Como muitos devem saber, recentemente eu tive algumas mudanças na minha vida.

Recentemente fui convidado a trabalhar na Microsoft como Premier Field Engineer especializado em Application Lifecycle Management (ALM).
Eu já venho trabalhado com ALM a algum tempo. É uma área da qual gosto muito, e a plataforma da Microsoft de ALM, o Visual Studio ALM é fantástico!

Fiquei muito feliz com o convite e me mudei para São Paulo para trabalhar com este time. O pessoal foi extremamente receptivo e está me apoiando muito neste começo.

Um tema com o qual tenho trabalhado muito e continuarei a trabalhar bastante agora que estou na Microsoft é sobre Agilidade.

Para quem quiser conhecer mais eu tenho algumas indicações:

Para começar é vital ler o Scrum Guide (que foi atualizado agora em 2011). http://www.scrum.org/storage/Scrum%20Update%202011.pdf . O scrum guide passa de maneira sucinta quais são regras do Scrum. É muito bom para tirar alguns mitos, pois muita gente fala de algumas regras do Scrum, mas em que momento nenhum aparecem no Scrum Guide. Vale a pena lembrar: só é regra do Scrum o que está no Scrum Guide, o resto é complemento (que também são obrigatórios, uma vez que o Scrum é um framework).

Depois do Scrum Guide vale a pena se aprofundar um pouco em alguns livros.

Este livro é fantástico. É um livro fino, de 150 páginas, mas que explica e fundamenta muito bem os conceitos por trás do Scrum. É ótimo para quem quiser ter uma visão muito clara do Framework  de desenvolvimento ágil.

Outro livro muito bom é Professional Scrum with Team Foundation Server. Neste livro os autores mostram como utilizar o Team Foundation Server como ferramental em um time Scrum. Vale a pena conferir:

 

Depois disso vale a pena conferir o blog do Brian Harry em que ele mostra algumas das funcionalidades que teremos na próxima versão do Visual Studio nesta área: http://blogs.msdn.com/b/bharry/archive/2011/06/14/agile-project-management-in-visual-studio-alm-v-next.aspx

É isso aí, esperem muito mais por vir ainda.

Daniel