SQL Change Data Capture (SQL CDC) é uma funcionalidade presente no Microsoft SQL Server que permite efetuar carregamentos incrementais de dados em processos de ETL (Extraction, Transformation and Loading). Na prática, esta funcionalidade é responsável pela criação e gestão de tabelas, na pasta System Tables da base de dados, onde são inseridos dados que representam todas as alterações (inserts, updates e deletes) aplicadas aos dados das tabelas originais da base de dados. Para além de colunas que nada mais são do que uma cópia dos dados das tabelas originais, estão presentes nestas novas tabelas colunas cuja informação representa a metadata das alterações ocorridas nas mesmas tabelas originais. Para mais informação, podem dar uma vista de olhos no URL:

 

 

Uma vez que esta funcionalidade altera o “schema” da base de dados em que está ativa, a Microsoft não suporta a mesma em ambientes de CRM. O mesmo se aplica em ambientes de AX.

 

Se gostavam de ver esta funcionalidade suportada em futuras versões do CRM, por favor não existem em deixar a vossa sugestão na seguinte página Microsoft:

 

 

As sugestões registadas nesta página são consideradas pela Microsoft em fases de planeamento de novas versões dos seus produtos.

 

Espero que vos seja útil.

 

Marco Silva