Web Platform Docs estreia com recursos de desenvolvedores

IEBlog Português

Blog da equipe de engenharia do Windows Internet Explorer

Web Platform Docs estreia com recursos de desenvolvedores

  • Comments 0

Hoje, estamos dando mais um passo à frente para ajudar os desenvolvedores a atingir a meta de interoperabilidade por meio da mesma marcação. Estamos felizes em fazer parte da criação do Web Platform Docs (WPD), um novo recurso da comunidade hospedada no W3C para desenvolvedores e designers que usam padrões da Web abertos. Para os desenvolvedores, a Web é responsável por criar ótimas experiências com o potencial de alcançar milhões de pessoas ao redor do mundo escrevendo sites e aplicativos interoperáveis. Falamos várias vezes sobre a promessa da interoperabilidade por meio das mesmas marcações com base em padrões gerando os mesmos resultados.

Web Platform Docs (WPD)

O W3C, Adobe, Apple, Facebook, Google, HP, Microsoft, Mozilla, Nokia e Opera se juntaram para criar e alimentar esse novo site comunitário com o objetivo de torná-lo um repositório central para documentação de desenvolvedores da Web.

  • Documentos de referência claros que são precisos, completos e indicam a taxa de adoção.
  • Tutoriais abrangentes para tecnologias novas e existentes.
  • Uma biblioteca de amostra que considera cenários reais.
  • A capacidade de ver rapidamente quais tecnologias estão em um caminho padrão e os status de estabilidade e implementação dos recursos.

O WPD usa a MediaWiki como sua plataforma e, no modelo da Wikipedia, a força do WPD vem do agrupamento global de contribuições de desenvolvedores voluntários. Qualquer um pode virar um membro e contribuir, e a comunidade resultante cria e gerencia o conteúdo por meio de colaboração e mitigação. O W3C é o administrador e o coordenador do site. As organizações fundadoras (e outros que desejam entrar com o suporte financeiro para o projeto) são conhecidas como stewards (administradores). Eles ajudam nas decisões de infraestrutura e agirão, enquanto membros, como contribuidores com os mesmos direitos de qualquer outro membro que tenha entrado por conta própria. Os administradores alimentaram o WPD com tópicos retirados de conteúdo já publicado (mais de 3.200 tópicos do MSDN) e continuarão adicionando conteúdo no futuro.

Vemos isso como uma oportunidade de combinar nossas informações com as de outros criadores de conteúdo para desenvolvedores de forma que o todo seja maior do que a soma de cada parte. Com o conteúdo para desenvolvedores reunido no WPD, os dados que são importantes para o planejamento são localizados centralmente e precisos. Não será necessário olhar os sites de competidores e pelejar com informações conflitantes. Ao mesmo tempo, APIs proprietários e em desenvolvimento serão incluídos e marcados como tais. E quando um tópico estiver incompleto ou contiver erros, você poderá sinalizar para que um membro da comunidade o atualize ou fazer isso você mesmo.

Tem sido um prazer e uma honra trabalhar com nossos parceiros globais e diversos para tornar esse site realidade, e este é apenas o começo do WPD. A criação de uma biblioteca de referência padrão abrangente que estimule a adoção de padrões exigirá um esforço concentrado contínuo. Acreditamos que parte da criação de um navegador da Web altamente interoperável significa oferecer aos desenvolvedores recursos para alcançar um ambiente onde o mesmo código e marcação gerem o mesmo resultado. E é isso que torna a Web melhor para todos.

— Eliot Graff, publicação de conteúdo, Internet Explorer

  • Loading...