Conteúdo HTML5 de alto desempenho em aplicativos com o estilo Metro

IEBlog Português

Blog da equipe de engenharia do Windows Internet Explorer

Conteúdo HTML5 de alto desempenho em aplicativos com o estilo Metro

  • Comments 0

Ao exibir conteúdo Web, os aplicativos com o estilo Metro no Windows 8 obtêm todos os benefícios de desempenho do IE10. Nos aplicativos com o estilo Metro, o conteúdo Web é sempre compilado em JIT e acelerado por hardware. As outras plataformas não fornecem o mesmo nível de desempenho em aplicativos. Por exemplo, os aplicativos Cocoa no iOS oferecem um desempenho pior em JavaScript (via controle UIWebView) quando o mesmo conteúdo desses aplicativos são executados no Safari. Os aplicativos Cocoa não utilizam compilação em JIT e não podem exibir e usar o conteúdo Web da mesma maneira que o navegador do sistema:

Gráfico mostrando que o conteúdo Web em um aplicativo Apple iOS é 3 vezes mais lento do que o mesmo conteúdo em um Apple Safari do mesmo dispositivo.
Configuração de teste: http://www.webkit.org/perf/sunspider/sunspider.html.
iPad: 1a geração, iOS 5.0.1.
Windows 8: Developer Preview, Dell Optiplex 745, 64-bit OS.
Kindle Fire v1.

Por que isso é importante?

Muitos aplicativos inserem HTML para oferecer aos consumidores uma experiência mais avançada e sempre atualizada. Por exemplo, o desenvolvedor de um aplicativo de guia de restaurantes pode querer incluir um mapa que mostre locais na lista dos restaurantes que o usuários estiver escolhendo. Se você desenvolver um aplicativo para o iOS, ações comuns como movimento panorâmico e aplicação de zoom no mapa serão executadas duas vezes mais lentamente em um aplicativo do que no Safari.

Qualquer um que desenvolva um aplicativo com estilo Metro para o Windows 8 pode facilmente incluir conteúdo Web em seus aplicativos. Em um aplicativo HTML ou XAML, basta incluir o elemento <iframe> ou um controle WebView para obter todos os benefícios de desempenho do IE 10. Para ver um exemplo de aplicativo HTML que apresente isso, consulte o laboratório prático “Building Your First Metro Style App Using Javascript” (Desenvolvendo seu primeiro aplicativo com estilo Metro usando Javascript) em http://www.buildwindows.com/Labs.

Captura de tela do conteúdo HTML do Bing Mapas em um aplicativo HTML com estilo Metro
Figura 1: Conteúdo HTML do Bing Mapas em um aplicativo HTML com estilo Metro

Com os aplicativos com estilo Metro, é fácil integrar muitos serviços da Web ao seu aplicativo. Também é possível criar para o seu aplicativo novos serviços que forneçam conteúdo HTML dinâmico, sem que seja necessário atualizar seu aplicativo.

Ao incluir conteúdo Web em seu aplicativo com estilo Metro, o seu aplicativo obtém todos os benefícios de desempenho do IE10 automaticamente, sem nenhum esforço adicional. O código JavaScript continua a ser executado com rapidez com a compilação em JIT, e o seu aplicativo irá usar automaticamente a GPU para acelerar os gráficos em HTML.

—Andy Zeigler, gerente de programas sênior, Internet Explorer

  • Loading...