Na semana passada, 8 e 9 de Abril de 2008, nós realizamos o RAF 2008 (Regional Architect Forum) em São Paulo. Algumas mudanças foram feitas com relação aos RAFs anteriores mais o espiríto do evento permaneceu o mesmo.

Foram duas sessões gerais aonde o tema foi S+S (software plus service). Na primeira sessão (O Yin e o Yang do Software - Gianpaolo Carraro) foram abordados elementos mais conceituais do S+S mostrando através de uma analogia como alguns elementos tem de estar presentes para que uma arquitetura que siga o modelo S+S possa ser bem sucedida. Na segunda sessão (Arquiteturas Híbridas - Eugenio Pace) foram abordados elementos de carater prático através de um estudo de caso.

Foram 10 mesas redondas abordando temas como: Green IT, Dynamic System Initiative, Infra-estrutura Web, Business Inteligence, Fábricas de Software, Domain Specific Languages, Enterprise Services Bus / Internet Services Bus, Windows Communication Foundation e Windows Workflow Foundation.

Foram 3 sessoões informativas aonde tivemos 3 visões dstintas do uso da tecnologia da informação. Do ponto de vista de hardware, através da palestra "Data Center Utility" proferida por Bruno Domingues da Intel. Do ponto de vista de software, através da palestra "SOA Roadmap e OSLO" proferida por Lalo Steinmann. E finalmente do ponto de vista de pesquisa científica através da palestra "Arquitetura das proteinas, nano e macro máquinas e do software" proferida pelo Dr. Goran Neshich da EMBRAPA.

Por fim tivemos uma sessão de fechamento  feito por Hans Donner com uma apresentação magnifíca aonde ele falou sobre sua carreira como designer e da sua mais nova iniciativa ligada a interpretação e visualização do tempo - Timension.

O material das apresentações será colocado no nosso site do MSDN Brasil em breve. Assim que estiver no ar eu aviso.