA):

    • $45.00USD para um cache de 128 MB
    • $55.00USD para um cache de 256 MB
    • $75.00USD para um cache de 512 MB
    • $110.00USD para um cache de 1 GB
    • $180.00USD para um cache de 2 GB
    • $325.00USD para um cache de 4 GB

    Para quem não recebeu o e-mail, sugiro verificar se por verntura ele caiu na pasta “Lixo Eletrônico”. Veja abaixo, o exemplo:

    “Caro cliente,

    Por favor, observe a correção para a moeda - Dólar EUA - a respeito do final do período promocional do Cache do Windows Azure AppFabric.

    Nos últimos meses, oferecemos o serviço de Cache do Windows Azure AppFabric gratuitamente durante o período promocional que termina em 31 de julho de 2011. Este email é para avisá-lo que, para todos os períodos de cobrança a partir de 1º de agosto de 2011, iniciaremos a cobrança de acordo com as seguintes taxas mensais padrão:

    • $45.00USD para um cache de 128 MB
    • $55.00USD para um cache de 256 MB
    • $75.00USD para um cache de 512 MB
    • $110.00USD para um cache de 1 GB
    • $180.00USD para um cache de 2 GB
    • $325.00USD para um cache de 4 GB

    Se você estiver inscrito em uma das ofertas da Plataforma Windows Azure, ela poderá incluir uma opção de cache de 128 MB sem custos adicionais por um determinado período, dependendo da oferta específica. Para descobrir se a sua oferta inclui um cache de 128 MB sem custos adicionais, acesse a página que lista nossas diversas ofertas da Plataforma Windows Azure.

    Se você estiver usando o cache e não desejar ser cobrado, certifique-se de parar de usar o cache além do que estiver incluído em sua oferta antes de 1º de agosto.
    Em caso de dúvidas sobre a plataforma Windows Azure ou o serviço de Cache do Windows Azure AppFabric em particular, visite nossa página de suporte.

    Obrigado pelo interesse contínuo pela Plataforma Windows Azure.

    Equipe da Plataforma Windows Azure
    Esta mensagem da Microsoft é uma parte importante de um programa, serviço ou produto que você ou sua empresa adquiriram ou do qual participam. A Microsoft respeita sua privacidade. Leia nossa Política de Privacidade.

    Microsoft Corporation
    One Microsoft Way
    Redmond, WA, 98052
    USA”

    abs e T+
    Condé

    versão 1.0

  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Anúncio–Nova atualização no Portal de Gerenciamento (Developer Portal) do Windows Azure

    • 0 Comments

    Bom dia a todos !

    Eu também fui pego de surpresa (apesar de saber que isto ocorreria), o time de produto do Windows Azure realizou ontem (18/07/2011) uma série de atualizações dentro do Portal de Gerenciamento (Developer Portal) do Windows Azure. São elas:

    Novos idiomas

    O idioma do portal agora está disponível em 11 idiomas, incluindo o Português do Brasil.

    SNAGHTML5946a43

    Menus de Contexto

    Clicando com o botão direito dentro dos componentes do painel “Serviços Hospedados, Contas de Armazenamento & CDN” (Hosted Services, Storage & CDN), você pode manipular diretamente os itens, sem a necessidade de usar a barra de ferramentas

    SNAGHTML59650ab

    Melhoria no desempenho e incremento de cache

    Usando mais recursos do cache local (browser), agora usuários podem sentir uma melhoria no tempo de carga do portal, reduzindo assim o tempo e consumo de rede. Importante destacar que, provavelmente pode aparecer uma tela do portal pedindo para incrementar a conta local do cache.

    Excluindo uma implantação (deployment) que está rodando

    Um feedback, inclusive também tinha pedido, era a capacidade de excluir uma implantação (deployment) em está em execução, agora é plenamente possível. Nas versões anteriores, para excluir uma implantação, era necessário pará-lo e depos excluí-lo.

    Se tiver algum feedback, por favor, use os botões de feedback no portal ou deixe o seu comentário.

    abs e T+
    Condé

    versão 1.0

Page 2 of 13 (129 items) 12345»