O Microsoft Dynamics CRM 4.0 nos permite controlar o comportamento em um relacionamento entre entidades. Em outras palavras, isto quer dizer o que ocorre com os registros entre entidades relacionadas ao efetuarmos ações tanto no registro Pai, quanto no registro Filho.

A ação Reassociar pode se comportar de 04 formas distintas ao alterarmos o registro Pai a partir da entidade Filho, utilizando um Lookup. São elas:

  • Todos em cascata
  • Ativos em cascata
  • Do Usuário – Cascata
  • Nenhum em Cascata

1

EXEMPLO:

  • Entidade Pai –> Filho (1:N)
  • Usuário-A e Usuário-B contém permissão nível Organização para registros Pai.
  • Usuário-A e Usuário-B contém permissão nível Usuário para registros Filho.

2

  • Usuário-A cria um registro Pai-A, um sub registro Filho-A
  • Usuário-B cria um registro Filho-B e adiciona o registro Pai-A através do Lookup presente no Filho-B
  • Usuário-A visualiza Filho-B através da exibição sem conter permissões de leitura.

Todos em Cascata: ao alterar o registro Pai através do Lookup presente no registro Filho, o registro Filho herdará as permissões do usuário proprietário do registro Pai, independentemente do nível de permissão.

Usuário-A visualiza somente os registros que tem acesso.
 3 

Usuário-B adiciona o registro Pai-A ao registro Filho-B como primário.4

Usuário-A passa a visualizar o registro Filho-B.
5

Ativos em Cascata: ao alterar o registro Pai através do Lookup presente no registro Filho, o registro Filho herdará as permissões do usuário proprietário do registro Pai, independentemente do nível de permissão, caso o registro Filho esteja ativo.


Do Usuário – Cascata: ao alterar o registro Pai através do Lookup presente no registro Filho, o registro Filho herdará as permissões do usuário proprietário do registro Pai, independentemente do nível de permissão, caso o proprietário do registro Pai seja igual ao do registro Filho.

Usuário-A visualiza somente os registros que tem acesso.
3 

Usuário-B adiciona o registro Pai-A ao registro Filho-B como primário.
6 

Usuário-A visualiza somente os registro que tem acesso, não visualiza outros registros.
7

Nenhum em Cascata: ao alterar o registro Pai através do Lookup presente no registro Filho, o registro Filho não herdará as permissões do usuário proprietário do registro Pai.

Caso o comportamento seja alterado, somente registros novos serão afetados. Isto quer dizer que registros antigos não sofrerão esta alteração. Assim, sendo necessário a alteração manual do registro primário através do Lookup ou a criação de um Workflow sob demanda para alterá-los.

Rodrigo Cristelli Lugarinho