HTML5 para aplicativos: O quarto Platform Preview do IE10

IEBlog Português

Blog da equipe de engenharia do Windows Internet Explorer

HTML5 para aplicativos: O quarto Platform Preview do IE10

  • Comments 0

Um Platform Preview atualizado do IE10 para o Windows Developer Preview agora está disponível para download. Esse pré-lançamento do IE10 inclui ainda mais suporte para as tecnologias HTML5, permitindo aplicativos Web mais sofisticados com desempenho significativamente melhor. A aceleração de hardware do IE10 de tecnologias como SVG, CSS3 Transforms e Animations permite renderização mais rápida do que a de outros navegadores, como realçado neste breve vídeo.


Veja alguns dos novos recursos HTML5 e melhorias de desempenho no IE10.

Com o quarto Platform Preview, os desenvolvedores podem começar a trabalhar com mais tecnologias HTML5 prontas para sites. Veja a lista completa aqui no guia do desenvolvedor do IE10. Veja alguns destaques aqui:

  • Cross-Origin Resource Sharing (CORS) para uso seguro do XMLHttpRequest em todos os domínios.
  • Suporte do File API Writer ao blobBuilder permitindo a manipulação de grandes objetos binários no script do navegador.
  • Suporte a matrizes tipadas do JavaScript para um armazenamento eficiente e manipulação de dados tipados.
  • Propriedade CSS selecionada pelo usuário para controlar como os usuários finais selecionam elementos eu um aplicativo ou página da Web.
  • Suporte a legendagem de texto em vídeo HTML5, incluindo código de tempo, posicionamento e formatos de arquivos de legendagem.

São destes recursos fundamentais que os desenvolvedores dependem ao criar aplicativos nativos: uso de arquivos e dados binários, controle de seleção e testes de clique em uma IU de aplicativos e fornecimento de conteúdo de vídeo acessível com legendagem. Os recursos deste Platform Preview agora estão disponíveis em páginas da Web e serão disponibilizados para aplicativos estilo Metro no Windows 8.

Criando aplicativos HTML5

Este pré-lançamento do IE10 dá suporte ao CORS (cross origin resource sharing) para permitir que os desenvolvedores usem XMLHttpRequest para solicitar, compartilhar e mover dados entre aplicativos em diferentes domínios de forma segura. Esse é um padrão comum usado pelos desenvolvedores para reunir dados e serviços de diferentes aplicativos. Nesta demonstração de "test drive", você pode ver como o CORS é usado com o XMLHttpRequest, o File API e controle de progresso para oferecer uma ótima experiência no carregamento de vários arquivos para um serviço ou outro domínio.

Captura de tela da demonstração de "test drive" do IE (atualização entre sites) mostrando quatro arquivos de imagem sendo carregados em resposta a um arquivo que foi solto em um elemento de destino HTML5.

Clique aqui para ver o CORS sendo usado com o XMLHttpRequest para carregar arquivos entre domínios.

A capacidade de trabalhar com arquivos e dados binários permite aos desenvolvedores criar novos tipos de aplicativos e experiências na Web. O pré-lançamento do IE10 dá suporte ao blobBuilder do File API: Writer para que funcione com blobs (objetos binários grandes) e matrizes tipadas do JavaScript. Nesta demonstração de "test drive", você pode ver como diferentes tipos de arquivos, incluindo tipos de arquivos que não têm suporte nativo no navegador, como os arquivos PCX, podem ser lidos, renderizados e até mesmo ter seu conteúdo interno exibido.

Captura de tela da demonstração de "test drive" do IE (inspetor de arquivos binários) mostrando o hexa de um arquivo PCX e uma renderização desse arquivo usando uma tela HTML5 e JavaScript.

Clique aqui para ver como matrizes tipadas do JavaScript são usadas com File APIs para ler e exibir arquivos binários.

Conforme os desenvolvedores criam aplicativos mais sofisticados na Web, eles têm mais necessidade de controle preciso sobre como os usuários finais selecionam partes da página. Com o suporte à seleção de usuário CSS no IE10, os desenvolvedores podem especificar quais elementos em sua página podem ser selecionados pelo consumidor ao usar seus aplicativos. Nesta demonstração de "test drive", você pode ver como o controle da seleção é aplicado a um aplicativo de amostra de blog usando a propriedade de seleção de usuário em uma regra CSS.

Captura de tela da demonstração de "test drive" do IE (seleção de usuário) mostrando a marcação necessária para restringir a seleção de texto a uma parte da página da Web.

Clique aqui para testar a seleção de usuário CSS para controlar a seleção de uma página da Web por um usuário final.

Aprimorando a marcação única para HTML5

Continuamos contribuindo com os conjuntos de testes em desenvolvimento em órgãos de normalização do HTML5, enviando 118 testes novos, para atingirmos a meta de interoperabilidade e marcação única. Confira também na central de testes do IE. Recomendamos fortemente que todos os desenvolvedores criem primeiramente para os padrões HTML5 usando sempre o tipo de documento HTML5 <!DOCTYPE html> em suas páginas.

O Preview 4 do IE10 Preview 4 apresenta um modo quirks atualizado que é mais consistente e interoperável com a maneira como os modos quirks funcionam em outros navegadores como Firefox, Chrome, Safari e Opera. Esse modo quirks atualizado dá suporte ao quirks para layout de página, permitindo, ao mesmo tempo, o uso de recursos de padrões mais atualizados como elementos HTML5 para áudio, vídeo, telas e muito mais.

Encontre uma lista completa das novas funcionalidades disponíveis para os desenvolvedores no guia do desenvolvedor do IE10 aqui. Baixe o Windows 8 developer preview para testar essa atualização do IE10. Esperamos manter essa interação constante com a comunidade de desenvolvedores e aguardamos os seus comentários no Connect.

—Rob Mauceri, gerente de programas de grupo, Internet Explorer

  • Loading...