Bem vindos à primeira edição do novo blog da Microsoft – Desenvolvendo Windows 7, ou em resumo, D7. D7 é coordenado pelos dois executivos de engenharia da Microsoft responsáveis pelo desenvolvimento do Windows 7 - Jon DeVaan e Steven Sinofsky. Jon e Steven, juntamente com outros membros do grupo de engenharia, irão publicar, comentar, e participar ativamente neste blog.

A partir desta publicação, estaremos compartilhando detalhes sobre a criação do Windows 7. Sabemos que existem muitas perguntas por aí sobre o projeto e também um desejo enorme de saber o que está por vir na próxima versão do Windows. Acreditem, estamos tão animados quanto vocês em dividir essas novidades. Desde o lançamento do Windows Vista há 18 meses, nosso time tem trabalhado duro na criação desse novo produto.

Estamos dedicando esta publicação aos entusiastas, autores de blogs, e àqueles próximos a tecnologia do Windows. Através deste blog, criaremos um canal de discussão sobre como estamos desenvolvendo o Windows 7. O Windows tem os mesmo desafios de qualquer projeto de larga escala – selecionar funcionalidades, projetá-las, desenvolvê-las, e finalmente lançá-las com alta qualidade. O Windows possui ainda o desafio adicional de fazê-lo para uma diversidade enorme de clientes em vários países do mundo. Assumimos essa responsabilidade com muita modéstia, tanto como um time quanto como indivíduos.

Acreditamos que o sucesso do Windows 7 inclui um diálogo aberto, honesto e bilateral sobre como consideramos os interesses de todos ao produzirmos um sistema operacional da escala do Windows. Cumpriremos a promessa de diálogo durante as edições deste blog.

Planejar um produto como o Windows envolve um aprendizado sistemático com clientes variados. Durante o planejamento do Windows 7, trabalhamos com clientes e parceiros (fabricantes de computadores, desenvolvedores de hardware, clientes corporativos, programadores, e tudo mais) desde o início do projeto. Também continuamos a expandir nossos horizontes através de telemetria (Programa de Melhoria da Experiência do Cliente), estudos de usabilidade em laboratório, e tudo mais. Uma das áreas que este blog certamente vai explorar numa próxima edição serão as formas como aprendemos com nossos clientes e o mercado, e como isso informa nossas decisões.

Nos próximos meses realizaremos dois grandes eventos para programadores e ecossistema do Windows em geral. O Professional Developers Conference (PDC), em 27 de outubro, e o Windows Harware Engineering Conference (WinHEC), na semana seguinte, representam os primeiros veículos nos quais divulgaremos informações técnicas aprofundadas sobre o Windows 7. Durante os próximos 2 meses, este blog proverá contexto a esses eventos, com publicações regulares sobre os bastidores do desenvolvimento dessa nova versão, continuando as publicações até o lançamento do Windows 7 ao público.

Ao prepararmos esse blog, fomos testemunha de muita discussão sobre os objetivos da Microsoft em manter um pouco mais de controle sobre as comunicações envolvendo o Windows 7 (ok, os comentários foram um pouco mais diretos). Nós do Windows, como um time, definitivamente aprendemos algumas lições sobre revelações prematuras e como acabamos nos antecipando ao falar de uma nova funcionalidade antes mesmo de entendê-la completamente. Nossa intenção com o Windows 7 e todas as comunicações pré-lançamento tem sido assegurar de que temos uma confiança razoável do que estamos falando quando resolvemos falar. De novo, nossa prioridade é a responsabilidade que sentimos de não ficar especulando prioridades, desperdiçando alocação de recursos, ou causando confusão sobre nossa estratégia para dezenas de milhares de parceiros e clientes que se importam profundamente e têm interesses vinculado à evolução do Windows.

Relacionado com revelações sobre o futuro, a idéia é que asseguramos de que não estamos estabelecendo expectativas infladas que acabam decepcionando todos vocês – funcionalidades que acabam não se concretizando, promessas não cumpridas, ou suporte que acabamos não fornecendo. Promessa é divida. Desde os primeiros dias do desenvolvimento do Windows 7, nosso time se comprometeu a “prometer e cumprir”. Essa é a nossa meta – compartilhar com vocês apenas aquilo que realmente vamos executar, com as devidas razões que nos motivaram, e executar com a mais alta qualidade, no prazo determinado.

Estamos super animados com este blog. Como editores ativos no blog interno da Microsoft, estamos felizes em canalizar nossas energias na comunidade externa da Microsoft. Conhecemos todas as particularidades dos blogs e esperamos sinceramente nos divertir bastante junto com vocês, prover informações úteis, e também cometer alguns erros no caminho. Sabemos que algumas vezes vamos falar coisas erradas sem querer, ou ser interpretados de uma forma diferente de nossa intenção original. Mas não estamos preocupados. Tudo que pedimos é que tenhamos um diálogo baseado em respeito mútuo e o comprometimento com o objetivo final de fazermos um excelente lançamento do Windows 7.

Nossa intenção é publicar “regularmente”. Estaremos observando de perto os comentários, e definitivamente participaremos com comentários e potencialmente com respostas formais quando necessário, sob forma de novos artigos. Asseguraremos que os outros membros do time de engenharia do Windows 7 participem da mesma forma. Embora gostaríamos de manter o diálogo aberto através desse blog, esperamos que se sintam também à vontade para enviar mensagens por email para steven.sinofsky@microsoft.com se desejarem. Em particular, email é uma boa forma de sugerir tópicos de interesse que vocês gostariam que nós discutíssemos nesse blog.

Com isso, concluímos nosso artigo de boas vindas e pedimos que continuem sintonizados e ativos nesse diálogo sobre o desenvolvimento do Windows 7.

Steven e Jon