Aprendendo mais sobre os Eventos de Ponteiro com a publicação do último rascunho de trabalho da W3C

IEBlog Português

Blog da equipe de engenharia do Windows Internet Explorer

Aprendendo mais sobre os Eventos de Ponteiro com a publicação do último rascunho de trabalho da W3C

  • Comments 0

Na terça-feira, dia 19 de fevereiro, o W3C publicou a especificação dos Eventos de Ponteiro como o último rascunho de trabalho, um marco importante no processo de padronização e interoperabilidade. Iniciada há pouco mais de 3 meses, a especificação visa ajudar os desenvolvedores a habilitar mais facilmente uma nova geração de experiências na Web que funcionam em diversos dispositivos de entrada, como toque, caneta e mouse. Estamos satisfeitos com o progresso no W3C até o momento e gostaríamos de compartilhar alguns dos recursos mais recentes disponíveis para ajudar a criar sites e aplicativos para entradas de toque, caneta e mouse usando os APIs disponíveis no IE10.

Aprendendo sobre design da Web que priorize o toque e Eventos de Ponteiro

Os Eventos de Ponteiro representam uma nova forma de abordagem de entradas em sites. Por isso, queremos ajudar os desenvolvedores a aprender sobre a tecnologia e como criar experiências agradáveis com ela. Com o uso de documentação do WebPlatform.org, o gerente de programa Rob Dolin adicionou uma nova introdução abrangente que detalha os Eventos de Ponteiro e oferece exemplos básicos sobre como começar.

Além disso, tive a oportunidade de fazer uma apresentação na W3Conf em São Francisco, na Califórnia, sobre o design que prioriza o toque e Eventos de Ponteiro. Se você não teve a oportunidade de ir ao evento, a palestra está disponível para ser assistida online. A palestra abrange as diretrizes básicas sobre a priorização do toque e uma introdução aos Eventos de Ponteiro, além de detalhar a migração dos eventos de mouse para os Eventos de Ponteiro.

Se você ainda não está convencido das vantagens dos Eventos de Ponteiro, veja abaixo algumas ótimas experiências na Web (e outras ainda serão adicionadas) que usam os Eventos de Ponteiro para oferecer uma experiência que prioriza o toque:

Usando os Eventos de Ponteiro

O IE10 oferece suporte a Eventos de Ponteiro (prefixo de fornecedor) e permite que você aproveite os milhões de dispositivos do Windows 8 habilitados para toque no mercado. A “Marcação única” continua sendo nossa meta, e a padronização é apenas uma das maneiras de torná-la realidade. Além disso, a Microsoft Open Technologies, Inc. (uma subsidiária da Microsoft) tem colaborado com a comunidade da WebKit para produzir um caminho de protótipo de fonte aberta de Eventos de Ponteiro para o projeto WebKit. Os desenvolvedores da Web podem usar esse protótipo inicial para um teste usando uma compilação de Chromium com Eventos de Ponteiro lançada pelo AppendTo.

Para ajudar ainda mais os desenvolvedores da Web a aproveitarem os Eventos de Ponteiro, David Cathue da Microsoft na França desenvolveu um polyfill de JavaScript, chamado HandJS, para oferecer suporte a Eventos de Ponteiro em vários navegadores. Os desenvolvedores podem incluir a biblioteca de script em suas páginas e escrever para o modelo de Evento de Ponteiro para obter a experiência completa dos Eventos de Ponteiro no IE10 e uma emulação amigável em outros navegadores. David também tem uma demonstração que pode ajudá-lo a dar os primeiros passos.

Estamos ansiosos para ver o que nos aguarda no processo de padronização dos Eventos de Ponteiro com o avanço do grupo de trabalho para a próxima etapa, a Recomendação candidata.

Jacob Rossi

Gerente de programas

  • Loading...