Posts
  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Evento–IDC LA Cloud Solutions

    • 1 Comments

    Boa noite a todos !

    Participar e investir em eventos é sempre uma ação necessária para mostrar ao mercado como a Microsoft está se posicionando em relação as tendências (What is the next big thing?) e principalmente, gerar awareness sobre os nossos produtos e serviços.

    Bem, na próxima semana (29/03/2011), a Microsoft estará no evento IDC LA Cloud Solutions. Neste evento, vamos falar sobre como os serviços de nuvem da Microsoft estão trazendo casos de sucesso e criando a inovação e transformação nos negócios das empresas. O nosso palestrante será o Danilo Bordini, que destacará o posicionamento de nuvem e casos de sucesso nos três pilares (IaaS, PaaS & SaaS). Este evento tem uma grande importância, pelo fato que grandes clientes & CIOs dos mesmos, participam ativamente no entendimento do que a nuvem vem representando na transformação dos negócios. Ou como eu diria, “o que esta revolução silenciosa vem provocando na maneira de como gerar e consumir informação no mundo altamente conectado e competitivo” (copyright Condé – 2011). Mais informações:

    Para aqueles que participarão, fica aqui o meu agradecimento pelo tempo investido neste evento e divirtam-se.

    abs
    Condé

    versão 1.1

  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    FAQ– Como usar o Windows Azure sem pagar (gratuito)?

    • 0 Comments

    Boa noite a todos!

    [Atualização 21/12/2011 21:52] - Conforme as novidades do release de Dezembro de 2011, há mecanismos de billing cap para evitar gastos acima da expectativa. Veja este post.

    [Atualização 05/05/2011 22:36] – Conforme a disponibilidade em produção do serviço Windows Azure AppFabric Caching, ele já está presente nas ofertas da Plataforma Windows Azure. Veja nos quadros abaixo a atualização. Importante salientar que este serviço será cobrado a partir de 01/agosto/2011

    [Atualização 14/04/2011 23:53] - Conforme as novidades do MIX11, os tamanhos das franquias dos serviços da Platforma Windows Azure foram ajustados. Veja as atualziações neste novo post.

    A cada semana, em média, tenho 2 reuniões com parceiros ou desenvolvedores que querem saber quais as ofertas que o Windows Azure tem, e como elas funcionam. Bem, para compartilhar este conhecimento, vamos entender que a Plataforma Windows Azure tem diversas ofertas para contratar, onde podemos dividir em três categorias:

    Categoria

    Nome da oferta

    Descrição

    Gratuita “oferta introdutória” ou “introductory offer” ou “oferta especial de lançamento” ou “trial offer” Disponível para qualquer pessoa pode ativá-la.
    MSDN Subscription Ativada para quem é assinante do msdn subscription
    cloud essentials para parceiros Disponível para quem é parceiro microsoft.
    Compromisso com descontos Windows Azure Development Accelerator Core(DAC) Recebe um conjunto de recursos já previamente definidos (máquina virtual, transferência de dados, armazenameto, conexões de serviços e autenticações)
    SQL Azure Development Accelerator (SAC) Recebe um banco de dados de 10 GB de tamanho
    Windows Azure Developlement Accelerator Extented (DAE) União da windows azure development accelerator core (DAC) com a sql azure development core (SAC)
    Paga pelo consumo “pay as you go” ou “pago pelo consumo” ou “consumption” Você paga somente pelo que usar do windows azure, permitindo ter variabilidade do consumo conforme a sua demanda

    Como pode ser visto, há diversas maneiras de assinar o azure, seja para propósitos de testes ou até mesmo projetos de longo prazo. bem, neste post vamos falar especificamente sobre as ofertas gratuitas.

    Categoria – Ofertas Gratuitas

    As ofertas gratuitas, pelo próprio diz, são as ofertas que um desenvolvedor e/ou empresas podem ativar e começar a usar sem custos. Elas fornecem o conjunto recursos dos serviços do Windows Azure, que se respeitado dentro dos limites não terá custo para quem ativá-la. Vamos para algumas perguntas relacionadas às ofertas gratuitas:

    Pergunta

    Resposta

    “oferta introdutória” ou “introductory offer” ou “oferta especial de lançamento” ou “trial offer”

    MSDN Subscription

    Cloud Essentials para Parceiros

    Qual é o propósito desta oferta ? O propósito desta oferta é permite que desenvolvedores e empresas possam usar o Windows Azure para aprendizado, conhecendo em situação real, como os serviços funcionam e suas capacidades. Ela tem o tempo de duração de 90 dias. Os assinantes do MSDN Subscription podem ativar serviços de Windows Azure, e assim aprender como funcionam os serviços. não há restrição esta oferta para hospedar aplicações em produção. Para quem é parceiro Microsoft, pode usar o pacote de serviços chamado “Cloud Essentials Pack”. Assim como a MSDN, ele pode ativar e usar aprender ou até mesmo publicar aplicações em produção com o windows azure.
    Quem pode assinar esta oferta? Qualquer pessoa (jurídica ou física) que tenha um cartão de crédito nacional ou internacional. Quem é assinante do MSDN Subscription.  Quem é parte do programa de parceria da Microsoft conhecido como MPN (Microsoft Partner Network).
    Quanto tempo vale esta oferta ? Esta oferta vale até o dia 30/06/2011 30/09/20112. O período de uso da oferta é de 90 dias, desta maneira, usando dentro dos limites até esta data, não haverá nenhum débito no cartão de crédito.Após este período de 90 dias, a oferta será convertida na oferta “pay as you go”. Esta oferta é válida durante 8 meses e renovada continuamente desde que você mantenha a sua inscrição do MSDN Subscription ativa. Durante o programa de parceria com a Microsoft.
    Por que preciso de um cartão de crédito para ativar a oferta se ela é gratuita?

    O uso do cartão de crédito pode ser interpretada como uma relação contratual entre a Microsofte você. Pelo lado da Microsoft, ela se responsabiliza em manter o seu serviço no ar e em caso de falha, terá um meio de pagamento para creditar os seus direitos conforme o SLA. Além disso, uma vez você tenha já desenvolvido alguma coisa com as ofertas acima, basta simplesmente usar a sua oferta gratuita pagando apenas diferença entre a franquia e o consumo real.

    Tenho medo de possa esquecer algum serviço rodando com esta oferta e ultrapassando serei debitado no cartão de crédito. A Microsoft tem alguma maneira de me notificar sobre o meu consumo?

    Sim, com o feature de “billing cap”, você estabelecer o limite de gasto na sua assinatura do Windows Azure. Veja este post sobre os novos anúncios:

    Sim, há um e-mail será enviado para o Windows Live ID registrado como administrador da inscrição do Azure. Este e-mail será enviado quando você consumir 75%, 100% e 125% da franquia da sua oferta. Por isto, é muito importante que a caixa postal do Windows Live ID utilizado seja periodicamente verificada.

    Se eu estourar a franquia, quais os valores que a Microsoft cobrará?

    Como o novo mecanismo de “billing cap”, você pode configurar a expectativa de gasto. Inicialmente é feito o valor “0”, por default. Para caso, esteja com o “billing cap” desativado, ou acima da franquia estabelecida a cobrança será baseada na diferença entre o seu consumo e o tamanho da franquia. Os valores serão os utilizados na oferta "paga pelo consumo”.

    Há algum lugar que eu possa consultar o relatório de consumo? Sim, dentro do portal de gerenciamento dos serviços online da Microsoft (também conhecido como Microsoft Online Customer Portal ou MOCP). Nele há um relatório sobre o consumo dos serviços. em média este relatório é atualizado em tempo real, minuto-a-minuto uma vez por dia. Desde os anúncios de dezembro de 2011, os relatórios de consumo e acompanhamento da conta, é feito dentro do portal do próprio Windows Azure.
    Onde posso assinar esta oferta ? Clicando no link da intro offer, você será automaticamente direcionado para o MOCP. O MOCP funciona como um carrinho de compras de sites de comércio eletrônico. Para ativar os seus benefícios de windows azure, entre no link do MSDN Subscription e veja o passo-a-passo como ativar. Para ativar os seus benefícios de windows azure para parceiros, entre no link do Microsoft Cloud Partner e veja o passo-a-passo como ativar.
    Onde vejo mais detalhes desta oferta ?

    veja neste link.

    veja neste link.

    veja neste link.

    Quais os limites dos recursos que ela tem?

    veja abaixo os limites de cada oferta.


    Limites de cada oferta

    Os limites de cada oferta podem ser vistos abaixo. É muito importante salientar que os tamanhos de cada oferta podem mudar, por isto, mantenha se atualizado pelo site oficial das ofertas do Windows Azure.

    Serviço

    Descrição

    Recurso

    Ofertas

    “oferta introdutória” ou “introductory offer” ou “oferta especial de lançamento” ou “trial offer”

    MSDN Subscription

    * 2A oferta MSDN Subscription teve alterações substanciais
    após o MIX11. Veja:

     

    Cloud Essentials para Parceiros

    Windows Azure Hospedagem de aplicações Quantidade de horas de máquina virtual do tipo extra-small instance1

    750 horas

    não tem

    750 horas

    Quantidade de horas de máquina virtual do tipo small instance

    25 horas

    750 horas

    25 horas

    Transferência de dados entre o datacenter do windows azure e consumidor dos dados

    Entrada de dados

    0,5 GB

    20 GB2

    7 GB

    3 GB

    25 GB2

    Saída de dados

    0,5 GB

    20 GB2

    14 GB

    6 GB

    25 GB2

    Windows Azure Storage Armazenamento de dados não-relacional (blob, table e queue) Espaço para armazenamento

    0,5 GB

    20 GB2

    10 GB

    3 GB

    20 GB2

    Quantidade de transações

    10.000

    50.0002

    1.000.000

    250.000

    Windows Azure AppFabric Barramento de serviços, autenticação e caching Número de conexões do service bus4

    Não haverá cobrança até 31/03/20124

    Não haverá cobrança até 31/03/20124

    Não haverá cobrança até 31/03/20124

    Quantidade de autenticações com o access control service

    100.000

    1.000.000

    100.000

    Quantidade de Megabytes para Caching

    128 MB3

    128 MB3

    128 MB3

    SQL Azure Banco de dados relacional Tamanho do banco de dados

    1 banco de dados de 1 GB durante os primeiros 90 dias

    3 bancos de dados de 1 GB cada

    1 banco de dados de 1 GB

    1 A máquina virtual do tipo extra-small instance ainda está em fase beta. Por isto, uma vez você assina esta oferta, entre no portal do Windows Azure e requisite a sua participação na fase beta.
    2 Atualizado conforme as novidades do MIX11. Veja as novidades neste post “Anúncio–Novos tamanhos dos serviços do Windows Azure para as ofertas gratuitas”.
    3 O serviço do Windows Azure AppFabric Caching não será cobrado até o dia 01/agosto/2011
    4 O serviço de Windows Azure Service Bus sofrerá mudanças no modelo de compra, sendo assim, até a data de 31/03/2012, o serviço estará gratuito. Veja mais detalhes neste anúncio


    Espero que este post tenha esclarecido algumas dúvidas sobre como assinar as ofertas do Windows Azure. Se tiver mais dúvidas, deixe o seu comentário.

    abs e t+
    condé

    versão 7.0

  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Windows Azure é a plataforma da Zetks, uma start-up brasileira, para fazer processo de venda de ingressos do Rock in Rio

    • 2 Comments

    Boa noite a todos !

    Hoje (07/02/2011), saiu no Olhar Digital duas entrevistas sobre o Windows Azure. A primeira é sobre a venda de ingressos via Internet, provavelmente muito de nós já tentamos comprar ingressos para shows disputados através da Internet, e claro, sabe-se o quanto isto é frustrante.

    Este tipo de aplicação (demanda inesperada ou acima do previsto inicialmente) é um dos típicos cenários para computação em nuvem. A Zetks, uma start-up brasileira, há 1 ano escolheu Windows Azure como a sua plataforma de computação para suportar este cenário. Além dos eventos como Rodeio de Barretos ou Oktoberfest, a Zetks foi responsável pela pré-venda de ingressos do Rock In Rio. Como pode ser visto na entrevista, que foi gentilmente cedida pelo CTO da Zetks - Camilo Telles, a flexibilidade e elasticidade do Windows Azure, permitiu suportar a grande demanda de venda dos ingressos, que nos primeiros minutos já tinha ultrapassado as estimativas iniciais dos organizadores.

    Além da entrevista da Zetks, também saiu uma reportagem sobre os serviços de computação em nuvem da Microsoft, tais como: Windows Azure, BPOS e Windows Server 2008 R2/Hyper-V. Confira abaixo:

    Rock in Rio: a tecnologia empregada na venda de ingressos do festival

    Cloud Computing: o futuro da tecnologia

    Se quiser, você pode acessar as reportagens diretamente do site do Olhar Digital.

    Aproveito para agradecer a Zetks pelo empenho e confiança na plataforma Windows Azure para a base dos seus negócios.

    E você tem um case de Windows Azure que gostaria de compartilhar conosco? Deixe o seu comentário que lerei. Alegre

    abs e T+
    Condé

    versão 1.0

  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Condé Demo–Usando o Remote Desktop no Windows Azure

    • 3 Comments

    Boa noite a todos !

    Com o Windows Azure SDK 1.3, a plataforma Windows Azure trouxe uma série de inovações para facilitar o debugging e controle das aplicações. Um dos recursos mais pedidos era o "Remote Desktop", ou seja, a capacidade de acessar remotamente as instâncias de uma aplicação.

    O objetivo desta “Condé Demo”é apresentar o passo-a-passo, de como configurar uma aplicação para usar o "Remote Desktop".

    abs e T+
    Condé

    versão 1.0

  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Atualização do Windows Azure Training Kit–Janeiro 2011

    • 0 Comments

    Boa noite a todos !

    Para quem não sabe, o Windows Azure tem um training kit com diversos laboratórios e demonstrações que ajuda a entender os recursos e até mesmo usar PPTs em apresentações. Além de todo material das edições anteriores, a edição de Janeiro de 2011 vem com alguns hand-on-labs de integração do Windows Phone 7 e Azure, além de HOL (sigla de Hand-on-lab) para o Windows Azure Connect (VPN do Windows Azure) e outros recursos. Você pode clicar no link do Windows Azure Training Kit de Janeiro de 2011. Abaixo, temos algumas novidades e melhorias

    Novidades

      • Windows Azure Connect demo script
      • Web and Worker Role Enhancements demo script
      • Windows Azure Virtual Machine Roles demo script
      • Rafiki demo script
      • Windows Phone 7 and The Cloud Hand-on-Labs
      • Use Access Control Service to Federate With Multiple Business Identity Providers Hand-on-Labs

    Melhorias

      • Identity Hand-on-Labs
      • Desempenho na instalação dos code snippets
      • Correção de bugs em laboratórios e demos

     

    abs e T+
    Condé

    versão 1.0

  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Dica–Livro sobre as mudanças econômicas com Computação em Nuvem

    • 0 Comments

    Olá !

    Gostaria de registrar uma dica de leitura, a Microsoft liberou um whitepaper chamado “The Economics of the Cloud”. Este whitepapaer apresenta os impactos econômicos que a revolução chamada de computação em nuvem vem para trazer a TI e o mercado sobre a prestação de serviços tecnológicos.

    Vale a pena a leitura. Segue o link:

    Ref.: http://www.microsoft.com/presspass/presskits/cloud/docs/The-Economics-of-the-Cloud.xps

    abs e T+
    Condé

    versão 1.0

  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Novidade– Windows Azure SDK 1.3 e novo Portal de Gerenciamento

    • 0 Comments

     

    Boa noite a todos !

    Conforme dito no último PDC10, a plataforma Windows Azure liberou uma série de novidades e melhorias com intituito de facilitar a migração e  depuração aplicações. Bem como melhorar a experiência de desenvolvimento e gestão (profissionais de TI e desenvolvedores).

    Todos os recursos estão disponíveis via o pacote Windows Azure SDK e Windows Azure Tools for Visual Studio e o novo portal de gerenciamento. Para resumir as novidades já são:

    Já em Produção

    • Remote Desktop: Permite aos clientes dos serviços de Azure conectar remotamente nas instâncias das máquinas virtuais.
    • Full IIS: Com o suporte completo do IIS 7.0/7.5 dentro das Web Roles, agora é possível hospedar múltiplos websites, personalizar o IIS com IIS Modules.
    • Novo Windows Azure Developer Portal: Todo o portal do Windows Azure é feito em Silverlight, e através dele você usar os novos recursos que a versão de Novembro/2010 está fornecendo (Remote Desktop, VM Role, Windows Azure Connect).
    • Melhorias no Diagnostics: Novas informações para identificar o comportamento da instância de uma máquina virtual. Incluindo: identificar o tipo de role, horário do deployment ou último reboot
    • Elevated Privileges (conhecido também como Admin Mode): Agora os desenvolvedores pode executar tarefas com privilégios elevados dentro de uma instância de uma máquina virtual. Além disso, é plenamente possível colocar tarefas que precisam executadas antes, durante e depois quando as instâncias das máquina virtuais estão sendo tratadas.
    • Múltiplos Administradores: O Windows Azure suporta múltiplos Windows Live ID (WLID) que podem gerenciar a mesma conta.

    Ainda em Beta

    • Instância Extra-Small: Voltada para situações de teste sem custos, ou um simples Website mas tendo todo o gerenciamento de serviços. A instância Extra-Small tem o custo de USD 0,05. As capacidades dela são :

    Tamanho da Instância

    CPU

    Memória

    Capacidade de armazenamento

    Desempenho de I/O

    Custo por hora

    Extra-Small 1.0 GHz 768 MB 20 GB Baixo USD 0,05
    Small 1.6 GHz 1.75 GB 225 GB Moderado USD 0,12
    Medium 2 x 1.6 GHz 3.5 GB 490 GB Alto USD 0,24
    Large 4 x 1.6 GHz 7 GB 1.000 GB Alto USD 0,48
    Extra Large 8 x 1.6 GHz 14 GB 2.040 GB Alto USD 0,96

    • VM Role: Recurso que permite hospedar uma imagem de um máquina virtual Windows 20008 R2 dentro do Window Azure. Usando o Hyper-V, desenvolvedores e profissionais de TI podem criar localmente uma imagem (VHD) da máquina virtual e depois publicá-la no Windows Azure. E claro, a partir deste ponto você subir instâncias desta sua imagem. A VM Role é muito voltada para cenários de projetos que o desenvolvedor/profissional de TI precisa de máximo controle sobre o sistema operacional. Muito importante destacar, que todo o processo de alta disponibilidade do Windows Azure está suportando a sua máquina, a única responsabilidade é montar localmente e publicá-la no Windows Azure.

    Ainda em CTP

    • Windows Azure Connect: Conhecido anteriormente como “Projeto Sydney”, este recurso cria uma conexão no nível do IP (IPSec) entre a sua rede local e a nuvem. Voltada para aqueles cenários híbridos onde precisamos estabelecer um canal dedicado entre cliente e serviços na nuvem.

    Saber mais

    Para saber mais, minhas recomendações são:

     

    abs e T+
    Condé

    versão 1.0

  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Microsoft Directions Online 2010 - Converse com os gerentes de produto da Microsoft online

    • 0 Comments

    Boa noite a todos !

    Devido as viagens e reuniões estou meio afastado do meu blog, mas prometo retomar os meus posts. Bem, amanhã (18/11/2010) das 09:00 às 18:00hs (horário de Brasília), a Microsoft vai promover o Directions Online 2010.

    O Directions Online 2010 é um evento aberto para que qualquer pessoa possa entrar e conversar com os gerentes de produto da Microsoft, ele funciona como um Webcast ao vivo, onde cada gerente de produto faz uma apresentação rápida do seu produto e abre espaço para perguntas e respostas. É claro que eu estarei lá !

    Acesse o Directions Online e converse com a gente.

    Link: http://bit.ly/DirectionsMS

    abs
    Condé

    versão 1.0

  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    Artigo–Conheça como funciona o SQL Azure

    • 0 Comments

    Boa tarde a todos !

    Uma mensagem rápida para aqueles que estão no feriado trabalhando (inclusive eu). Wayne Walter Berry é program manager do SQL Azure e publicou um artigo muito legal mostrando como o SQL Azure funciona, apresentando a divisão em servidores, o mecanismo de réplica.

    Vale a pena a leitura !

    Inside SQL Azure .: http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/inside-sql-azure.aspx

    Twitter: http://twitter.com/wayneberry

    abs
    Condé

    versão 1.0

  • Windows Azure e SQL Azure - Blog do Condé

    PDC10–Assista online as sessões e conheça as novidades para o Windows Azure

    • 0 Comments

    Boa noite a todos !

    Microsoft PDC 2010 - Live from the Microsoft Campus

    Hoje (28/10/2010) e amanhã teremos a transmissão do evento de visão da Microsoft, também conhecido como Professional Developers Conference 2010.

    Pelas informações internas, haverão excelentes notícias para os fãs do Windows Azure.

    Além do Keynote, todas as sessões serão online e dentro de 24 horas já ficam disponíveis para download. Ou seja, é uma explosão de conhecimento e inteiramente na “faixa”.

    PDC10: http://www.microsoftpdc.com/

     

    abs
    Condé

    versão 1.0

Page 4 of 13 (129 items) «23456»