Há muitas discussões interessantes vindas do artigo de organização de janelas. Isto realmente mostra o quanto esses detalhes representam para as pessoas. Ter a possibilidade de organizar como os aplicativos são mostrados na tela é muito importante para a produtividade por causa de seu impacto sobre quase todas as tarefas. Também é algo muito pessoal: as pessoas querem controlar seu ambiente de trabalho e organizá-lo da forma que mais lhe convém.

Uma coisa deve ficar clara: seria impossível para nós oferecer soluções para todas as maneiras diferentes que as pessoas gostariam de trabalhar e todas as ferramentas e possibilidades diferentes que já sugeriram - acho que todos podem perceber o quão sobrecarregados nós ficaríamos com opções e UI absorvendo todas as sugestões! Num primeiro momento isso pode parecer um pouco chato, mas algo de que gostamos muito foi ouvir sobre todas as ferramentas e utilitários que vocês utilizam (e escrevem!) para fazer de um PC Windows o seu PC. Nosso objetivo não é oferecer soluções para cada possibilidade imaginável de gerenciar sua área de trabalho, mas sim oferecer uma maneira incrível de gerenciar sua área de trabalho junto com customizações e personalizações, além de uma plataforma onde as pessoas possam desenvolver ferramentas que melhorem ainda mais a área de trabalho de formas únicas e inovadoras. Como já falamos antes, até mesmo isso é um desafio enorme, já que não podemos oferecer customizações e ganchos infinitos – isto realmente é tecnicamente impossível. Mas com essa abordagem o Windows oferece um alto grau (mas não infinito) de flexibilidade, desenvolvedores fornecem ferramentas adicionais, fabricantes de computadores podem diferenciar seus PCs e você pode ajustar a UI para tornar-se altamente personalizada e produtiva com relação ao modo que você quer trabalhar, utilizando uma combinação desses elementos com suas próprias preferências.

Outra coisa que vale a pena destacar é que muitos dos comentários aludiram a elementos do Windows discutidos muitas vezes, tais como desviar o foco das janelas, o registro ou gerenciar a ordem z das janelas - uma grande fonte de histórias e observações acertadas sobre APIs do Windows vem do blog de Raymond Chen. Raymond é desenvolvedor na equipe Windows há bastante tempo e é autor de Old New Thing, The: Practical Development Throughout the Evolution of Windows. Esta também é uma boa fonte de leitura sobre onde ficam as fronteiras entre o que o Windows faz e o que os desenvolvedores de aplicativos podem optar por assumir a responsabilidade e realizar (e o que são capazes de customizar).

Após essa introdução, Dave gostaria de continuar com algumas idéias que a equipe retirou das discussões. --Steven

Vimos várias idéias aparecendo de forma consistente através dos comentários. Parafraseando os comentários (mais detalhes abaixo), parece que há sentimentos fortes quanto a estes pontos:

  • O tamanho das janelas é importante, mas perder tempo ajustando seu tamanho é irritante.
  • Deixem que eu decida onde as janelas ficam - eu sei onde minhas janelas devem ficar.
  • Arrastar arquivos pela tela é incômodo porque a janela-alvo por vezes fica escondida.
  • Busquem maneiras melhores de dar uma olhada nas janelas em execução a fim de encontrar aquela para a qual desejamos mudar.
  • Quero uma maneira previsível de fazer com que a janela se ajuste ao conteúdo (não necessariamente maximizada).
  • Quero manter a minha cor personalizada de transparência, mesmo quando uma janela está maximizada.

Para cada uma dessas necessidades, há muita discussão interessante quanto a possíveis soluções – tanto recursos de outros produtos quanto abordagens totalmente novas. Fica claro depois desses comentários que há o desejo por melhoras e que vocês vêm refletindo sobre essa área há tempo suficiente para pensar em recomendações razoavelmente detalhadas! Abaixo estão trechos de algumas conversas em andamento nos comentários.

Ponham as janelas onde eu as quero

É muito interessante ver as pessoas discutindo sobre os recursos existentes e onde funcionam ou não funcionam.

Por exemplo, @d_e é fã das opções lado a lado existentes na barra de tarefas:

Na verdade, é muito fácil organizar as janelas no modo dividir janelas: Pressione CTRL enquanto seleciona múltiplas janelas na barra de tarefas. Depois clique no botão direito do mouse e selecione uma das opções lado a lado...

Mas essa abordagem não cumpre totalmente seu propósito para @Xepol:

Quanto às teclas de reordenamento de janelas na barra de tarefas -> sei que estavam lá desde o Win95, mas nunca as uso. Elas nunca fazem o que eu quero. Caso cheguem ao menos perto do layout certo, a ordem das janelas está errada. Já que eu tenho mesmo que arrastar coisas, é simplesmente mais fácil conseguir exatamente o que eu quero da primeira vez.

@Aengeln sugere levar a idéia básica de janelas lado a lado adiante a fim de torná-la realmente útil:

Um recurso realmente útil seria a possibilidade de dividir a área de trabalho em várias partes separadas, especialmente em telas maiores. Por exemplo, eu poderia querer maximizar minha janela do Messenger em uma parte menor no lado direito da área de trabalho e ainda assim poder maximizar outras janelas no espaço restante. Janelas não-maximizadas poderiam flutuar sobre ambas (todas) as partes da área de trabalho.

Parece que há um entendimento: otimizar o espaço da tela para mais de uma janela seria muito útil, se permitisse que você controlasse onde as janelas ficariam e se fosse fácil e rápido de usar todos os dias. Os recursos lado a lado atuais na barra de tarefas dão pistas de como isto poderia ser valioso, mas não são rápidos ou fáceis o suficiente para formar um hábito.

Abram no tamanho certo

Vimos muitos comentários sobre o “tamanho padrão” das janelas e perguntas sobre como isso é determinado. Os aplicativos escolhem qual tamanho terão ao abrir e geralmente utilizam o tamanho que tinham na última vez em que foram fechados (ou podem optar por não seguir essas configurações). Um dos casos que pode surpreender as pessoas é quando o IE abre uma janela pequena (websites às vezes fazem isso), pois uma vez fechada seu tamanho será o novo "último tamanho".

@magicalclick sugeriu uma solução:

Gostaria de ter mais um botão de legenda, de TAMANHO FIXO. Na verdade é uma caixa de seleção. Quando selecionamos a caixa, esta irá salvar o estado da janela para o aplicativo. Depois eu posso redimensionar/mover. Quando eu fechar a janela, ela não irá salvar as últimas alterações.

@steven_sinofsky ofereceu esta dica de usuário avançado que vocês podem utilizar para se tornar mais cliques-eficientes imediatamente:

@magicalclick Não gosto quando aquilo acontece! Ao invés de adicionar outra tecla ou espaço para clicar, eu faço o mesmo num clique com um truque de "usuário avançado" que é: quando você vir a janela pequena aberta, não a feche até que você abra antes outra cópia do aplicativo com o tamanho "normal" de janela. Então feche a janela pequena e depois a de tamanho normal.

Claro que isso é chato e quase impossível de se encontrar, mas é uma solução provavelmente melhor do que adicionar uma quarta possibilidade de UI na barra de título.

–steven

Encontrar a janela certa

A palavra utilizada é “Exposé”:

@Joey_j: O Windows precisa de um recurso parecido com Exposé. Quero ver todas as minhas janelas ao mesmo tempo.

@Dan.F: uma palavra - exposé. Copiem.

@GRiNSER : O Exposé possui suas próprias desvantagens: Assim como ter 30 janelas num macbook pro de tela 1400x1050 não é assim tão útil. Apesar de ser bem mais útil do que Horrível Flip 3D. O Exposé seria ainda mais útil com uma busca de janelas no teclado...

Independentemente do nome, existe uma vontade de encontrar visualmente a janela que você procura. Algo de acesso mais aleatório do que a abordagem por linha de tempo do Alt-Tab ou Flip-3d e algo que permita a você escolher a janela visualmente em um conjunto de miniaturas. Isto é muito útil quando se quer mudar de janela quando há várias delas abertas - mas algumas abordagens atuais não se ajustam bem e é possível que esse ajuste se torne um problema ainda mais difícil conforme as pessoas executem mais programas.

Arrastar arquivos

Houve vários comentários (e várias sugestões diferentes) sobre como facilitar o ato de arrastar entre janelas:

@Manicmarc:  Eu adoraria ver algo parecido com as pastas do Springloaded do Mac OS. Arraste algo sobre uma pasta e focalize, ela abre, arraste até a próxima pasta, solte.

@Juan Antonio: Seria útil poder abrir uma lista ou miniaturas das janelas ao arrastar um objeto a fim de selecionar em qual janela soltar o objeto.

Quanto a esse assunto, gostei muito do comentário de @Kosher sobre a diferença entre poder fazer algo e este algo parecer natural.

A UI poderia passar por muitas melhorias a fim de facilitar o ato de fazer as coisas. Não se trata somente do grau de facilidade, mas também do grau de suavidade com que o usuário transita entre fluxos de trabalho e tarefas UI comuns. Parece um pouco com como explicar a diferença entre uma Ferrari e uma Toyota para alguém que nunca dirigiu uma Ferrari, então não sei se isso vai acontecer algum dia.

Estamos verdadeiramente incorporando esse pensamento no desenvolvimento do Windows 7. Mal posso esperar para saber com qual carro o Windows 7 será comparado assim que estiver disponível para um test-drive.

- Dave