Eventos de Ponteiro interoperáveis: melhorando eventos de entrada para múltiplos dispositivos

IEBlog Português

Blog da equipe de engenharia do Windows Internet Explorer

Eventos de Ponteiro interoperáveis: melhorando eventos de entrada para múltiplos dispositivos

  • Comments 0

Hoje, o W3C aceitou e publicou a filiação da Microsoft que descreve uma nova maneira de os sites oferecerem suporte a múltiplos dispositivos apontadores como mouse, caneta e multitoque. Nossa proposta para novos padrões de Web para Eventos de Ponteiro é baseada nos APIs disponíveis hoje no IE10 do Windows 8.

A Web se torna mais interessante e interativa para os usuários quando os sites criam experiências para multitoque. É ainda melhor se o mesmo site continua a funcionar corretamente quando o usuário alterna para mouse ou caneta. Acreditamos que a Web não deve ser fragmentada em sites criados somente para um único tipo de entrada. Criamos os Eventos de Ponteiro para facilitar que os desenvolvedores evitem essa fragmentação separando as diferenças entre os dispositivos de entrada e ao mesmo tempo permitindo o funcionamento das melhorias específicas de cada dispositivo quando desejado.

Nossa meta com esta filiação é trabalhar com outros fornecedores de navegador, e com toda a comunidade da Web, para que procurem adotar uma nova abordagem de entrada de multitoque. No futuro, esperamos que os desenvolvedores da Web só precisem escrever para um modelo de entrada de ponteiro, sem se preocupar se os usuários usarão mouse, caneta, toque ou outro recurso que surgir. O W3C observou, o seguinte: “Esta Filiação chega em um momento de grande preocupação dos desenvolvedores com a criação de um conteúdo que funcione corretamente em múltiplas modalidades de entrada, tendo em vista as desvantagens do modelo de eventos de toque atual em processo de padronização”.

Outras abordagens de suporte a entradas de multitoque requerem que desenvolvedores da Web escrevam um código para a entrada de mouse e outro para o toque, obrigando-os a lidar com as interações complexas entre os dois modelos (por exemplo, quando eventos de toque são mapeados para eventos de mouse por questões de compatibilidade). Ao logo do desenvolvimento do IE10, e graças a seus comentários, criamos o modelo de Eventos de Ponteiro para obtermos maior compatibilidade com a Web atual e para evitarmos essas complexidades.

Nós o incentivamos a analisar a proposta e a compartilhar conosco suas opiniões. A especificação é um ponto de partida e chama a atenção para uma série de problemas em aberto a serem discutidos. Esperamos fazer melhorias com base em seus comentários.

—Adrian Bateman e Jacob Rossi, gerente de programa, Internet Explorer

  • Loading...