Novidades sobre privacidade online

IEBlog Português

Blog da equipe de engenharia do Windows Internet Explorer

Novidades sobre privacidade online

  • Comments 0

Nota do editor: Esta postagem foi originalmente publicada na terça-feira, 24 de janeiro de 2012.

Nos últimos dez anos, a Microsoft investiu pesadamente na privacidade do usuário. Assim como a segurança, a privacidade é levada em consideração em todos os produtos da Microsoft. Já faz quase um ano desde que o Consórcio World Wide Web (W3C), uma comunidade internacional que desenvolve padrões abertos para garantir o crescimento da Web a longo prazo, aceitou e publicou a filiação da Microsoft, que apoia a criação de um padrão na Internet que ajude a proteger a privacidade do consumidor. No ano passado, em setembro, descrevi que o W3C havia anunciado a criação de um Tracking Protection Working Group (Grupo de trabalho de proteção contra rastreamento) que reuniria um grande conjunto de participantes de todo o setor para trabalhar em padrões da tecnologia “Do Not Track” (Não rastrear). Desde então, o grupo tem trabalhado com empenho.

Nesta semana, há três eventos importantes relacionados à privacidade online:

Esses fóruns reúnem formadores de opinião e participantes do meio acadêmico, do setor e do governo para discutir tecnologia da informação, privacidade e proteção de dados.

Terceira reunião presencial do W3C Tracking Protection Working Group

O W3C Tracking Protection Working Group terá a função de produzir três documentos:

  • Tracking Preference Expression Definitions and Compliance (Definições e conformidade da expressão das preferências de rastreamento)
    Quando um grupo de especialistas do setor e do governo se reúne, é fundamental que todos cheguem a um acordo sobre a terminologia utilizada, para que o público não confunda se houve acordo ou desacordo entre os participantes. O First Public Working Draft (FPWD) (Primeiro rascunho de trabalho de caráter público) deste documento foi publicado em novembro e nesta semana o grupo irá discutir as alterações feitas no Rascunho do editor desde aquele mês. O documento destaca o grande número de problemas levantados nos quais o grupo está trabalhando.
  • Tracking Preference Expression (Expressão das preferências de rastreamento) (Do Not Track)
    O segundo documento é uma especificação técnica que define os mecanismos a serem utilizados por navegadores e outros aplicativos para sinalizar as preferências de usuário que não devem ser rastreadas online. Hoje, o Internet Explorer 9 envia esse sinal de “DNT” quando você habilita uma Tracking Protection List (Lista de proteção contra rastreamento). O FPWD deste documento também foi publicado em novembro e novamente o grupo irá discutir o mais recente Rascunho do editor nesta semana. Para enviar esse sinal DNT, será necessário que os sites reconheçam e obedeçam a solicitação do usuário de não ser rastreado. Hoje em dia, são poucos os sites que realizam alguma ação ao receber esse sinal.
  • Tracking Selection Lists (Listas de seleção contra rastreamento)
    O terceiro documento do Tracking Protection Working Group é uma especificação que define um formato interoperável para Listas de seleção contra rastreamento. As Listas de seleção contra rastreamento definem regras que os navegadores podem usar para permitir ou bloquear elementos de rastreamento em sites. São muitos os navegadores que hoje suportam esse tipo de lista, seja diretamente ou por meio de suplementos. No Internet Explorer, essas listas são chamadas de Listas de proteção contra rastreamento (ou TPLs). O Internet Explorer 9 fornece suporte interno às TPLs especificamente criado para ajudar os usuários a controlar como eles são rastreados na Web.

    Um padrão da Web que define o formato dessas listas encoraja um ecossistema rico em fornecedores de listas que funcionem com qualquer navegador que escolha suportar esse recurso. O grupo de trabalho não publicou ainda um FPWD para as Listas de seleção contra rastreamento, mas irá discutir o Rascunho do editor escrito por participantes da Microsoft e do Opera na reunião desta manhã.

As Listas de seleção contra rastreamento são criadas para complementar o sinal DNT, que ainda levará um tempo para funcionar. Inevitavelmente, nem todos os sites respeitarão as preferências do usuário de DNT e as Listas de seleção contra rastreamento irão fornecer aos consumidores um controle adicional para evitar que sejam rastreadas por aqueles sites. Quando uma Lista de seleção contra rastreamento estiver habilitada, o navegador irá evitar contatar os sites listados. Você pode ler mais sobre a Proteção contra rastreamento do IE9 em blogs e postagens anteriores.

Computers, Privacy and Data Protection Conference

Aguardo ansiosamente por participar da Tracking Protection Workshop (Oficina de proteção contra rastreamento) na CPDP amanhã à tarde. Simon Davies, um colega pesquisador do LSE, diretor do Privacy International e Alexander Hanff, que lidera o portfólio do Privacy International’s Digital Privacy, coordena um painel explorando a dinâmica das Listas de proteção contra rastreamento. Essa deverá ser uma seção estimulante e estou disposto a escutar as perguntas e comentários de todos os envolvidos.

O que está por vir?

O grupo de trabalho do W3C cria um calendário intenso com o objetivo de realizar avanços nos próximos meses, alcançar um consenso entre os vários grupos envolvidos e movimentar os documentos de especificação através do processo do W3C. Você pode acompanhar o progresso através do arquivo da lista de endereçamento do grupo. Pretendo fornecer mais atualizações no IEBlog. As atas da reunião desta semana serão publicadas na home page do grupo.

—Adrian Bateman, gerente de programas, Internet Explorer

  • Loading...