Posts
  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Anúncio–Transferências de entrada de dados (inbound) no Windows Azure serão gratuitas a partir de julho de 2011

    • 0 Comments

    Bom dia a todos !

    Com o propósito reduzir o custo para a aplicações que tem um alto consumo de transferência de dados do tipo de entrada (inbound) ou para facilitar para aqueles clientes que gostaria de mover grande quantidade de dados para o Windows Azure, mas o preço era um obstáculo; gostaria  de anunciar que a partir do dia 01/07/2011, todas as cobranças para as transferências de dados do tipo de entrada (inbound) aos datacenters do Windows Azure serão gratuitas (incluindo os perídos de pico e fora de pico).

    Link para o Anúncio oficial: http://blogs.msdn.com/b/windowsazure/archive/2011/06/22/announcing-free-ingress-for-all-windows-azure-customers-starting-july-1st-2011.aspx

    abs
    Condé

    versão 1.0

  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Anúncio - Concorra a uma viagem para o datacenter da Microsoft na campanha “Você vai de Azure”

    • 0 Comments

    Bom dia a todos !

    Muitas empresas parceiras dos programas MPN e Bizspark vem desenvolvendo projetos para a Plataforma Windows Azure. Com o intuito de reconhecer estas empresas, nós lançamos a campanha “Você vai de Azure”. Esta campanha tem o propósito de premiar empresas que desenvolveram projetos interessantes e inovadores com o Windows Azure. Alguns prêmios que estamos planejando entregar:

      1º Lugar

      • Visita ao Datacenter da Microsoft e Sede da Microsoft em Seattle
      • Kit de Marketing
      • Curso de Gestão de Negócios do Sebrae
      • Case de Sucesso e exposição em canais de mídia da Microsoft
      • Apresentação para grupo de investidores

      2º Lugar

      • Kit de Marketing
      • Curso de Gestão de Negócios do Sebrae
      • Case de Sucesso e exposição em canais de mídia da Microsoft
      • Apresentação para grupo de investidores

      3º Lugar

      • Curso de Gestão de Negócios do Sebrae
      • Case de Sucesso e exposição em canais de mídia da Microsoft
      • Apresentação para grupo de investidores

    Para se inscrever é fácil, primeiramente precisa já ser um parceiro Microsoft (MPN ou Bizspark – válidos apenas aqueles que estiverm cadastrados até o dia 25/04/2001), e depois entre no link http://decoleazure.cloudapp.net.

    Corra que o tempo está acabando (15/06/2011 encerra a campanha) !

    abs e T+
    Condé

    versão 1.0

  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Anúncio - Implementação de mecanismo anti-fraude para compra de ofertas do Windows Azure por novos clientes.

    • 1 Comments

    Boa tarde a todos !

    [Atualização 31/05/2011 09:19] – Fui informado que o mecanismo também estã valendo para ativação do Windows Azure Pass de 30 dias. Sendo assim a resposta para a pergunta "Este mecanismo anti-fraude afeta quem está usando o Windows Azure Pass de 30 dias?” foi alterada.

    [Atualização 01/06/2011 00:44] – Acrescentei as imagens de como o processo funciona e mais informações sobre algumas dúvidas. Além de uma reformulada no passo-a-passo do processo de verificação

    No dia 18/05/2011, o time do Windows Azure da Corp implementou um mecanismo anti-fraude para novos clientes (aqueles que se cadastram a partir do dia 18/05/2011) das ofertas do Windows Azure. Este mecanismo é global, sendo assim quaisquer novos clientes que foram adquirir uma oferta (Trial Offer, Consumption e Aceleradores) do Windows Azure passará por este novo mecanismo. Clientes que já usam Windows Azure não sofrem nenhuma ação.

    Para esclarecer para todos, seguem abaixo o fluxo do funcionamento e um FAQ que montei explicando o motivo/suporte/Brasil. Se você teve ou tem algum problema na aquisição de alguma oferta do Windows Azure, por favor, deixe um comentário no meu blog que responderei. Ou se preferir abra um suporte pelo site http://www.microsoft.com/windowsazure/support/contact/  e deixe um comentário com o número do suporte.

    Link oficial: http://blogs.msdn.com/b/windowsazure/archive/2011/05/23/fraud-prevention-measure-for-new-windows-azure-platform-accounts.aspx

    Processo

    Na versão anterior do post, fiz um passo-a-passo no próprio conteúdo. Mas preferi mudar para uma apresentação, afim de facilitar a leitura do post. Segue:

    Após esta etapa, quaisquer compras realizadas pelo mesmo cliente não precisará passar pelo mecanismo anti-fraude.

    FAQ

    Por que implementaram este mecanismo?

    Resp: Pelo próprio nome diz, é um mecanismo de anti-fraude para evitar que robôs ou ações não humanas possam tentar influenciar um processo de aquisição de uma oferta do Windows Azure. Garantindo assim a autenticidade do comprador e por fim garantir a saúde do sistema de billing do MOCP.

    Quando entrou em vigor este mecanismo?

    Resp: O mecanismo entrou em vigor no dia 18/05/2011, para algumas regiões atrasou um pouco mais ou menos para que mecanismo funcionasse de fato.

    Quais os clientes afetados por este mecanismo ?

    Resp: Somente novos clientes de Windows Azure que compraram alguma oferta do Windows Azure após o dia 18/05/2011.

    O mecanismo tem algum problema no Brasil?

    Resp: Até o momento não foi registrado nenhum problema de funcionamento no mercado brasileiro. Lembrando que quem adquirir uma assinatura do Windows Azure deve usar um endereço local e um telefone celular com código de área válido em território nacional. Em caso de algum problema, veja a resposta para a pergunta “Se um cliente tem algum problema, onde devemos recorrer?”

    Os clientes que já vem usando ou compraram antes do dia 18/05/2011 serão afetados?

    Resp: Não, o mecanismo só funciona para novos clientes que se cadastraram em alguma das ofertas disponíveis. Clientes que já vem usando Windows Azure ou adquiriram antes do dia 18/05/2011 não serão afetados.

    Este mecanismo anti-fraude afeta quem está usando o Windows Azure Pass de 30 dias?

    Resp: Sim, o mecanismo também afeta que ativará um Windows Azure Pass de 30 dias após a data de 18/05/2011.

    Se um cliente tem algum problema, onde devemos recorrer?

    Resp: Peça para o cliente abrir um suporte pelo site (http://www.microsoft.com/windowsazure/support/contact/).  Veja abaixo um passo-a-passo para solicitar suporte ao problema.

    Eu preenchi o número do telefone incorretamente, tem como mudar ?

    Resp: Para facilitar o entendimento, fiz uma apresentação passo-a-passo de como consertar caso tenha usado um número incorretamente. Veja abaixo:

     

    abs e T+
    Condé

    versão 6.13

  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Como instalar o PHP no Windows Azure?

    • 1 Comments

    Boa tarde a todos !

    A Plataforma Windows Azure tem a interoperabilidade como um dos seus príncipios desde o início da concepção. Uma das linguagens que vem ganhando a atenção de desenvolvedores no mundo, em especial agências de publicidade, é o PHP. Muitos sites brasileiros são feitos em PHP e principalmente aqueles que usam Wordpress. No evento do MIX11, foi demonstrado como hospedar o WordPress dentro do Windows Azure.

    O que me levou a montar este post foi o atendimento ao parceiro ITVA durante o Bizspark Camp do Senac SP, veja o depoimento deste evento. A ITVA identificou que a Plataforma Windows Azure era ideal para suportar o seu novo serviço de compras coletivas Vie. Este serviço de compras coletivas que além de reunir compradores e melhores experiências de compras, também permite criar ações de ajuda a sustentabilidade e ao meio-ambiente. Mas para ter sucesso em site de compras coletivas é mais necessário criar mecanismos de convocação das pessoas para participar, uma das técnicas é através das redes sociais, é neste momento que a capacidade de interoperabilidade do Windows Azure também fez a diferença. O mecanismo de coleta de contatos em redes sociais da ITVA era baseado no OpenInviter. Através do OpenInviter, o usuário da Vie entra com suas credenciais de acesso às redes sociais mais conhecidas do mundo (Twitter, Facebook, Youtube e outras centenas) e pode realizar o convite para partcipar do Vie. Neste cenário, teríamos na mesma solução do Windows Azure .NET e PHP.

    Usando os recursos de Start-up Tasks e Full IIS disponíveis a partir do SDK 1.3 do Windows Azure, foi possível montar WebRoles que suportassem tanto o PHP como .NET no mesmo projeto. A “Condé Demo” mostra um passo-a-passo como instalar e configurar um PHP dentro das WebRoles (Full IIS) do Windows Azure. Para acessar o código-fonte desta demonstração acesse o link:

    Condé Demo

    Código-Fonte
    Para acessar o código-fonte da “Condé Demo”, acesse a pasta abaixo:

    Troubleshooting

    Dica 1 - Ativar o Remote Desktop

    Ativar o Remote Desktop é uma das maneiras mais práticas de identificar problemas na execução de uma start-up task. Veja neste vídeo: “Condé Demo – Como usar o Remote Desktop no Windows Azure”.

    Dica 2 - Verificar os arquivos de Log da Start-up Task

    Há diversos arquivos de log que são gerados para saber se a sua start-up Task foi executada com sucesso. Veja abaixo um fluxograma para tratá-los:

    image

    Verificar se o start.cmd está gravado como ANSI

    Durante esta “Condé Demo”, apresento uma maneira de verificar se o arquivo está gravado como ANSI. Para repetir, siga os passos:

    1. Abra o arquivo start.cmd pelo Notepad (Bloco de Notas)
    2. Clique em File->Save As
    3. Selecione a opção “ANSI” na caixa “Encoding”. Veja:

      image


    4. Pronto ! Agora faça um novo deployment para o Windows Azure.

    Mais informações

    abs e T+
    Condé

    versão 1.2

  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Webinar–Entendendo a Plataforma como Serviço–Windows Azure

    • 0 Comments

    Boa noite a todos !

    Na quarta-feira (18/05/2011), a pedido da nossa ação Cloud Power, farei um Webinar sobre Windows Azure. A idéia é trazer uma visão geral da plataforma, casos e como podemos tirar o proveito desta plataforma. Além disso, estaremos abertos para perguntas & respostas durante o Webinar.

    Para participar, basta se inscrever no link: http://bit.ly/kHluWl

    abs e T+
    Condé

    versão 1.0

  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Anúncio–Novidades de maio 2011 do SQL Azure

    • 0 Comments

    Bom dia a todos

    O time do SQL Azure liberou algumas novidades há muito tempo esperadas, são elas:

    1. SQL Azure Database Management REST API: Da mesma maneira que Hosted Services e Storage Services já contavam com a administração via Service Management API. Agora é possível fazer administração do SQL Azure via REST API. Para citar um exemplo: criar ou remover servidores SQL Azure de uma inscrição do Windows Azure. Para mais informações, veja o Management REST API
    2. Múltiplos servidores por assinatura (subscription): SQL Azure agora suporta criar múltiplos servidores para cada assinatura (subscription). Para mais informações, veja SQL Azure Provisioning Model
    3. JDBC Driver: Agora é possível usar o SQL Azure através de JDBC com a nova versão do SQL Server JDBC Driver 3.0. Mais informações, veja “How to: Connect to SQL Azure Using JDBC
    4. Atualização do DAC: A versão 1.1 do DAC Framework suporta atualizações in-place. Para mais informações, veja Data-tier Applications

    CSS SQL Azure Diagnostics tool

    Evan Basalik é um engenheiro de suporte para o SQL Server. Impossibilitado de usar PSSDiag/SQLDiag para coletar dados de ambientes SQL Azure, decidiu escrever uma aplicação para coletar dados do SQL Azure, também conhecido como CSS SQL Azure Diagnostics (CSAD). Para usar, basicamente você configura o aplicativo para acessar a sua instância do SQL Azure e ele iniciará a coleta de alguns dados para você. Veja o anúncio do CSAD.

    abs e T+
    Condé

    versão 1.1

  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Série de vídeos para ISVs entenderam as transformações e oportunidades com o Windows Azure

    • 0 Comments

    Boa noite a todos!

    O portal Msdev publicou uma série de vídeos (média de 30 mins de duração) para que gestores de ISVs (Independent Software Vendors – Vendedores independente de Software) possam entender como a Plataforma Windows Azure gera transformações e cria novas oportunidades de negócios. Os vídeos são bens didáticos e trazem cases e referências para quem precisa entender mais sobre a nuvem e o Windows Azure.

    Os vídeos estão em inglês, mas você acessar o transcript em português. Eles estão prometendo que em breve teremos voiceover em português. Seguem os links dos vídeos:

    Abaixo, vocês podem acessar o vídeo “How will cloud services impact your business”.

     

     

    abs e T+
    Condé

    versão 1.0

  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Webcast sobre dúvidas sobre Windows Azure

    • 0 Comments

    Boa tarde a todos !

    Hoje (04/05/2011) às 1800hs. Otavio Pecego e eu faremos um Webcast sobre dúvidas e recursos sobre a Plataforma Windows Azure. Para participar, basta de inscrever na URL abaixo:

    Ref.: https://msevents.microsoft.com/CUI/EventDetail.aspx?EventID=1032486096&Culture=pt-BR

    abs e T+
    Condé

    versão 1.0

  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Anúncio–Direto do MIX11, novos tamanhos das ofertas dos serviços da Plataforma Windows Azure

    • 0 Comments

    Boa tarde a todos !

    [Atualização 05/05/2011 22:36] – Conforme a disponibilidade em produção do serviço Windows Azure AppFabric Caching, ele já está presente nas ofertas da Plataforma Windows Azure. Veja nos quadros abaixo a atualização. Importante salientar que este serviço será cobrado a partir de 01/agosto/2011

    Não foram apenas novos serviços e features que a Plataforma Windows Azure teve no MIX11. Houveram também novidades no tamanho da franquia de serviços das ofertas gratuitas do Windows Azure. Para facilitar, fiz uma divisão por cada tipo de oferta que recebeu uma atualização.

    Se tem alguma dúvida, o post “FAQ– Como usar o Windows Azure sem pagar (gratuito)?” ajuda no entedimento do propósito de cada oferta.

    Veja o anúncio oficial das novas ofertas neste post.


    Trial Offer (aka “Oferta Introdutória” ou “Introductory Offer” ou “Oferta especial de lançamento”)

    Os assinantes do Oferta “Trial Offer” (aka “Oferta Introdutória/Introductory Offer/Oferta Especial de Lançamento” receberão a partir de 12/Abril/2011, uma atualização no tamanho das franquias. Uma outra novidade importante, é que está oferta foi estendida até o dia 30/09/2011. Abaixo há o quadro comparativo:

    Serviço

    Descrição

    Recurso

    Valores anteriores

    Novos valores
    (válidos após 12/Abril/2011)

    Windows Azure Hospedagem de aplicações Quantidade de horas de máquina virtual do tipo extra-small instance1

    750 horas

    750 horas

    Quantidade de horas de máquina virtual do tipo small instance

    25 horas

    25 horas

    Transferência de dados entre o datacenter do windows azure e consumidor dos dados

    Entrada de dados

    0,5 GB

    20 GB

    Saída de dados

    0,5 GB

    20 GB

    Windows Azure Storage Armazenamento de dados não-relacional (blob, table e queue) Espaço para armazenamento

    0,5 GB

    20 GB

    Quantidade de transações

    10.000

    50.000

    Windows Azure AppFabric Barramento de serviços, autenticação e caching Número de conexões do service bus

    2

    2

    Quantidade de autenticações com o access control service

    100.000

    100.000

    Armazenamento no Serviço de Caching

    Não tinha

    128 MB

    SQL Azure Banco de dados relacional Tamanho do banco de dados

    1 banco de dados de 1 GB durante os primeiros 90 dias

    1 banco de dados de 1 GB durante os primeiros 90 dias

    1 A máquina virtual do tipo extra-small instance ainda está em fase beta. Por isto, uma vez você assina esta oferta, entre no portal do Windows Azure e requisite a sua participação na fase beta.


    Cloud Essentials

    A Oferta Cloud Essentials é voltada para parceiros que podem utilizar os serviços da Plataformja Windows Azure gratuitamente. Tal como as demais ofertas, esta também teve uma atualização no tamanho. Veja abaixo o quadro comparativo:

    Serviço

    Descrição

    Recurso

    Valores anteriores

    Novos valores
    (válidos após 12/Abril/2011)

    Windows Azure Hospedagem de aplicações Quantidade de horas de máquina virtual do tipo extra-small instance1

    750 horas

    750 horas

    Quantidade de horas de máquina virtual do tipo small instance

    25 horas

    25 horas

    Transferência de dados entre o datacenter do windows azure e consumidor dos dados

    Entrada de dados

    3 GB

    25 GB

    Saída de dados

    6 GB

    25 GB

    Windows Azure Storage Armazenamento de dados não-relacional (blob, table e queue) Espaço para armazenamento

    3 GB

    20 GB

    Quantidade de transações

    250.000

    250.000

    Windows Azure AppFabric Barramento de serviços, autenticação e caching Número de conexões do service bus

    2

    2

    Quantidade de autenticações com o access control service

    100.000

    100.000

    Armazenamento no Serviço de Caching

    Não tinha

    128 MB

    SQL Azure Banco de dados relacional Tamanho do banco de dados

    1 banco de dados de 1 GB

    1 banco de dados de 1 GB

    1 A máquina virtual do tipo extra-small instance ainda está em fase beta. Por isto, uma vez você assina esta oferta, entre no portal do Windows Azure e requisite a sua participação na fase beta.


    MSDN Premium

    Para os assinantes que tem o MSDN Premium e ao ativarem os seus benefícios do Windows Azure após a data 12/Abril/2011, receberão os novos valores abaixo. Já para para os assinantes MSDN Premium que já tinham ativado os benefícios, o tamanho da franquia será automaticamente convertido para os valores do MSDN Ultimate. Para mais detalhes veja a página dos benefícios do MSDN. Veja abaixo o quadro comparativo:

    Serviço

    Descrição

    Recurso

    Valores anteriores (baseados no MSDN Subscription)

    Novos valores
    (válidos após 12/Abril/2011)

    Windows Azure Hospedagem de aplicações Quantidade de horas de máquina virtual do tipo extra-small instance

    Não tem

    1.500 horas

    Quantidade de horas de máquina virtual do tipo small instance

    750 horas

    Nao tem

    Transferência de dados entre o datacenter do windows azure e consumidor dos dados

    Entrada de dados

    7 GB

    30 GB

    Saída de dados

    14 GB

    30 GB

    Windows Azure Storage Armazenamento de dados não-relacional (blob, table e queue) Espaço para armazenamento

    10 GB

    25 GB

    Quantidade de transações

    1.000.000

    1.000.000

    Windows Azure AppFabric Barramento de serviços, autenticação e caching Número de conexões do service bus

    5

    5

    Quantidade de autenticações com o access control service

    1.000.000

    200.000

    Armazenamento no Serviço de Caching

    Não tinha

    128 MB

    SQL Azure Banco de dados relacional Tamanho do banco de dados

    3 banco de dados de 1 GB

    1 banco de dados de 1 GB

    1 A máquina virtual do tipo extra-small instance ainda está em fase beta. Por isto, uma vez você assina esta oferta, entre no portal do Windows Azure e requisite a sua participação na fase beta.


    MSDN Ultimate

    Para os assinantes do MSDN Ultimate que já tem ou vão ativar os seus benefícios do Windows Azure, abaixo tem os novos valores das franquias. Para mais detalhes veja a página dos benefícios do MSDN

    Serviço

    Descrição

    Recurso

    Valores anteriores (baseados no MSDN Subscription)

    Novos valores
    (válidos após 12/Abril/2011)

    Windows Azure Hospedagem de aplicações Quantidade de horas de máquina virtual do tipo extra-small instance1

    Não tem

    Não tem

    Quantidade de horas de máquina virtual do tipo small instance

    750 horas

    1.500 horas

    Transferência de dados entre o datacenter do windows azure e consumidor dos dados

    Entrada de dados

    7 GB

    35 GB

    Saída de dados

    14 GB

    35 GB

    Windows Azure Storage Armazenamento de dados não-relacional (blob, table e queue) Espaço para armazenamento

    10 GB

    30 GB

    Quantidade de transações

    1.000.000

    2.000.000

    Windows Azure AppFabric Barramento de serviços, autenticação e caching Número de conexões do service bus

    5

    5

    Quantidade de autenticações com o access control service

    1.000.000

    500.000

    Armazenamento no Serviço de Caching

    Não tinha

    128 MB

    SQL Azure Banco de dados relacional Tamanho do banco de dados

    3 banco de dados de 1 GB

    5 banco de dados de 1 GB cada

    1 A máquina virtual do tipo extra-small instance ainda está em fase beta. Por isto, uma vez você assina esta oferta, entre no portal do Windows Azure e requisite a sua participação na fase beta.


    MSDN Professional

    Para os assinantes do MSDN Professional que vão ativar os seus benefícios do Windows Azure, abaixo tem os novos valores das franquias. Para mais detalhes veja a página dos benefícios do MSDN

    Serviço

    Descrição

    Recurso

    Valores anteriores (baseados no MSDN Subscription)

    Novos valores
    (válidos após 12/Abril/2011)

    Windows Azure Hospedagem de aplicações Quantidade de horas de máquina virtual do tipo extra-small instance1

    Não tem

    750 horas

    Quantidade de horas de máquina virtual do tipo small instance

    750 horas

    Não tem

    Transferência de dados entre o datacenter do windows azure e consumidor dos dados

    Entrada de dados

    7 GB

    25 GB

    Saída de dados

    14 GB

    25 GB

    Windows Azure Storage Armazenamento de dados não-relacional (blob, table e queue) Espaço para armazenamento

    10 GB

    20 GB

    Quantidade de transações

    1.000.000

    250.000

    Windows Azure AppFabric Barramento de serviços, autenticação & caching Número de conexões do service bus

    5

    2

    Quantidade de autenticações com o access control service

    1.000.000

    100.000

    Armazenamento no Serviço de Caching

    Não tinha

    128 MB

    SQL Azure Banco de dados relacional Tamanho do banco de dados

    3 banco de dados de 1 GB

    1 banco de dados de 1 GB

    1 A máquina virtual do tipo extra-small instance ainda está em fase beta. Por isto, uma vez você assina esta oferta, entre no portal do Windows Azure e requisite a sua participação na fase beta.


    abs e t+
    Condé

    versão 1.1

  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Anúncio–Novos serviços e features anunciados no MIX11

    • 0 Comments

    Bom dia a todos !

    No evento MIX11, realizado durante esta semana em Las Vegas, o time da Plataforma Windows Azure anunciou várias novidades já esperadas pelos clientes. Vamos lá:

    Windows Azure Traffic Manager – Lançamento ainda em CTP
    O Windows Azure Traffic Manager é um novo feature que permite que os clientes possam monitorar seus serviços hospedados no Windows Azure e desta maneira estabelecer balanceamento de carga dos mesmos. Com ele, você escolhe três métodos de balanceamento de carga: desempenho, failover e roundrobin. No caso se o seu serviço estiver offline em alguma localidade, o Traffic Manager irá enviar o tráfego para outra localidade onde o seu serviço estiver disponível. O intuito é sempre manter o seu serviço no ar e ao mesmo tempo garantir a melhor experiência de acesso por parte dos seus usuários.

    O Traffic Manager está em versão CTP, para ter acesso basta entrar no Windows Azure Portal e solicitar a participação no programa beta.

    Se quiser saber mais, veja:

    Webcast sobre o Traffic Manager.: https://www.eventbuilder.com/microsoft/event_desc.asp?p_event=9j36q7s4 
    Anúncio oficial  no MIX11 do Traffic Manager: http://blogs.msdn.com/b/windowsazure/archive/2011/04/13/windows-azure-news-from-mix11.aspx 
    Página Oficial do Traffic Manager: http://www.microsoft.com/windowsazure/virtualnetwork/ 

    Novos recursos do Windows Azure AppFabric Access Control Service (ACS) – Já em produção

    O Time do Windows Azure está continuamente melhorando os serviços conforme o seu feedback. Uma das maneiras de acompanhar a evolução, é através do portal do Laboratórios do AppFabric . AppFabricLabs é um local para que clientes podem experimentar as próximas inovações deste middleware de integração.

    Uma dos novos recursos que estavam testes no AppFabricLabs e agora, após o MIX11, foram migradas para a produção é uma atualização no Access Control Service. A nova versão do Access Control Service introduz o suporte de Single-sign-on (SSO) para aplicações Web, através do uso de WS-Federation e serviços REST( via WS-Trust e OAuth). Provavelmente, devem estar se perguntando “E daí?”. Vamos ao entendimento:

    Na grande maioria, aplicações Web utilizam algum mecanismo de autenticação de usuários (próprio ou de terceiros). Falando especificamente sobre serviços de terceiros, os mecanismos de autenticação mais comuns são : Windows Live ID, Yahoo Account, Google Account, Facebook Registration, OAuth e outros. Agora imagine a engenharia de construir uma aplicação Web que permita que o usuário utilize quaisquer um dos mecanismo de autenticação pessoal (descritos acima) para usar sua aplicação, acredito que isto dê um bom trabalho de programação, correto? Pois bem, com a nova versão do Access Control Service, você basicamente centraliza nele todos os mecanismos de autenticação que gostaria de ter, e a sua aplicação consumirá as credenciais de autenticação que o ACS passará. Claramente, você pode notar que isto simplifica o processo de autenticação através de uma única porta de entrada.

    Se quiser saber mais, veja:

    Anúncio oficial do MIX11 da atualização do AppFabric Access Control Service: http://blogs.msdn.com/b/windowsazure/archive/2011/04/13/windows-azure-news-from-mix11.aspx 
    Anúncio oficial da atualização do AppFabric Access Control Service: http://blogs.msdn.com/b/windowsazureappfabric/archive/2011/04/11/windows-azure-appfabric-access-control-april-release-available-now.aspx 
    Página Oficial do Windows Azure AppFabric Access Control Service: http://www.microsoft.com/windowsazure/appfabric/overview/default.aspx#top

    Windows Azure AppFabric Caching – Previsão para entrar em produção final de Abril/2011

    Outra idéia que estava em fase experimental no AppFabricLabs é o Windows Azure AppFabric Caching. O Windows Azure AppFabric Caching é um novo serviço para armazenamento de dados voláteis (aqueles que não precisam ficar persistentes em alguma base de dados) e tem por objetivo promover ferramentas para aumentar o desempenho em aplicações.

    Um uso clássico de um serviço de Caching é o carrinho de compras de sites de comércio eletrônico. Como pode notar, o carrinho de compras é um dado volátil (acabará quando a compra for finalizada), mas ao mesmo tempo precisa ficar altamente disponível para que usuários possam adicionar/remover itens. Variavelmente, empresas tem a tendência de usar sessões (ASP Session ou outra técnica) para armazenar este tipo de dado, não há nada de errado com esta abordagem. Porém cabe destacar que quando estamos em nuvem você deve imaginar que terá várias instâncias de máquinas rodando ao mesmo tempo para atender à demanda de acesso dos seus usuários. Usando um serviço de Caching, permitirá que todas as instâncias possam enxergar o mesmo dado sem a necessidade de comprometer um local de persistência (banco de dados-SQL Azure ou Windows Azure Tables). Aumentando a disponibilidade do dado e aumentando o desempenho de acesso aos dados armazenados.

    Se quiser saber mais, veja:

    Anúncio oficial do MIX11 da atualização do AppFabric Access Control Service: http://blogs.msdn.com/b/windowsazure/archive/2011/04/13/windows-azure-news-from-mix11.aspx
    Anúncio oficial da disponibilidade do AppFabric Caching Service: http://blogs.msdn.com/b/windowsazureappfabric/archive/2011/04/10/windows-azure-appfabric-caching-availability-announced.aspx
    Introdução ao Windows AppFabric Caching: http://www.microsoft.com/showcase/en/us/details/51ca053c-1fa0-4be5-bc29-ad4b9ef370a9 
    Como configurar o Windows Azure AppFabric Caching: http://www.microsoft.com/showcase/en/us/details/4102e06b-9b7a-4955-aff4-91f92856cd4c
    Página Oficial do Windows Azure AppFabric Caching: http://www.microsoft.com/windowsazure/appfabric/overview/default.aspx#top

    Windows Azure CDN para Smooth Streaming - Ainda em fase de testes

    Não foi apenas no MIX11 que tivemos novidades, também no conferência National Association for Broadcasters (NAB), foi anunciado (ainda em fase de testes) o IIS Smooth Streaming através do Windows Azure CDN (Content Delivery Network). Anteriormente, o Windows Azure CDN só suportava conteúdo como imagens, vídeos, arquivos javascripts, HTML estátíco e etc.

    Uma vez que um vídeo codificado pelo IIS Smooth Streaming e armazenado no Windows Azure CDN, isto permitirá que ele possa ser visto por diversos players: Silverlight, iOS e Android Honeycomb. Desta maneira, conforme a disponibilidade de banda, o Windows Azure CDN pode escolher se deve enviar mais ou menos resolução, garantindo sempre uma experiência para quem assiste. Com isto, as empresas não precisam se preocupar com detalhes de disponibilidade, banda e distribuição geográfica (já que o Windows Azure CDN tem 24 nodes espalhados pelo mundo, incluindo o Brasil).

    O lançamento da versão CTP (aberta ao público) deste novo feature está programada para até o final de junho/2011. Para ter acesso basta entrar no Windows Azure Portal e solicitar a participação no programa beta.

    Se quiser saber mais, veja:

    Anúncio oficial do MIX11 da atualização do AppFabric Access Control Service: http://blogs.msdn.com/b/windowsazure/archive/2011/04/13/windows-azure-news-from-mix11.aspx
    Página oficial do Windows Azure CDN: http://www.microsoft.com/windowsazure/cdn/ 

    abs e T+
    Condé

    versão 1.0

Page 3 of 13 (129 items) 12345»