Windows Developer Preview: O terceiro Platform Preview do IE10

IEBlog Português

Blog da equipe de engenharia do Windows Internet Explorer

Windows Developer Preview: O terceiro Platform Preview do IE10

  • Comments 0

Com o novo mecanismo do IE10 incluído no Windows Developer Preview, os desenvolvedores podem trabalhar com mais tecnologias HTML5 para desenvolver aplicativos Web interativos, bonitos e de fácil uso com toque.


Este vídeo mostra algumas tecnologias HTML5 de fácil uso com toque no terceiro Platform Preview do IE10, incluído no Windows Developer Preview.

O Windows 8 inclui um mecanismo de navegação HTML5 que possibilita duas experiências de navegação: o novo navegador estilo Metro e o IE10 na área de trabalho. O mecanismo HTML5 comum oferece um forte suporte para os padrões da Web e um modelo de programação da Web sempre rápido, seguro e avançado para as duas experiências de navegador, bem como para aplicativos estilo Metro. Você pode ler mais sobre a nova experiência de navegação estilo Metro no blog Criando o Windows 8.

Com essa atualização, o IE10 inclui suporte para sites de fácil uso com toque para usar várias tecnologias novas:

  • Efeitos visuais avançados: CSS Text Shadow, CSS 3D Transforms, CSS3 Transitions e Animations, CSS3 Gradient, efeitos de filtros SVG
  • Layouts de página sofisticados: CSS3 para layouts de página de publicação de qualidade e IU de aplicativo (grade CSS3, flexbox, várias colunas, floats posicionados, regiões e hifenização), formatos HTML5, controles de entrada e validação
  • Modelo de programação da Web avançado: Aplicativos offline melhores por meio do armazenamento local com IndexedDB e cache de aplicativos HTML5; Web Sockets, histórico de HTML5, Async scripts; APIs de arquivos HTML5, HTML5 Drag-drop, HTML5 Sandboxing, Web workers e suporte ao ES5 Strict mode.

Também atualizamos o site de "test drive" do IE para que ele se tornasse fácil de usar com toque, e adicionamos algumas demonstrações divertidas com muito uso do toque, como Particle Acceleration, Lasso Birds e Touch Effects:

O "test drive" do IE agora inclui exemplos de HTML5 de fácil uso com toque e ele em si também é voltado para o toque
O "test drive" do IE agora inclui exemplos de HTML5 de fácil uso com toque e ele em si também é voltado para o toque

O IE10 também inclui suporte para a AutoCorreção, além de correção ortográfica, para que haja menos erros comuns (como "teh" em inglês) quando as pessoas digitarem em páginas da Web.

Olhando para a frente: pronto para o consumidor, juntos

O IE10 mantém o princípio do IE9 de habilitar os aplicativos Web para que realizem mais tarefas no navegador sem a necessidade de plug-ins. Muitos sites já deixaram de usar plug-ins com outros dispositivos e navegadores; recomendamos que os desenvolvedores examinem atentamente o uso de padrões de navegador nativos quando seu código detectar que não há plug-ins disponíveis. Isso permitirá que mais pessoas usem esses sites de forma bem-sucedida.

Da mesma forma, recomendamos que os desenvolvedores atualizem as bibliotecas mais antigas e desatualizadas de seus sites (como este), que não funcionam bem com novos navegadores como o IE10.

Também continuamos recomendando que os desenvolvedores usem a detecção de recurso (em vez da detecção de navegador) para se adaptarem às diferenças entre navegadores que estão sempre mudando:

// Best Practice: Use native XHR when available

var xmlHttp;

if (window.XMLHttpRequest) {

// In IE7+, Gecko, WebKit: Use native object

xmlHttp = new XMLHttpRequest();

}

else if (window.ActiveXObject) {

// ...if not native, try the ActiveX control

xmlHttp = new ActiveXObject("Microsoft.XMLHTTP");

}

else {

// no XHR support

xmlHttp = null;

}

A qualidade e a precisão dos mecanismos HTML5 de diferentes navegadores continuam variando muito. Como diferentes navegadores dão suporte à mesma marcação para produzir os mesmos resultados, podemos concretizar a promessa do HTML5. Para atingir a meta da interoperabilidade e mesma marcação, continuamos contribuindo com os conjuntos de testes em desenvolvimento em órgãos de normalização. Com essa atualização do IE10, lançamos mais de 312 novos testes na central de testes do IE e enviamos para os órgãos de normalização.

Encontre uma lista completa das novas funcionalidades disponíveis para os desenvolvedores no guia do desenvolvedor do IE10 aqui. Baixe o Windows 8 developer preview para testar essa atualização do IE10. Esperamos manter essa interação constante com a comunidade de desenvolvedores e aguardamos os seus comentários no Connect.

―Dean Hachamovitch, vice-presidente corporativo, Internet Explorer

Obs.: muitos sites oferecem versões livres de plug-in. O YouTube, por exemplo, permite que você opte pelo HTML5 aqui: http://www.youtube.com/html5?gl=BR&hl=pt

  • Loading...